CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2
Autor
Mensagem
3
Toma

Level 0
-60000 xp

Local:
Jacareí / SP

3
Toma

Responder com citações
Mensagem Dom Jan 22, 2012 9:46 pm
Iniciante, leia isso !
Srs./as
Sou totalmente novo no assunto robótica, totalmente leigo, e acho que:

Quando Vc. e piloto novo, só poderá chegar entre os dez primeiros só si Vc e o nono ou o décimo (correndo dez pilotos), e que após algum tempo de muito tentar e tentar, observar e estudar devera perguntar, e muito, para quem sabe para poder ir pra frente, e so assim poderá participar do micro cosmos de quem sabe.
Mais estude muito, pergunte muito e observe muito.

Grato

salxixa

Level 0
369717 xp

Local:
Votorantim / SP

salxixa

Responder com citações
Mensagem Sex Jul 06, 2012 1:38 pm
Iniciante, leia isso !
As informações postadas neste tópico são de grande ajuda aos iniciantes, posso ajudar com a experiência que minha equipe e eu tivemos com os últimos eventos.

Essencial: Estrutura
Motivo: Estrutura abrange tudo que relaciona mecânica, eletrônica, elétrica, informática, gestão, custos, equipe, orientação, foco, ferramentas, segurança, patrocínio, marketing, etc.
Para iniciar o projeto de construção de um robô, não se deve começar pelo robô em si, mas por tudo que o relaciona.

Exemplo: 

Quem fará parte da equipe?; 1 pessoa, 2 pessoas ou mais.
Lembrando que quanto mais pessoas focadas melhor e mais fácil de fazer fica o projeto.

O robô é divido em que quantas partes?; Chassi, motores, rodas, eletrônica, rádio controle, baterias.
É totalmente essencial saber quais opções você pode utilizar para cada parte do robô, que tipo de chassi (material), que tipo de roda, que diâmetro a roda deve ter, qual eletrônica pode ser utilizada, quantas baterias, que tipo de baterias etc.

Responsabilidades de cada integrante da equipe; Importante saber quem fará o que dentro da equipe, pois economiza tempo e abrange muita informação. Uma pessoa responsável pelo custo do robô estará paralelamente trabalhando com as peças que serão utilizadas no robô, facilitando os limites de custo da equipe. Uma pessoa responsável em pesquisar a eletrônica, irá verificar todas as possibilidades e onde será aplicada essa eletrônica. Lembrando que por mais que haja a separação de função todos trabalharão juntos pelo mesmo propósito que é planejar juntos, discutir os assuntos juntos, tomar todas as ações juntos e executar o projeto juntos.

Local para fabricação; No início pode ser difícil encontrar um local adequado para construir o robô bem como realizar as reuniões da equipe, mas é algo que não pode sair do planejamento, pois é neste local onde será realizado o projeto, levando pelo lado engraçado da coisa é a bat caverna. É neste local, onde será levado o robô, onde será planejado e construído e onde ficará guardado, pois ficar levando um robô pra cima e para baixo, pode acabar danificando e acaba atrapalhando a equipe.

Tudo está entrelaçado, não pense no projeto de construir um robô de fora para dentro mais sim de dentro para fora, imagine como ele vai se comportar, o tempo para a fabricação, o custo, toda a mecânica, toda a elétrica e eletrônica, enfim, antes de tudo planeje. Um bom projeto nem sempre é o que se tem dinheiro ou pessoas com conhecimento em eletrônica e mecânica, um bom projeto é o planejado, tudo que você não pensar hoje será o problema de amanhã, antecipe o conhecimento de todos os componentes do robô.

Como ajuda acho que todos com projetos novos devem utilizar o X-mind (http://www.baixaki.com.br/download/xmind.htm) , com esta ferramenta vocês podem se estruturar, visando todos os pontos relacionados do robô. Podem colocar todas as partes do robô e dentro de cada parte colocar opções que vocês queiram utilizar.

Espero ter ajudado, grande abraço amigos.
3
Nohai

Level 0
30251 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

3
Nohai

Responder com citações
Mensagem Qua Jan 16, 2013 2:22 pm
Iniciante, leia isso !
Muito bom o tópico. Alguém saberia fazer uma listagens sobre onde encontrar informações de forma didatica (tutoriais, cursos, videoaulas) dos conhecimentos (CAD, 3D, Mecânica, Eletronica e Eletrotecnica) necessários ou desejáveis citados aqui?  Rolling Eyes

FellipeAmorim

Level 0
667595 xp

FellipeAmorim

Responder com citações
Mensagem Qua Fev 20, 2013 8:05 pm
Iniciante, leia isso !
Nohai, 

Recomendo que você dê uma vasculhada aqui no fórum em técnicas, gerais, build reports, etc etc etc. aqui têm muita informação. Sou novo aqui, comecei ano passado e esse fórum me ajudou muito.

Vídeo aulas você acha fácil no youtube, acho que é meio difícil listar materiais para estudo para algo tão generalista como mecânica, eletrotécnica ou eletrônica. Temas mais específicos são muito fáceis de achar somente com uma única pesquisa no google ou youtube.

CAD e 3D, recomendo que você utilize a ferramenta SolidWorks, que te possibilita fazer projetos de todos os tipos. 

Abraços,
Fellipe.

lrobotico

Level 9
9758564 xp

Equipe:
CRAFT

lrobotico

Responder com citações
Mensagem Sex Ago 23, 2013 6:17 pm
Iniciante, leia isso !
Muito bom! como eu ja estou em um nivel iniciante médio tenho uma coisa a dizer para vcs que ainda não sabem muita coisa ou quase nada! antes de sair perguntando como fazer pergunte o que devo saber para fazer! Gostaria de agradecer a vocês da Robocore que são de grande inspiração pra mim, se quiserem aprender mais rapidamente o que deve saber, é simplesmente ler os tópicos que falam do assunto! ah e outra coisa, não tenham medo de tentar pois nem sempre que tentamos conseguimos, mas olhe bem... Quem conseguiu tentou!

Tornar o simples em complicado é fácil. Tornar o complicado em simples é criatividade. (Charles Mingus)

YARAm

Level 0
140426 xp

YARAm

Responder com citações
Mensagem Sex Abr 18, 2014 11:41 pm
Iniciante, leia isso !
A robocore está sendo um incentivo e tanto! Estou estudando por fora e dando uma lida em todos os topicos porque sem duvida com a duvida da galera dá pra aprender bastante. E concorco com o assunto do topico, pra que perguntar se podemos encontrar a resposta ou pelo menos procurar primeiro! obrigada Robocore
3
poderazul

Level 0
-19656 xp

3
poderazul

Responder com citações
Mensagem Qui Mar 12, 2015 11:23 am
Iniciante, leia isso !
http://pt.wikihow.com/Con...b%C3%B4-em-Casa este site ensina facil facil tambem tem o tultorial de robô de controle remoto http://pt.wikihow.com/Con...Controle-Remoto   Idea
Ir para página Anterior  1 2

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido