CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
lucas.mellos

Level 0
617853 xp

3
lucas.mellos

Responder com citações
Mensagem Dom Nov 24, 2013 4:27 pm
Arduino Shield - Albatross Master
Como usar o Cabo IR em um módulo escravo Slave Relê, sabendo que o Albatross Master já está ocupado. Ou seja eu tenho duas TVs e já utilizei o Albatross Master, como utilizar outro cabo IR na mesma topologia? Terei que ter dois módulos Albatross Master?
3
Anderson.Duarte

Level 3
3926494 xp

3
Anderson.Duarte

Responder com citações
Mensagem Dom Nov 24, 2013 5:49 pm
No Albatross Slave você não vai conseguir colocar o cabo IR, pois ele não tem suporte,

Você pode utilizar vários cabos IR em paralelo no Albatross Master, no seu caso você irá adicionar os 2 cabos IR  no Albatross master e gravar o código das duas tv's nele.

recomendo você ler o guia de inicialização do Albatross Master que explica como instalar e gravar os códigos. 

http://www.robocore.net/u...icializacao.pdf
3
RafaOchiussi

Level 0
0 xp

3
RafaOchiussi

Responder com citações
Mensagem Qui Dez 05, 2013 7:45 am
Também fiquei com a dúvida de como colocar o IR nos Xbee Slave, pois tenho 4 televisores em casa, e são muitos distantes um do outro, a questão é, será possivel colocar microcontroladores ligados aos Xbee Slave para interpretar sinais e enviar os códigos IR? sendo para mim, mais barato um microcontrolador Atmega do que passar fio por toda a minha casa.

BeatSlayer
Moderator
Level 43
43488582 xp

BeatSlayer
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Dez 05, 2013 5:03 pm
É uma ideia meio embaraçada que me passou agora aqui pela minha cabeça, mas talvez possas colocar um AVR com uma porta ligada ao relê, e fazer com que ele envie o IR conforme o tempo que o relê fique ativado.

É um hack bem sujo, mas acho que funcionaria.

jcosta

Level 0
41766 xp

3
jcosta

Responder com citações
Mensagem Qua Dez 11, 2013 10:38 am
Bom dia à todos

Imagino então que seria possível distribuir pela casa diversos módulos MASTER. (Um para TV do quarto e um para a TV da sala por exemplo).

Porém a diferença do custo de um MASTER em relação à um SLAVE é extremamente alta, correto?

Quais as dificuldades de adicionar o suporte IR ao SLAVE? Não há nenhuma placa no mercado atualmente que adicione este suporte? 

Ou os desafios estão relacionado à programação do software?

Lenz
Site Admin
Level 20
20536657 xp

Equipe:
Submarino URC

Lenz
Site Admin
Responder com citações
Mensagem Qua Dez 11, 2013 11:36 am
A Idéia do Master é ter apenas 1, e deixá-lo próximo ao seu roteador wireless. Caso você queira colocar dois Albatross Master em uma mesma rede, terá de conetar os dois ao seu roteador e quando for utilizar o programa, terá de ficar alterando a configuração do IP para selecionar para qual Master irá enviar os comandos.

A maneira correta, mais barata e simples de comandar diferentes aparelhos por IR em diferentes cômodos, é levar um Albatross cabo IR dos aparelhos até o Master (já utilizamos cabos com até 30m e funcionam perfeitamente).

Você pode conectar diversos cabos IR em paralelo no Master, mas lembre-se que se tiver dois equipamentos identicos (ou que o controle remoto de um funcione no outro), ao enviar os comandos de IR pelo Albatross, irá controlar os dois aparelhos simultaneamente.
3
lucas.mellos

Level 0
617853 xp

3
lucas.mellos

Responder com citações
Mensagem Qua Dez 11, 2013 4:37 pm
Teria outro sensor que eu possa por exemplo colocar um valor exorbitante de cabos ir? Por exemplo, fui requisitado para fazer a automação de minha escola, são dois prédios com 3 andares e vários ar condicionados.

BeatSlayer
Moderator
Level 43
43488582 xp

BeatSlayer
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Dez 11, 2013 5:03 pm
Bom se for para controlares a temperatura, vais precisar de um numero bastante elevado de equipamentos/componentes.

Se for para controlar apenas o ligar e desligar dos diversos equipamentos o ideal é usares vários relés junto ao quadro elétrico pois assim "só" precisas de alguns slaves por cada quadro elétrico.

Tem algum tempo eu fiz um projeto para um cliente em que consoante o estado de 3 pinos no microcontrolador nós controlávamos mais de 10 reles pois interpretava-se os estados como binário e então alterava-se o estado do rele, se estivesse ligado desligava-se e vice-versa.

Se precisares de uma ajuda para perceber o que eu e estou a tentar explicar avisa que eu tento explicar melhor.

jcosta

Level 0
41766 xp

3
jcosta

Responder com citações
Mensagem Qua Dez 11, 2013 5:43 pm
Boa tarde à todos

Lenz

Sobre sua resposta:

"A maneira correta, mais barata e simples de comandar diferentes aparelhos por IR em diferentes cômodos, é levar um Albatross cabo IR dos aparelhos até o Master (já utilizamos cabos com até 30m e funcionam perfeitamente)."

Onde desejo implantar o albatross não existe a possibilidade de ter o cabo do IR, por mais comprido que ele possa ser.

A casa possuí quatro quartos, todos com TV e Ar condicionado.
Para automatizar todos os aparelhos, sera necessário apenas um MASTER com oito cabos IR.
Sem contar em em dois quartos as TVs são iguais e caio no problema citado que as duas responderiam aos comandos simultaneamente

Gostaria que fosse possível adicionar o suporte IR no SLAVE, desta maneira teria:

Um MASTER ligado via ehternet (one ring to rule them all  Very Happy) 

Neste MASTER o suporte ao IR estaria disponível porém o seu uso seria opcional.

Para as lampadas, portões automáticos e aparelhos em que o principal controle é Liga/Desliga utilizamos o já disponível SLAVE RELÊ

E para o cada uma dos quartos, com TVs, Splits da casa o (por enquanto) inexistente SLAVE IR.

Assim os comandos seriam direcionados a cada slave e aparelho especificamente.

Essa ideia faz algum sentido?

Imaginem no caso do lucas.mellos, Ele precisa ligar somente o ar condicionado do laboratório de informática à 18 ºC.
Pelo modelo atual utilizando o slave rele, seria como se tirássemos e colocássemos cada um deles na tomada, 
não seria possível controlar a temperatura e potencia de cada um dos aparelhos (?), já que provavelmente todos são do mesmo modelo e utilizam o mesmo controle remoto.

Obrigado

BeatSlayer
Moderator
Level 43
43488582 xp

BeatSlayer
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Dez 11, 2013 6:13 pm
Ora bem, eu não tenho nem nunca testei um modulo desses, mas pelo esquema: http://www.robocore.net/u...imples_v1.0.pdf podes ver que tem dois pinos (17 e 18 ) do xbee ligados nos switchs não populados da placa e tens os pinos D11 (pino 7 do xbee) e D12 (pino 4 do xbee) não conectados.

Agora é uma questão de veres o que podes fazer com esses pinos, pois possivelmente poderás usá-los para o IR usando um método tipo este de controle dos pinos para IR: https://gist.github.com/EEVblog/6206934

Última edição feita por BeatSlayer em Qua Dez 11, 2013 7:19 pm; editado 1 vez no total

Lenz
Site Admin
Level 20
20536657 xp

Equipe:
Submarino URC

Lenz
Site Admin
Responder com citações
Mensagem Qua Dez 11, 2013 7:14 pm
Comentário:
Gostaria que fosse possível adicionar o suporte IR no SLAVE, desta maneira teria: Um MASTER ligado via ehternet (one ring to rule them all Very Happy) Neste MASTER o suporte ao IR estaria disponível porém o seu uso seria opcional. Para as lampadas, portões automáticos e aparelhos em que o principal controle é Liga/Desliga utilizamos o já disponível SLAVE RELÊ E para o cada uma dos quartos, com TVs, Splits da casa o (por enquanto) inexistente SLAVE IR. Assim os comandos seriam direcionados a cada slave e aparelho especificamente. Essa ideia faz algum sentido?
Sim, faz todo sentido. Já foi cogitado a criação de um módulo escravo IR, porém como as strings de comandos infra-vermelho de alguns aparelhos são extremamente longas, será necessário ter um microcontrolador com capacidade suficiente neste módulo (além do Xbee) para que seja possível armazenar esse comando em um buffer e replicá-lo de alguma forma eficiente. De qualquer forma a ideia desse módulo ainda não foi descartada e futuramente poderemos ter algo do gênero. Mas por enquanto, é possível ligar os IR apenas no Master.

mesaquejunior

Level 0
185193 xp

mesaquejunior

Responder com citações
Mensagem Qui Dez 12, 2013 8:19 am
Prezados,

Minha dúvida é sobre a quantidade de equipamentos que um cabo pode controlar. Um cabo pode controlar apenas um equipamento?
Se puder controlar mais de um equipamento, qual a distância que o emissor dos comandos deve ficar do receptor dos aparelhos?

Abs,
3
lucas.mellos

Level 0
617853 xp

3
lucas.mellos

Responder com citações
Mensagem Qui Dez 12, 2013 12:02 pm
No meu caso eu queria fazer a automação do controle remoto usando o cabo IR, mas fico restrito a quantidade máxima que o Arduino Shield  pode receber.

Lenz
Site Admin
Level 20
20536657 xp

Equipe:
Submarino URC

Lenz
Site Admin
Responder com citações
Mensagem Qui Dez 12, 2013 12:49 pm
mesaquejunior Escreveu:
Minha dúvida é sobre a quantidade de equipamentos que um cabo pode controlar. Um cabo pode controlar apenas um equipamento? Se puder controlar mais de um equipamento, qual a distância que o emissor dos comandos deve ficar do receptor dos aparelhos?
Na teoria, você poderia ligar cerca de 30 cabos IR em paralelo (devido as limitações do regulador do Arduino e transistor da Albatross). Na prática, já fizemos testes com cerca de 10 cabos IR em paralelo no Albatross Master e funcionou perfeitamente. Como você tem de posicionar o LED do cabo IR bem próximo ao receptor de cada aparelho, você tem de utilizar um cabo para cada aparelho... Mas pode interligar diversos cabos em paralelo direto no Albatross Master, ou utilizar um cabo para fazer uma extensão, do qual você pode segmentar vários outros cabos. Você pode reduzir também o comprimento dos cabos IR, contanto que deixe a ponta que contem o LED e resistor intactos.

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Proibido