Fórum

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página Anterior  1 2 3 ... 18 19 20
Autor
Mensagem

Derick

Level 3
3953268 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Derick

Responder com citações
Mensagem Seg Nov 02, 2009 9:34 am
Projeto Rammer
Eduardo,

nossa! você ajudou demais! 

claro que, o que o pedro iria fazer praticamente não mudou, mas já que estamos 
falando em projeto rammer acho que ganhei belos argumentos para poder decidir
o nosso robô (existem impasses na equipe quanto aos tipos de robôs do ano que
vem) e agora tenho o que dizer do porquê de um rammer.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Seg Nov 02, 2009 11:26 am
Projeto Rammer
Derick,

Rammers e Wedges, quando bem projetados, podem ser robôs extremamente eficientes e relativamente mais baratos. A grande questão, pertinente a todos os robôs sem armas ativas, é ter um bom piloto. 

Pilotagem é essencial quando você depende do adversário para causar danos e muitas vezes dos juízes para ganhar as lutas por pontos. Um piloto deve ser agressivo - já que agressividade conta mais que dano - e inteligente, afinal é necessário saber o momento de atacar. 

Rammers e Wedges podem fazer parte de um mesmo robô, é possível ter um sistema onde possa se colocar uma rampa, uma pá ou um garfo. O Sewer Snake é um robô que possui um ótimo sistema de trocar as armas, nada complexo e muito robusto.

Equipes que estão começando ou retomando só com membros novos é bom começar com um projeto simples e sólido, ganhar experiencia e partir para algo mais complexo. Não estou dizendo que não possam começar por armas ativas, nada disso, mas apenas manter os pés no chão.

Abração,
Dudu

Wurs
Moderator
Level 33
33735234 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Equipe:
Teste Carla

Wurs
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Nov 03, 2009 10:19 am
Projeto Rammer
Recebi uma dúvida do Derick por MP e acho que ela fica melhor respondida neste tópico, assim mais pessoas poderão ajudar a responde-la. Além de aprender. 
Derick Escreveu:
fala Wurs, tudo bom? seguinte: Estava pensando o motivo de spinners verticais jogarem os oponentes para cima (sem ser o fato das laminas girarem para cima,lógico) e lembrei das marcas que a Besta deixa nos robôs que ela arremessa (o dente dela é bem afiado), E o fato deles jogarem os oponentes para cima provavelmente é que o dente penetra no adversário e pela velocidade o arremessa, no entanto, os robôs de alumínio (mais ducteis), são mais facilmente penetrados/perfurados, logo, pensaria-se, para evitar isso, usar uma pá (é um rammer) super dura, aí não correria este risco de ser jogado para cima e faria-se um sistema de amortecimento atrás para só o adversário sofrer mais que o seu robô. esta "hipótese" está correta? mas enfim, a dúvida é: Um material "mole" absorve mais energia e rompe (uma parte) na pancada ou é ele que é responsável por formar este "sulco" que jogue os robôs para cima? E o material duro forma essa camada para ser arremessado? e mais, ele tende a quebrar/danificar a lamina do adversário, já que o dúctil diminuiria a velocidade?
Bem, o Dudu e o Pedse já responderam muitas destas questões... principalmente quanto ao alumínio e a absorção de impactos. Agora, o motivo maior de usar um material duro em Ramers ou rampas, pás, etc... é o de não ser penetrado. Se o dente da arma do adversário ficar "resvalando" ou escorregando sobre o outro e não entrar ele não conseguirá arremessá-lo para cima. Assim quanto mais duro uma rampa, ou pá, mais difícil é ser arremessado. Porém....... se a rampa ou pá tiver uma "pega", como uma curva ou saliência.... a arma do adversário irá se apoiar lá para joga-lo. Como um ponto de apoio. Então o melhor é que a pá, ou rampa tenha um pequeno ângulo, diminuindo a chance de ser "agarrada" pela arma do adversário. associando a isso um material duro e poucas saliências. Uma peça muito dura tb gera outros resultados... Se ela for pesada e com uma grande massa, ela pode causar a "quebra" do dente de uma arma adversária... ou mesmo a Quebra da arma como um todo! Nesta já vimos o Touro quebrando dentes e o mesmo já ocorreu com a Besta. Mas... se a rampa ou pá for dura demais... ela pode quebrar devido a fragilidade do material depois de endurecido ao máximo. Assim, é bom pesar tudo e não chegar a nenhum extremo. Abraço Wurs

Derick

Level 3
3953268 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Derick

Responder com citações
Mensagem Ter Nov 03, 2009 10:46 am
Projeto Rammer
Wurs, brigadão!

Queria saber também de "você" pois a besta possui uma lamina cortante então achei que seria de grande importância para a discussão em questão.

abraços, Derick

Derick

Level 3
3953268 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Derick

Responder com citações
Mensagem Qua Nov 04, 2009 10:19 am
Projeto Rammer
fala Pedro, 

Estava olhando os desenhos da primeira página e, não sei se aqueles são esboços, se são a evolução do projeto (acho que sim) e se estão atualizados, ou seja, não sei qual será
o seu projeto, talvez o último desenho.
Mas seguinte, esta dúvida/observação/sugestão se aplica a todos:

A traseira dele em todos os casos é da mesma altura (ou maior) do restante do robô (ignorando a "pá"), logo, estava pensando, por ele ser um rammer, ele está suscetível a ser levantado por uma rampa, e a traseira daquele jeito impediria qualquer manobra possível  depois de estar na arma do adversário (as rodas ficariam fora do chão). 

Então, gostaria de saber se você pensou em algo assim e decidiu por tampar tudo por proteção contra armas giratórias, pois, o formato que esta ficaria daria esta "vantagem ao adversário" na sua traseira.

No entanto, alterando a altura, a conseqüência não seria tão grande ao meu ver, pois, praticamente seria um alívio de peso (não é a intenção) e a parte de trás é onde o adversário não deve chegar (e seus motores e roda estão bem atrás no robô). Enfim, a sugestão é diminuir a traseira até que chegue a um ângulo onde você empine a frente dele a ponto da traseira não perder tração.

Não postei imagem porque level 0 não tem liberdade, então não consegui.
Mas também pode ser que você me convença do porquê de ser assim, 
talvez tenha um motivo a mais (duas armas? uma dura e uma mole?).

abração, Derick.

pedse

Level 19
19248715 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Qua Nov 04, 2009 3:31 pm
Projeto Rammer
Derick,

Em primeiro lugar, os desenhos estão colocados demonstrando a evolução do projeto, achei melhor deixar dessa forma porque assim outros iniciantes podem ver as melhorias feitas entre as versões, podendo aplicá-las também em seus robôs.

Quanto a sua dúvida/observação/sugestão. Eu escolhi fazer o robô desta forma por uma soma de fatores, entre eles:

Arrow Peso: Dessa forma o robô ficou mais leve.
  Arrow Proteção contra Spinners
  Arrow Altura das caixas de redução: A altura do robô foi inteiramente calculada para ser compatível com as caixas de redução.

Agora, quanto a minha forma de não ficar preso em um wedge, eu tenho duas:  Wink 

Arrow Pilotagem (Anos de prática nos PSs)  Laughing 
  Arrow Caso o robô seja pego por trás, eu perderia, sim tração nas rodas de trás mas eu provavelmente conseguiria manter a tração nas rodas da frente, o que já seria suficiente para escapar do wedge.  Very Happy 

Bom, é basicamente isso, achei o mais adequado para o meu projeto mas talvez para o seu  haja uma opção melhor, você tem que analisar diversos parâmetros para só então decidir como fazer, e mesmo depois de construído dá para mudar se o resultado for de perda de eficiência.

Abraço,
Pedro

OBS.: Mesmo sendo level zero você pode fazer o upload da imagem para um servidor como o flickr e depois copiar a URL  da seguinte forma: [img]http://endereço_da_imagem[/img] substituindo http://endereço_da_imagem pela URL.
Ir para página Anterior  1 2 3 ... 18 19 20

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido