TECHNICAL SUPPORT
Monday to Friday by e-mail:
suporte@robocore.net
CONTACT INFORMATION
Monday to Friday from 8:00 to 17:30
+55 11 3522-7626 / vendas@robocore.net
Back
to top

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem
3
l_netto

Level 3
3423880 xp

Local:
Vitoria / ES

3
l_netto

Responder com citações
Mensagem Qua Set 23, 2009 11:38 pm
ppm no lpc2368 da nxp
Ei pessoal tudo bem?
bom estou começando a programar em arm no keil com o lpc2368, estou com uma certa ideia de fazer um braço mecatronico (simplesmente para exercitar), porem como eu ja a via dito sou iniciante em programacao de microcontrolador (em c) a minha duvida é como gerar o sinal ppm no microcontrolador, sei que provavelmente vai ter que usar interrupção... se for o caso tente me explicar detalhadamente (tenho uma certa dificuldade nesta parte) e se não for abusar muito mande algum exemplo ou site com exemplo, sei la....

valeu....
3
moreno

Level 1
1135756 xp

Local:
sao paulo / SP

Equipe:
OldRatz

3
moreno

Responder com citações
Mensagem Qui Set 24, 2009 10:33 am
ppm no lpc2368 da nxp
conheço dois jeitos de fazer ppm com microcontroladores.

primeiro: usar uma interrupção de timer para controlar o duty cicle  e um pino de i/o convencional. A idéia seria deixar o contador contando numa frequencia em que quando ele chegar no topo da contagem de algo em torno de 20ms.  enquanto o timer tiver contando entre 0 e o valor do comparador da interrupção correspondente a faixa de 1ms a 2ms( depende da posição do servo que vc deseja) deixa o pino de i/o em 1, depois disso vc deixa o pino em 0 e retorna a 1 quando o timer chegar no topo da contagem. nunca fiz isso desse jeito. mas funciona. dependendo da resolução do timer pode nao ficar legal.

segundo:(prefiro esse jeito, mais simples) configure uma PWM para um periodo de aproximadamente 20ms e controle o duty cilcle entre 5%(1ms) e 10%(2ms).

independente do jeito que vc for fazer precisa conhecer muito bem como funciona o timer/counter do seu microcontrolador (a PWM é diretamente ligada ao timer/counter). Quanto a configuração do timer/counter e códigos específicos para a arquitetura ARM eu não posso te ajudar. eu nunca mexi com ARM, embora pretenda mexer em breve.

como vc esta começando agora, aconselho a usar microcontroladores PIC da microchip ou AVR da atmel. são baratos, fáceis de achar, tem milhares de projetos prontos, forums e aqui bastante gnt sabe programar esses microcontroladores.
3
l_netto

Level 3
3423880 xp

Local:
Vitoria / ES

3
l_netto

Responder com citações
Mensagem Qui Set 24, 2009 9:49 pm
ppm no lpc2368 da nxp
blz cara valeu eu ja tinh pensado na ideia de usar o pwm tbm mas nao tinha enchergado como seria...
sobre como gerar ele eu tenho aqui a biblioteca que configura praticamente todo o pwm sosinho so mudar algumas constantes e partir para o abraço....

valeu

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido