CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

matheus_mbar

Level 5
5548008 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Dinotronics

matheus_mbar

Responder com citações
Mensagem Seg Abr 04, 2016 10:59 pm
Melhorias pista Seguidor de Linha
Ola pessoal,

Nos últimos dois eventos competi na categoria Seguidor de Linha e como sabem tivemos alguns problemas quanto à qualidade da pista.  Sad 

Na Winter 2015 era basicamente o desenho de algumas curvas e um relevo na pista. 

Já na Summer 2015 foi utilizada a mesma pista do evento anterior, porem com vários problemas adicionais pois esta já estava com as fitas amareladas e foi dividida em 4, causando mais degraus nas emendas. Com a ajuda da organização e de alguns competidores conseguimos amenizar alguns destes problemas, mas ainda estava longe de condições ideais para a categoria. 

Conversei recentemente com outros competidores e em geral estão interessados em desenvolver novos projetos de maior qualidade e velocidade  Razz , com robores de centro de massa e sensores mais rentes a pista. A qualidade da pista se torna um grande impeditivo neste processo, pois não sabemos se os robôs terão degraus e outras irregularidades a superar como as fitas amareladas. 

Sei que essas dificuldades sempre serão aplicadas a todos competidores mas seria bem melhor termos uma pista construída em uma base plana, com percurso e marcações novos a cada evento. 

Gostaria de saber a opinião de outros competidores sobre o assunto. Alem disso, seria bom ouvir da Robocore se esta pensando em uma melhor pista de Seguidor de Linha para a Winter, assim já podemos planejar melhor os projetos novos. 

Alem disso, podemos ver ideias e sugestões para melhoria da pista, tanto em relação a projetos e talvez mais pessoas para ajudar no processo. 

Abraço  Very Happy

AndersonZN

Level 0
-20000 xp

AndersonZN

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 05, 2016 12:28 am
Olá,

Foi muito conveniente entrar no assunto.

Me encaixo nesse grupo também, nossa equipe pretende construir um robô que necessita que a pista esteja em boas condições, pois querendo ou nao esses fatores sao limitantes para o desempenho total deles.

massa

Level 1
1958195 xp

Local:
São Paulo / SP

Equipe:
CTOR

massa

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 05, 2016 8:27 am
Não costumo competir no seguidor de linha mas acho pertinente terem levantado o ponto, qualquer coisa que deixe uma categoria melhor deixa o evento como um todo melhor.

Sobre as ondulações, na Thunder o que o pessoal fez foi colar a borracha em duas chapas de madeira (3,0 m x 1,2m cada, se não me engano) sem cortar a borracha, assim quando não estavam usando dobravam ao meio e guardavam rente a parede em algum canto. Isso deixava a pista com uma ondulação pequena no centro mas sem emendas.

Como isso limita o tamanho da pista no tamanho da chapa acho que uma outra ideia a se estudar a viabilidade é não colar a borracha em nada (assim da pra enrolar num canto quando não estiver usando) e quando for usar fazer um esquema tipo de cama elástica ou banners. 

Obviamente não precisa ser elevado do chão, me refiro às fixações ao longo das bordas

petrymarcio

Level 0
20984 xp

petrymarcio

Responder com citações
Mensagem Ter Abr 05, 2016 12:40 pm
Olá pessoal.
Então, sou mais um com projeto novo, e as especificações técnicas dos sensores que estou usando no momento são de 2,5 a 3mm de distancia da pista. De acordo com as regras do Seguidor de linha os desníveis previstos são de +-1mm, mas a pista da Summer passou longe disso e tive problemas com os sensores.
Como muitas pessoas estão com projetos novos que necessitem condições boas da pista, apoio a ideia de que seja necessário a confecção de uma pista nova para cada evento que atenda as especificações estabelecidas nas regras dessa categoria. 

Prevendo um numero grande de inscritos na categoria do Seguidor de linha, o que implica em filas para testar os protótipos na pista, acredito que seria interessante ter alguma regra que limite o numero de robôs que cada membro da equipe possa testar. Na ultima edição da Winter algumas equipes estavam com 5 membros na fila, e cada um testava 5 Robôs, deixando as equipes com 1 membro em desvantagem para testar na pista.

matheus_mbar

Level 5
5548008 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Dinotronics

matheus_mbar

Responder com citações
Mensagem Qua Abr 27, 2016 9:46 pm
Olá, 

Conversei com o mimos um dia sobre o assunto e fiquei de enviar alguns links relativos a pistas de competições de follow line no exterior. Encontrei algumas fotos/links que mostram exemplos de pistas, listados abaixo. 

Pelo que vi, essas pistas são feitas sobre tablados de madeira colocados no chão, semelhante à forma feita na robocore. Acredito que a prefeição no alinhamento da pista é obtida montando a mesma em um chão muito plano e algum sistema de encaixe entre os tablados. 

A borracha parece ser emendada também, mas não sei como. 

A ideia de esticar a borracha como o Massa comentou talvez dê certo, só temos que testar se ela nao vai ficar irregular caso a tensão seja diferente ao longo da área e, além disso, se a borracha irá suportar isto também. 

Fotos pistas competição Japão - 2012
http://www.ntf.or.jp/mous...2RT/2012rt.html

Projeto pista Japão 2013
Thumbnail, clique para aumentar.
Projeto pista Japão 2014
Foto Pista 2014
Projeto pista Japão 2015
Fotos pistas:

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 02, 2016 9:17 am
O desenho da pista é divulgado antes da competição?

matheus_mbar

Level 5
5548008 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Dinotronics

matheus_mbar

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 02, 2016 11:06 am
Em competições no Japão (e em alguns outros países asiáticos), o que descobri é que a pista é secreta a cada evento. Funciona assim:

Há uma etapa de classificação, com uma pista pequena, com nível de dificuldade menor que o utilizado geralmente nas competições da Robocore, sobre esta não sei muitos detalhes, mas acho que é secreta e muda a cada evento. 

Após esta classificação, são selecionados os melhores follow para a fase final. Pelo que vi em torno de 40 follows, mas nao sei como definem a quantidade. 

Estes follows devem ser colocados em uma mesa, onde cada um está identificado com seu nome e operador. A partir deste momento, nenhuma modificação pode ser feita neles.

Quando todos já estão apresentados, a pista da competição final é revelada. Não há qualquer tipo de treino nesta pista. Isto força os competidores a implementar métodos de aprendizagem nos robôs. Cada um tem 3 voltas consecutivas nesta pista, sendo registrados os tempos. 

Entre uma volta e outra eles são autorizados a apertar fotões nos follows, o que acredito ser utilizado para mudar entre modos de aprendizagem e fast run.

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Qui Mai 05, 2016 1:18 pm
Matheus, parece pela sombra da pista, que ela esta afastada do chão, deve usar algum sistema de nivelamento. O que você acha?

matheus_mbar

Level 5
5548008 xp

Local:
Itajubá / MG

Equipe:
Dinotronics

matheus_mbar

Responder com citações
Mensagem Qui Mai 05, 2016 1:28 pm
Dá essa impressão mesmo Mimos, mas não estou muito certo se existe algo do tipo ou não. 

Eles utilizam placas de madeira bem grossas, talvez colocam algum calço embaixo caso necessário, para nivelar o encontro das placas. 

Estava reparando, tenho a impressão que a pista deles é de madeira pintada de preto, e não com uma camada de borracha.

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido