LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Encontre um distribuidor perto de você
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
Spoot_dark

Level 2
2871737 xp

Local:
Teixeira de Freitas / BA

3
Spoot_dark

Responder com citações
Mensagem Seg Out 13, 2014 4:21 pm
Robo Seguidor de Linha- Para iniciantes
Olá, estou disponibilizando um projeto do meu robô seguidor de linha bem básico que eu estou fazendo para a feira de ciências da minha escola.
Eu recomendo este robô para iniciantes na eletrônica e robótica por ser fácil de montar e materiais de fácil acesso.
Eu e meu grupo tivemos como orçamento em torno de R$150,00.
Gastamos até agora com eletrônica, motores e ferramentas cerca de R$120,00.
Agora só falta construirmos a estrutura.

Então vamos ao projeto.

Componentes:

2 resistores 4M7 Ohms
2 LDR's
2 transistores TIP122
2 LED's 
2 resistores 1K ohm (para os Led's)
1 borne para bateria
1 bateria 9v
1 placa furada (para montagem do circuito)
2 servo-motores de parabólica
2 rodas
1 chave liga-desliga
   Material para a estrutura

Bem a primeira coisa que vocês devem fazer é desmontar o servo motor. Vocês vão encontrar uma caixa de engrenagem, um circuito e o motor, não iremos utilizar o circuito, então, retire os três fios do circuito, utilizaremos apenas dois, você vera duas sobresalencias bem embaixo do motor, isso são as conexões do motor, então solde dois fios neles, e teste ele com uma bateria, ai o servo-motor não precisara mais de um sinal pwm, podendo ser utilizado agora com corrente continua. O meu motor não tinha nenhuma trava nas engrenagens, porem se o seu tiver eu recomendo procurar algum vídeo no youtube de como modificar o servo.

Thumbnail, clique para aumentar.
Após modificar os dois motores vamos a montagem do circuito. Bem, eu recomendo a utilização de placas furadas como esta vendida aqui no site da robocore https://www.robocore.net/...al&prod=227 , irá simplificar bastante o seu circuito, porém ainda é possível apenas soldar os componentes, seria mais perigoso pois haveria chances de curto circuito. O circuito é este. É o circuito sensor de luz mais básico que eu pude encontrar, parece simples mas funciona bem.
Este circuito será usado em apenas um lado do robô, teremos de fazer dois deste, um para cada motor, eu utilizei apenas uma bateria para os dois circuitos e funcionou bem, mas eu estou pensando em ligar outra em serie.. Aqui vai algumas imagens do circuito pronto
E o LDR(sensor de luz), eu o enrolei com fita isolante para não sofrer ação externa da luz O circuito funcionou muito bem, quando a luz do LED é direcionada ao branco ela reflete e faz o robô andar, porem numa curva ao LED ser direcionado a faixa preta, a luz não será refletida, assim o moto irá parar de um lado, e o outro irá continuar rodando para produzir a curva. A estrutura ainda não foi decidida, porém eu estou pensando em utilizar acrílico, hoje mesmo eu vou atrás para ver se acho. A pista já foi feita, utilizamos um grande pedaço de cartolina e fizemos um circuito com fita isolante, no momento ela não esta comigo, ficou na escola, mas quando possível irei tirar uma foto e postar aqui no fórum Por enquanto isso foi tudo que eu e meu grupo produzimos, após evoluirmos na construção do robô eu irei postando aqui no fórum. E se alguém puder me dar uma força em como eu posso colocar uma roda no servo motor de parabólica eu seria muito grato. Caso haja alguma duvida ou sugestão só falar. Forte Abraço.

Level 2
2871737 xp

Local:
Teixeira de Freitas / BA

3
Spoot_dark

Responder com citações
Mensagem Ter Out 14, 2014 11:48 pm
Boa noite, eu já decidi o material da estrutura, irei usar acrilico, por ser facil de utilizar.
Assim que terminar a estrutura postarei fotos

lrobotico

Level 9
9189874 xp

Equipe:
CRAFT

lrobotico

Responder com citações
Mensagem Sex Dez 05, 2014 10:30 am
Olá. Bom dia!

Gostei muito do seu projeto, ficou simples e eficaz.

Se puder postar um vídeo do seu Follow Line em funcionamento eu ficaria muito grato. 

Fiquei em dúvida entre o seu e o do Delay.  Embarassed 

Se no vídeo ele demonstrar eficiência, vou construir ele mesmo! Wink (Disponho de todos os componentes; "À procura do TIP122 no meu trabalho Razz "

Vou utilizar motores DC com redução para a locomoção dele.  Smile

Tornar o simples em complicado é fácil. Tornar o complicado em simples é criatividade. (Charles Mingus) Facebook: https://www.facebook.com/equipeCraft ; Instagram: @lismael.crafter; @equipecraft; @lojarobotlife
3
Spoot_dark

Level 2
2871737 xp

Local:
Teixeira de Freitas / BA

3
Spoot_dark

Responder com citações
Mensagem Sab Dez 13, 2014 1:02 pm
Então cara, eu não tenho nenhum video dele em funcionamento, e os servos que eu utilizei como são de parabolica não possuem eixo, o que me dificultou muito na hora de por a roda,então tive que colocar um parafuso e ir rosqueando, ai ele funcionou até certo ponto, até que a roda começou a cair.
Mas mesmo assim eu vou falar sobre o funcionamento dele, ele consegui seguir a pista bem, porém a cada 10 voltas uma ele saia da pista,   o servo ligado diretamente no circuito tinha uma velocidade muito alta então eu tive que colocar um potenciometro para diminuir a rotação,pois com o robo andando muito rapido ele passava direto da pista.
O circuito em si é bem basico e funcional, caso o seu projeto seja apenas para hobby ou feira de ciencias eu recomendo usar ele, mas caso queira algo que funcione 100% não o utilize. O sensor eu digo o mesmo, foi uma guerra pra conseguir regula-lo, tem de conseguir fazer a posição perfeita pra que ele funcione, no inicio eu utilizei apenas fios para segura-lo, mas como ficava mexendo muito eu tive que colocar uma armação de acrilico, funcionou bem, mas caso esteja com muita luz ou pouca, ele não irá funconar perfeitamente.
A estrutura dele eu não tenho do que reclamar, serviu muito bem e eu recomendo, depois eu irei postar fotos do projeto pronto.

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido