CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

ErickCine

Level 0
187105 xp

ErickCine

Responder com citações
Mensagem Qua Mai 13, 2015 3:38 pm
Dúvidas sobre sistema Albatross
Boa tarde,

Sou novo neste espaço e iniciante em arduino, e lendo os tópicos relacionados me ocorreu uma dúvida a respeito do Xbee nesse projeto, como por exemplo: 

O Xbee Pro do "módulo principal" (Albatross Master) tem a potencia suficiente para alcançar os "módulos slave" em cômodos e andares diferentes ? Seria semelhante ou muito inferior que a potencia de transmissão do roteador ?

Pois caso o sinal do Xbee seja mais fraco, imagino o sinal que carrega os comandos OSC chegando até o "Módulo Master" e este não conseguindo alcançar os "módulos slaves" para "entregar" os comandos, falhando assim em precisão e confiabilidade ... 

Tenho uma preocupação com essa precisão, pois no meu caso possuo alguns pontos sensíveis de sinal em minha residencia, mas que uma potencia (padrão) semelhante a de um roteador já me serviria !! Caso o Xbee realmente alcance uma potencia (alcance) semelhante !

Não sei se estou equivocado com esses detalhes - e me desculpem se estiver - mas pensei que essa conexão do módulo principal com o roteador faria o Albatross Master conversar diretamente com os módulos slaves através da  própria rede local ao invés dessa comunicação ser realizada pelo "Xbee Pro" do módulo principal (Albatross Master) que está ao lado do roteador...?

Como estou iniciando ainda nestes estudos, sempre surgem várias duvidas, algumas delas até bem bobas para quem já tem maior conhecimento, mas no inicio sabemos que sempre é desta forma no processo de aprendizagem, por isso agradeço a paciência !!

Obrigado, parabéns e estou adorando este espaço !!

Abração !

Francois

Level 2
2644800 xp

Equipe:
Submarino URC

Francois

Responder com citações
Mensagem Sex Ago 28, 2015 3:13 pm
Erick,

Recomenda-se utilizar um módulo XBee PRO no Master para melhorar o alcance até os módulos escravos. No entanto, isso depende muito do ambiente, como quantidade de obstáculos, material dos obstáculos, entre outros. Por isso não há como ter certeza da distância de transmissão.

O módulo mestre se conecta à rede para receber os comandos OSC. Isso já não acontece nos módulos escravos principalmente porque seria necessário levar um cabo de rede em cada ponto, ou ter um microcontrolador para utilizar um módulo WiFi, e ambas opções são menos práticas.

Att,

ErickCine

Level 0
187105 xp

ErickCine

Responder com citações
Mensagem Sex Ago 28, 2015 4:48 pm
Boa tarde Francois,

Obrigado pela atenção e resposta !

Hoje já pesquisei mais sobre os módulos e sei que existem módulos XBee bem mais potentes, prometendo resolver qualquer empecilho referente a potencia de sinal e distâncias, apesar de que ainda preciso verificar se o sinal do XBee se comporta/reage da mesma forma que o sinal wireless de um roteador, ao atravessar objetos, mas acredito que possuem comprimento de ondas diferentes, além de trabalharem de forma diferenciada com os pacotes de dados, linguagem / protocolos, durante o envio e recebimento de pacotes...para mais ou para menos, a estudar...  !!

Mas concordo com seu comentário, a respeito da inclusão de soluções wifi que tornaria mais complexo e caro o projeto... 

Agora uma outra pergunta se me permite, e se for dentro de seu grau de conhecimento: 

Os módulos XBee são capazes de se comunicarem diretamente com um roteador via wireless ? Ou isso esbarra nos conceitos que citei acima sobre minha desconfiança na diferenciação de comunicação entre eles ? E ainda, se forem incompatíveis, seria passível - via Software - de torná-lo compatível, comunicável, com roteadores ou haveria uma limitação de hardware para tal ?

Obrigado novamente pela paciência !!

Abração !!

Francois

Level 2
2644800 xp

Equipe:
Submarino URC

Francois

Responder com citações
Mensagem Sex Ago 28, 2015 6:33 pm
Erick,

Os módulos XBee não são compatíveis com roteadores WiFi, pois eles utilizam um protocolo de comunicação próprio. Para permitir esse tipo de comunicação seria necessário reprogramar o módulo com o firmware apropriado (nunca ouvi falar de algo do gênero e talvez haja uma limitação de hardware), mas não recomendo que o faça. Você poderia, ao invés disso, utilizar módulos WiFi que têm a mesma pinagem que o XBee. Note que esses módulos operam de maneira diferente, portanto não é possível utilizá-los, por exemplo, no Albatross.

Att,

ErickCine

Level 0
187105 xp

ErickCine

Responder com citações
Mensagem Seg Ago 31, 2015 5:07 pm
Bom dia Francois,

Então é o mesmo que eu havia pensado ...

Obrigado novamente pela atenção e paciência  !!

Abração !!

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Proibido