CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

joaoaazevedo

Level 0
671533 xp

joaoaazevedo

Responder com citações
Mensagem Ter Fev 28, 2017 5:58 pm
RC 50cc - Problema com a Direção
Galera, 
Boa tarde!

Estou trabalhando para construir um RC 50cc, 
Construído com base naqueles quadrículos pequenos, 

Puxar o acelerador foi fácil, 
Puxar o freio também,
da até pra frear a dianteira e acelerar com as traseiras! Faz um regaço na pedra e terra!

O problema grande é a direção
A força nas rodas é muito grande, mesmo que eu colocar um servo de RC grande,  
pode funcionar parado, mais vai destruí-lo na primeira batida,

Como vocês fazem para virar uma direção com essa força?

estou pensando nisso a mais de um ano, e vejo muitos problemas

Fazer com um DC parece simples, com ponte H, o problema é que depois nunca mais se alinha o volante,
tem que soltar o botão e o volante voltar pro meio!

Estou querendo agora, fazer com um passo, tipo um Nema grande, mais o trabalho é monstro

Recepitor RC / Arduino / Motor de passo / Potenciômetro que realimenta o arduino para saber onde está a direção

Se alguém já fez algo parecido ou tem alguma ideia boa e de preferencia fácil de implementar, Seria muito útil

Obrigado 
Se alguém quiser umas fotos, mando por e-mail só pedir

Predrero

Level 10
10047053 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Ogrobots

Predrero

Responder com citações
Mensagem Dom Mar 12, 2017 6:59 pm
joaoaazevedo Escreveu:
Como vocês fazem para virar uma direção com essa força?
Fala João, Nos robôs de combate usamos sistemas tipo tanque, por serem muito mais robustos dentre outras vantagens como girar no próprio eixo, etc.
joaoaazevedo Escreveu:
O problema grande é a direção A força nas rodas é muito grande, mesmo que eu colocar um servo de RC grande, pode funcionar parado, mais vai destruí-lo na primeira batida, estou pensando nisso a mais de um ano, e vejo muitos problemas Se alguém já fez algo parecido ou tem alguma ideia boa e de preferencia fácil de implementar, Seria muito útil
Quem pode te ajudar e muito, é nosso amigo Wurs. Segue o link do blog dele, no qual ele fez um "blog report" da construção de um carro RC 1:4 Gasolina. Neste LINK Arrow Oficina do Wurs Dê uma viajada nas Tags do blog até achar o sistema de direção do carrinho, tenho certeza que será de grande ajuda!
joaoaazevedo Escreveu:
Se alguém quiser umas fotos, mando por e-mail só pedir
Poste aqui para vermos! Very Happy

joaoaazevedo

Level 0
671533 xp

joaoaazevedo

Responder com citações
Mensagem Seg Mar 13, 2017 1:52 pm
Opa!
Achei que ninguém ia responder!

Apanhei para conseguir colocar as fotos, mais agora foi!

Thumbnail, clique para aumentar.
Aqui da pra ver um primeiro sistema de direção que tentei, mais não botei tanta fé assim....
Pra dar uma proporção Sobre o Wurs, Esse cara é o mago do RC, é o melhor projeto que já vi, mesmo comparado com os gringos, dá de 10! Vou tentar usar o projeto de direção dele, não queria terceirizar serviços, mais aquela usinagem não vou conseguir fazer, Cheguei a fazer um esboço,
Talvez até mudar de uma ponta no meio, usar o corte apenas para um lado, que facilita a fabricação e deve resolver. Esse é o servo que comprei, imagino que aguente o tranco, https://pt.aliexpress.com...2768468591.html senão volto pra idéia do "Servo/Passo"

Predrero

Level 10
10047053 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Ogrobots

Predrero

Responder com citações
Mensagem Seg Mar 13, 2017 4:26 pm
joaoaazevedo Escreveu:
Vou tentar usar o projeto de direção dele, não queria terceirizar serviços, mais aquela usinagem não vou conseguir fazer, Cheguei a fazer um esboço, Talvez até mudar de uma ponta no meio, usar o corte apenas para um lado, que facilita a fabricação e deve resolver.
Realmente, simplificando a peça, acaba compensando fabricá-la... Visto que ela irá durar por um longo tempo, e as vezes, te salvará de danificar ou até queimar servo-motores, compensa! Está muito daora o seu projeto! Parabéns!

Wurs
Moderator
Level 33
33654103 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Mar 13, 2017 9:06 pm
Fala João Azevedo, tudo bom?

Só um post como este pra me tirar do limbo, ahahahahah (Valew Predrero por avisar. Wink )

Cara, existem algumas opções antes de tentar partir pra um motor de passo:

Uma opção é usar um motor DC normal em uma caixa de redução e ligar o eixo de saída dela a um potenciômetro. O potenciômetro dará feedback como em um servo motor tradicional de aeromodelo. E o sistema de motor/redução pode ser um de limpador de parabrisa. Funciona.
porém, existem algumas artimanhas de eletrônica pra fazer isso funcionar, teria que pesquisar um pouco. Sei que já vi isso no passado em algum site. Esquemáticos elétricos e tal. É uma opção...

Agora, já que você comprou um servo deste tamanho.... eu iria com ele. Está pronto e vai dar conta do recado.
Porém, um RC com a massa que este seu tem, quando capotar ou bater terá uma força tremenda sobre as barras de direção. Eu já cheguei a quebrar umas 5 ou 6 barras de direção de aço. 
Parece ruim???
Nem tanto, estou até hoje com os mesmo servos meia-boca que comprei anos atras. O sistema de "salva Servo" me salvou todas as vezes. 
Por isso digo que é um sistema muito efetivo e indispensável.
Todos os carrinhos comerciais, das melhores e piores marcas, possuem algo parecido instalado de fabrica. E isso não é atoa, mas faz-se necessário, se quer que seu brinquedo sobreviva uns tombos feios.

Existem variações do sistema, mais simples ou não, mais compactas ou não. 
Recomendo que dê uma pesquisada sobre. Vai achar muitos modelos. Vejo o que melhor lhe agrada.

E no mais..... bom projeto e continue dividindo conosco suas dúvidas/sucessos e fotos. 
Isso ajuda a todos  Very Happy 

Grande Abraço

Wurs

joaoaazevedo

Level 0
671533 xp

joaoaazevedo

Responder com citações
Mensagem Qua Mar 15, 2017 4:51 pm
Só para manter atualizado,
Mandei fazer as duas peças principais do amortecedor de direção ( o Salva-Servo)

o Desenho não da pra pegar a proporção certinha, mais os terminais rótula são 8mm, é grande o brinquedo! rss

Wurs
Moderator
Level 33
33654103 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Mar 15, 2017 7:13 pm
Bem, na real, entre o "salva servo" e o Servo, você pode até usar uma rótula pequena, como 4 ou 6 mm. Não precisa ser gigante.
Para os braços de direção, que comandam as rodas, é necessário algo mais forte.
Eu usei M6 e as rótulas mesmo nunca quebraram, mas os tirantes vez ou outra entortam. Hoje eu usaria algo como M8 também.
Mas no servo.... acho que estou usando algo bem pequeno como 3mm, e ainda de plástico, ahahahaha. Realmente o tranco não sobe pro servo. 

Abração

Wurs

Wurs
Moderator
Level 33
33654103 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Mar 21, 2017 4:07 pm
Só ilustrando:

Este são is tirantes de cima e respectiva rótula de plástico branco nos servos.
Este é o tirante das rodas, fazendo o que ele faz de melhor... entortar.
Devido ao tanto que o tirante de 6mm entortava, usinei um velho eixo de impressora de 8mm, para 6mm nas pontas e fiz rosca, fixando as rótulas. O tirante parou de entortar, mas as pontas de 6mm continuaram entortando. Confused Pior ainda do que antes. Pois o dano concentrava na ponta. Teria que mudar as rótulas pra M8 tb... porém, parei de investir neste projeto por hora. Mas fica a dica para um upgrade futuro. Wink Abraços Wurs

joaoaazevedo

Level 0
671533 xp

joaoaazevedo

Responder com citações
Mensagem Qua Mar 22, 2017 2:28 pm
Vamos dar uma movimentada,

a coisa tá andando
ficou pronto o conjunto do amortecedor de direção

Mandei para a usinagem o conjunto da articulação e fiquei muito satisfeito com o resultado até agora Um merchan pro parceiro que usinou pra mim http://januariopecas.com.br/ Mandei o projeto e ficou perfeita a usinagem o parafuso central é um M16x110 e os suportes para as articulações fiz no plasma aqui da empresa mesmo, não é um corte a laser, mais atende bem. Continuo aguardando o motor chegar, se a receita for gentil e prestativa, logo terei bastante novidades Até mais!

Wurs
Moderator
Level 33
33654103 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Mar 22, 2017 3:27 pm
Caramba!!! 
Realmente ficou ótimo!

Plasma é dahora. Se tiver acesso é uma mão na roda!

Abração

Wurs

joaoaazevedo

Level 0
671533 xp

joaoaazevedo

Responder com citações
Mensagem Seg Mar 27, 2017 10:38 pm
Wurs Escreveu:
Só ilustrando: ...
Este é o tirante das rodas, fazendo o que ele faz de melhor... entortar.
... Wurs
Amigo To desenhando "Tudo" no solid, o que horas é gratificante, mais algumas horas dá vontade de largar tudo Acho que descobri o pq das barras de direção entortarem
No print, a distancia 87,05 é fixa (Linha Preta, de centro a centro dos terminais), porém, acho que não poderia já que a suspensão sobe e desce. Então, mesmo que que o salva-servo salve o servo, ele não absorve o impacto nas rodas. No máximo transfere para a outra roda. Não sei como descrever exatamente, mais ao meu entender, mesmo que o seu sistema de suspensão seja diferente, o problema é mesmo. Me entende? faz sentido? valeu ai!

Predrero

Level 10
10047053 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Ogrobots

Predrero

Responder com citações
Mensagem Qui Mar 30, 2017 9:47 pm
joaoaazevedo Escreveu:
Acho que descobri o pq das barras de direção entortarem No print, a distancia 87,05 é fixa (Linha Preta, de centro a centro dos terminais), porém, acho que não poderia já que a suspensão sobe e desce. Então, mesmo que que o salva-servo salve o servo, ele não absorve o impacto nas rodas. No máximo transfere para a outra roda.
No caso, as suas rótulas deveriam "absorver" o movimento do braço da suspensão. Veja na imagem do carinho do Wurs, as rótulas dele, estão posicionadas favorecendo às juntas rotativas a absorverem a movimentação da suspensão. No seu caso, com a movimentação da suspensão há um esforço nas juntas pois elas não estão posicionadas de maneira a absorver o movimento da suspensão. Basicamente? Elas estão muito altas. Não há como dar um 180° no sistema?

Wurs
Moderator
Level 33
33654103 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Mai 10, 2017 6:45 pm
Olá joaoaazevedo,

O que o Pedreiro disse procede.

No meu caso, os tirantes entortam porque eu:  Capoto o carrinho, atropelo coisas, subo em paredes, pulo pedras, enfim... eu não tenho dó dele, e acidentes acontecem. Pousa de um pulo de lado, ou em uma roda, etc....
Porém, o sistema foi feito de forma que ao flexionar os amortecedores, as rótulas dos tirantes também flexionam. Acompanhando o movimento de braço.

No seu desenho, os tirantes estão posicionados em um ângulo muito alto.
O que fará que eles recebam a carga que o amortecedor deveria receber.
Com certeza eles vão abrir o bico.

Em resumo:
Quando seus amortecedores comprimirem, eles diminuirão de tamanho.
E seu braço de suspensão está na mesma direção. Ele será comprimido.
Como ele é rígido, o esforço será descarregado totalmente nele.
Vão quebrar para cima. 

Se você olhar seu sistema e conseguir enxergar ele se movendo vai pegar este ponto Wink 

Abraços

Wurs

joaoaazevedo

Level 0
671533 xp

joaoaazevedo

Responder com citações
Mensagem Ter Mai 16, 2017 8:28 pm
Boa noite galera!
Desculpem a demora em dar retorno,

A correria está grande, mais o projeto está andando, agora ele está prestes a virar parte integrada do meu TCC, o que tem deixado as coisas bem mais punk!
A ideia é carregar um gps, sensores e depois enviar para uma interface mobile. ( mais primeiro preciso que ele ande  Confused , e vire )

Vamos a parte prática

Predrero Escreveu:
Basicamente? Elas estão muito altas. Não há como dar um 180° no sistema?
Wurs Escreveu:
Em resumo: Quando seus amortecedores comprimirem, eles diminuirão de tamanho. E seu braço de suspensão está na mesma direção. Ele será comprimido. Como ele é rígido, o esforço será descarregado totalmente nele. Vão quebrar para cima. Se você olhar seu sistema e conseguir enxergar ele se movendo vai pegar este ponto Wink
Estou esperando aquele servo monstrão chegar, (hoje completam-se 66 dias que o vendedor postou) para dedicar o tempo de uma vez só. Vou dar um jeito de inverter a posição das barras, minha intenção é alinhar com o a balança inferior, assim, ficar o mais próximo possível do ponto ideal Obrigado pelo apoio!

joaoaazevedo

Level 0
671533 xp

joaoaazevedo

Responder com citações
Mensagem Sex Jun 02, 2017 1:52 pm
O monstro chegou!

84 dias depois, 

Agora o projeto tem que andar! acabaram-se as desculpas!

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido