CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

caio_azb

Level 22
22941602 xp

Local:
Campinas / SP

caio_azb

Responder com citações
Mensagem Qua Set 01, 2010 9:19 pm
Feira de Ciências - Simulador de terremoto
Fala pessoal, 

Blz?

Já faz um tempo que eu estou para postar esse projecto meu aqui, só que estava com uma preguiça ... HEHE

Então, essa feira aconteceu no dia 18 de Junho de 2010 e o nosso tema era a crosta terrestre. 

Minha professora de Matemática, Yára, muito insistente queria um simulador de terremoto a todo custo. Porque ela foi num museu, acho que em Londres, e lá tinha um simulador de terremoto e ela queria porque queria um de qualquer maneira.

E para explicar para essa pessoa, que seria complicado, envolve física, pneumática, etc e tal... Meus Deus do céu...Que dor de cabeça.

Ela ficou sabendo que eu mechia com essas coisas de róbotica e, já estava um pouquinho à frente dos outros alunos da sala ( sem querer me gabar   Embarassed  ) e... No final das contas, adivinha para quem sobrou projetar esse treco? Euzinho aqui !!!!  Laughing  Laughing  Laughing 

Que problema que eu arrumei para a minha cabeça, pela madrugada...Como eu ia projetar um simulador de terremoto, gastando pouco, utilizando coisas simples e, ainda tinha um problema: ela queria que as pessoas subissem em cima  Shocked  Shocked .

Mas... Deus iluminou minha mente  Laughing . Depois de 2 semanas com ela no meu pé, bolei um projeto no 3D ( só não posto aqui, porque o arquivo é grande ).

Era todo complicado e ficaria ao todo R$500,00. Usaríamos 2 alunos pulando em cima de 2 plataformas para fazer o "bagulho" tremer. Mas, ao entregar nas mão da pessoa, ela disse que era muito grande, etc e outras desculpas.

Tá bom então né, era ela que estava mandando...

Na semana seguinte, olha que faltavam 3 semanas para o dia da feira, eu apareci com outro projeto, mais simples...ela não gostou muito, mas mesmo assim, chamei uns meninos do fundão e, formamos o grupo da construção do simulador.

Ficaria no total R$250,00, e utilizaríamos 4 molas de amortecedor de carro, 2 placas de madeira de 9mm, um monte de ferro que catamos da reforma da escola e, solda de eletrodo ( hehe, olha a arte dos garotos  Rolling Eyes ).

Na semana seguinte, o cara que iria soldar apareceu lá na escola. Perdemos a 1ª e 2ª aula soldando as molas e os ferros. E, na semana seguinte chegou as madeira. Á essa altura, restava apenas 1 semana para terminar tudo e, quando colocamos a madeira em cima do negócio ficou beleza, mas... quando pedimos para uma menina da nossa sala subir em cima.  Evil or Very Mad O treco saiu 3 soldas.

Faltando 3 dias para a Feira de Ciências... As soldas quebradas e, ninguém para soldar, mesmo porque a professora e meus pais não iriam deixar eu soldar... 

Faltando 2 dias, o desespero bateu. " Mano do Céu", e essa professora quase virou uma onça em cima de mim Shocked . E porque não devia ter testado. E porque eu não acredito em mais nada do que você fala. etc... Mas... ela esqueceu que fui eu que projetei aquela "bugiganga" Evil or Very Mad  Mad 

No fim, no´último dia que tínhamos para consertar...o monitor da escola descobriu que um dos pedreiros que estava reformando a escola, sabia soldar com eletrodo. A salvação né?

O cara soldou tudo bonitinho, eu com o pessoal do grupo da montagem saímos atrás de tudo ó que era ferro para  reforçar a invenção. E no final da manhã... metade do pátio da escola estava interditado para o nosso trabalho e estava tudo nos trinques.

Segue abaixo um vídeo do simulador. Ligue o som, pois tem até trilha sonora  Wink  Ó eu sou aquele muleke que está no lado esquerdo da filmagem, perdo do computador, da saída, sei lá. Eu sei que sou no canto esquerdo da filmagem. Ai depois no final do vídeo eu saio andando e vou para o lado direito. A professora Yára, é aquela que fica do meu lado no final do vídeo Laughing 

Só não tem ninguém em cima, porque tivemos problemas ´tecnicos na última seção e, só nessa minha mãe conseguiu gravar. No fim, o projetinho ficou até que legal e eu recebi vários elogios dos professores e pais. Ah, Não posso esquecer de agradecer meus colegas que me ajudaram a realizar minha ideia de "girico". Foi o Giovanni, o Leonardo, o Gustavo, o Bruno e o Marcos do Colégio Adventista de Campinas Wink Então, voltando ao assunto...Durante as apresentações, só podia entrar no simulador quem já tinha visto a parte teórica sobre as placas tectônicas. Nós carimbávamos as mãos de quem já passou pela nossa sala. Imagina a dor de cabeça que não foi tirar a tinta de carimbo da mão. HEHE Twisted Evil Nós marcávamos num papel quantas pessoas passaram no nosso trabalho. O total foi de 210 pessoas Shocked . Nosso trabalho humilhou o pessoal do colegial Razz Rolling Eyes Twisted Evil Acho que é isso...Olha, tem até uma lição de moral na história: " Por mais que tudo pareça perdido, nunca desista " Abraços, Caio PS.: Nossa, escrevi uma redação. Shocked

vhobom

Level 15
15994969 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Vh-Botz

vhobom

Responder com citações
Mensagem Qua Set 01, 2010 9:50 pm
Meus parabéns Caio, ficou louco demais!

Vou fazer isso no piso do meu quarto hehe!

Abraço

phoenix_hex

Level 0
578205 xp

phoenix_hex

Responder com citações
Mensagem Sex Set 03, 2010 12:40 am
Ficou demais cara, muito bom mesmo!

Parabéns... abraço!

dieliton

Level 8
8279947 xp

Local:
Colinas / MA

dieliton

Responder com citações
Mensagem Sex Set 03, 2010 7:48 am
Parabéns Caio,nota 10!

Abraços,Dieliton.

caio_azb

Level 22
22941602 xp

Local:
Campinas / SP

caio_azb

Responder com citações
Mensagem Sex Set 03, 2010 1:58 pm
Valeu pessoal.

Wink 

Caio

caio_azb

Level 22
22941602 xp

Local:
Campinas / SP

caio_azb

Responder com citações
Mensagem Sex Mar 25, 2011 2:04 pm
Opa !

Então, vou responder por aqui mesmo, ok?

Nós fizemos uma simulação de um terremoto durante a explicação de uma aula... Então, ficavam 2 meninas em cima do tablado de madeira e, a " professora " ficava na frente do tablado e, como o apoio do simulador tinha um formato mais ou menos parecido com um A. A "professora" ficava de pé no meio do buraquinho do A e, quando ela estava fingindo dar aula, ela dava uns toquinhos com a perna no apoio do simulador e, isso fazia ele mexer.

Entendeu?

Caio

Level 0
0 xp

3
monipac

Responder com citações
Mensagem Seg Ago 28, 2017 4:34 pm
Parabéns pelo trabalho!! Muito bom mesmoo!  Very Happy 
Gostaria de saber quais foram as aplicações relacionadas a física ? Obrigada  Very Happy
3
analuizadebritodiniz

Level 0
0 xp

3
analuizadebritodiniz

Responder com citações
Mensagem Seg Abr 30, 2018 2:41 am
Caio, eu não consegui entender como você fez para vibrar, tem como explicar? 
Ps.: adorei o trabalho.

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido