CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

sigma

Level 27
27037781 xp

Local:
Rio de janeiro / RJ

Equipe:
SIGMA

sigma

Responder com citações
Mensagem Qua Jul 08, 2009 6:10 pm
Adaptando Carregador DeWalt para carregar baterias externas
Fala Galera!!!

Bem, Dudu veio aqui em casa essa semana e batendo um papo na minha oficina agente conversou sobre os carregadores DeWalt, que são uma boa solução para carregar baterias pro seus robôs. Eu mesmo tenho 4 desses adaptados, pois ia utilizar baterias de NiMh no "Sabão de Coco", mas como mudei pra LiPo eles ficaram pros outros projetos...

Como No tópico que estou vendendo minhas DeWalt Dudu disse que seria de ajuda fazer um mini tutorial, vou colocar um auxilio aqui pra quem quiser... =)

Aqui é só uma apresentação simplificada de como adaptar o carregador, é bem simples... na verdade é simples até demais... hehe

Vamos lá.

Eis o Carregador DW9116 adaptado. Ele carrega baterias de 7.2V, 9.6V, 12V, 14.4V e 18V de NiCd e NiMh.

Esse carregador vem parafusado com 5 parafusos Torx (4 na parte de baixo e 1 na parte onde acopla a bateria) que vc pode remover com uma chave T5. Eles tem um pequeno pino de segurança (para impedir a remoção sem a chave apropriada) no centro da cabeça. eu removi os meus com uma broca de cobalto 2mm pois fiquei com medo de quebrar a broca de HSS... rsrs , mas uma HSS deve dar conta... apenas de um giro bem rápido com a broca dentro da cabeça do parafuso e com cuidado pra não danificar o mesmo!!!

depois de removidos vc contemplará a Plaquinha de circuito dele:

Bonitinha eh? Pois eh, remova ela da base e vire ao contrário. Após isso, basta soldar o fio preto e vermelho no local correspondente, conforme imagem abaixo:

Ahh!!! Não esqueça de passar os fios pelos furos de "ventilação dele antes de soldar... =)

Pronto!!!

Agora basta fechar e soldar ao conector de sua preferência. (No meu caso deixei o Deans T-Plug pois eh o mais utilizado).

Particularmente nunca vi ninguém utilizar os carregadores DeWalt para esse fim, mas acho a solução mais barata e prática... =)

PS.: Em breve: "Super Tutorial de Robôs de Plástico" hehe

A EQUIPE MAIS UNIDA DO BRASIL!!! =)

Robôs:
- Sabão de Coco - 54,4kg
- Brutus - 13,6kg
- Vortex - 5,44kg
- Hockey Bot - 5,44kg

pedse

Level 19
19248591 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Qua Jul 08, 2009 6:37 pm
sigma,

Bem legal, parabéns! Você acha que é seguro carregar Li-Ion com isso? Finalmente vai chegar a hora de ver se o LipoSack realmente funciona...  Laughing 

Estou esperando pelo "Super Tutorial de Robôs de Plástico".  Wink 

Abraço,
Pedro

sigma

Level 27
27037781 xp

Local:
Rio de janeiro / RJ

Equipe:
SIGMA

sigma

Responder com citações
Mensagem Qua Jul 08, 2009 6:47 pm
pedse Escreveu:
Você acha que é seguro carregar Li-Ion com isso? Finalmente vai chegar a hora de ver se o LipoSack realmente funciona... Laughing
Nunca carregue baterias de Lithium em carregadores exclusivos de NiCd ou NiMh. vc precisa de carregadores específicos para cada tipo de bateria. A DeWalt tem uma linha de carregadores para a "nova" linha de baterias de lithium dela. Mas como nunca utilizei elas eu não tenho como fazer um para a mesma. Para baterias de Lithium existem carregadores bem baratos (chineses) que funcionam... eu utilizo eles numa boa e nunca tive problemas... =) abraços.

Robôs:
- Sabão de Coco - 54,4kg
- Brutus - 13,6kg
- Vortex - 5,44kg
- Hockey Bot - 5,44kg

pedse

Level 19
19248591 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Qua Jul 08, 2009 6:53 pm
Sigma,

Não se preocupe, eu não sou louco não. É que o meu carregador da DeWalt carrega tanto NiMh com Li-Ion então eu só estava perguntando mas eu não me arrisco com Li-Ion ou Lipo não, carrego sempre no Triton 2, dentro do LipoSack e fico perto para caso aconteça alguma coisa.

Abraço,
Pedro

sigma

Level 27
27037781 xp

Local:
Rio de janeiro / RJ

Equipe:
SIGMA

sigma

Responder com citações
Mensagem Qua Jul 08, 2009 7:25 pm
hehehe eh q ja ouvi falar d gente q fez isso... as vezes acontece... =)

abraços.

Robôs:
- Sabão de Coco - 54,4kg
- Brutus - 13,6kg
- Vortex - 5,44kg
- Hockey Bot - 5,44kg

Angel_of_Doom

Level 1
1885129 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Angel_of_Doom

Responder com citações
Mensagem Qui Jul 09, 2009 7:18 am
Sigma,

Realmente é bem simples essa alteração né? Não conheço os carrgadores dewalt e consegui entender melhor doque todos falam. Muito obrigado pela ajuda!

O lance é que me surgiram duvidas sobre essa coisa de carga de bateria. Já trabalhei com carregadores industriais para baterias de 7AH ou aquelas de carro e de caminhão, mas como o máximo que fiz foi calibração de limitação (nunca participei do projeto) eu nunca atentei para o detalhe dos tipos de bateria e os riscos de cada uma. Elas chegam a explodir? ou só fervem? Já vi uma bateria ferver, não é bonito e com certeza explodir não é saudável.

Vou dar uma pesquisada sobre batrias e se eu conseguir encontrar alguma coisa legal eu posto aqui. 

Muito obrigado mais uma vez pelo tutorial de adaptação. Estamos aguardando pelo "super" também
 Wink

"O covarde nunca começa, o perdedor nunca termina. O vencedor nunca desiste!" (Autor desconhecido)
"Sucesso é tua prova" (Aleister Crowley)

sigma

Level 27
27037781 xp

Local:
Rio de janeiro / RJ

Equipe:
SIGMA

sigma

Responder com citações
Mensagem Qui Jul 09, 2009 8:59 am
Angel_of_Doom Escreveu:
eu nunca atentei para o detalhe dos tipos de bateria e os riscos de cada uma. Elas chegam a explodir? ou só fervem? Já vi uma bateria ferver, não é bonito e com certeza explodir não é saudável.
Então... cada bateria precisa de um processo específico para se carregar... As mais perigosas, na minha opinião, são as de LiPo, uma vez que elas pegam fogo, por um tempo relativamente grande, e ainda por cima sua chama atinge temperaturas bem elevadas... O vídeo abaixo é um exemplo do que uma bateria pequena de LiPo pode fazer:
é um vídeo bem ruim, mas to meio se tempo pra encontrar um melhor no momento... Baterias de NiCd vazam e se uma célula vazas meio que todas vão vazando junto... mas não creio que pegue fogo... O Tutorial sobre robôs de plástico só vai se feito em agosto, junto com o RE-Build Report do "Sabão de Coco", mas já aviso desde já que as ferramentas utilizadas na construção dos meus robôs exigem experiência e preferencialmente supervisão, uma vez que meu robô é Manufaturado. Mas eu vou explicar melhor sobre elas no tutorial. Abraços.

Robôs:
- Sabão de Coco - 54,4kg
- Brutus - 13,6kg
- Vortex - 5,44kg
- Hockey Bot - 5,44kg

pedse

Level 19
19248591 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Qui Jul 09, 2009 2:51 pm
Nossa, se uma 3S faz esse estrago, o que uma 6S ou maior faria? Eu começo a duvidar do LipoSack... Alguém aqui sabe se eles realmente conseguem conter a explosão?

sigma

Level 27
27037781 xp

Local:
Rio de janeiro / RJ

Equipe:
SIGMA

sigma

Responder com citações
Mensagem Qui Jul 09, 2009 3:41 pm
CONSEGUE CONTER SIM... NA VERDADE NÃO CHEGA A EXPLODIR, MAS A COMBUSTÃO É BEM FORTE...

ABRAÇOS.

Robôs:
- Sabão de Coco - 54,4kg
- Brutus - 13,6kg
- Vortex - 5,44kg
- Hockey Bot - 5,44kg
3
adrianosfs

Level 0
0 xp

3
adrianosfs

Responder com citações
Mensagem Sex Abr 29, 2016 1:13 pm
olá, td bom, poderia me mandar uma foto da face cobreada(solda) bem nitida, pq estou com uma fonte aq p arrumar q torrou a trilha e smd......para saber q componente é

Morpheu

Level 0
0 xp

Morpheu

Responder com citações
Mensagem Qui Jul 21, 2016 12:59 pm
Ola sigma, preciso de sua ajuda, tentei carregar uma bateria de Litun da DeWalt e torrei um Diodo, vi que vc é o único que postou algo parecido, (Carregador 18v aberto)meu problema é que torro o diodo e eu não sei qual é a identificação dele, então eu pensei se vc poderia me mandar uma foto mais aproximada do carregador pra que eu possa identificar o componente torrado! Rolling Eyes  Rolling Eyes  Rolling Eyes  Rolling Eyes  Rolling Eyes  Rolling Eyes  Rolling Eyes  Rolling Eyes 
Você poderia me ajudar?

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido