CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

fyrou

Level 2
2720952 xp

Local:
Toledo / PR

fyrou

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 19, 2009 2:58 pm
Spiner cerbero
A exemplo do pedse que divulgou os esboços do seu projeto para discuti-lo, faço o mesmo após muita coisa de pensamento profundo dentro da minha cabeça e algumas idéias mirabolantes, acho que agora estou no caminho certo.

O projeto é um spiner classe feather.

Em dourado os motores (não sei qual vou usar. Quero sugestões)
Em laranja as caixas de redução (a da arma eu mesmo vou fazer porque não achei nenhuma que atendesse às minhas necessidades)
Em azul claro as correias. As das rodas dentadas e da arma em V
A caixa verde claro grande é onde fica a eletrônica, victors e placa de controle
A branca é o receptor  
A amarela é o salenoide
A azul freio motor
As caixas cinza escuro são as baterias 

Bom, para a parte da eletrônica não estou muito abituado com o funcionamento, então se der pra explicar o funcionamento do solenóide, freio motor e victors, eu li sim o tutorial mas não entendi bem.

A caixa verde pequena esqueçe que é erro.
Se estiver tudo errado pode falar.
Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta
Moderação: Prévia
Revise sua mensagem antes de postar.

ANEXOS:
cerbero.JPG
Tamanho: 74 KB
Downloads: 692 veze(s)

Marcuscnj

Level 6
6033173 xp

Local:
Bonito / MS

Marcuscnj

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 19, 2009 3:16 pm
Spiner cerbero
Olá Fyrou...

Olha, pelo que eu sei, victors não precisam de placa de controle, eles são os controladores....

Basta voce ligas as baterias nos victors (use uma chave on off antes disso) e os motores tambem. Voce liga o victor no receptor atraves do cabo signal booster.

Se voce olhar as informações dos victor na loja do site voce vai ver cada entrada.

Abrços

Marcus

fyrou

Level 2
2720952 xp

Local:
Toledo / PR

fyrou

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 19, 2009 3:21 pm
Spiner cerbero
Foi mal, quis dizer placa de sinal para gerenciar a arma.

pedse

Level 19
19248591 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 19, 2009 4:42 pm
Spiner cerbero
fyrou Escreveu:
A exeplo do pedse q divulgou os esboços do seu projeto para dicutilo faço o mesmo apos muita coisa de pensamento profundo dentro da minha cabeça e algumas ideias mirabolantes acho q agora estou no caminho certo
Fico feliz em ter servido de exemplo. Divulgar o projeto e sua evolução é muito interessante, tanto para quem está divulgando, que recebe várias dicas, como para outros que estão começando e podem aprender com esses projetos, mesmo que sejam simples e com falhas, como o meu... Laughing Uma coisa que eu achei boa no seu projeto é que não foi nada mirabolante, como você estava querendo nos outros tópicos. O bom e velho KISS é sempre bom de se seguir, inclusive proponho acrescentar KISS, Keep It Simple Stupid, ao glossário, não sei se é bobagem mas como é uma frase muito importante, pelo menos na minha opinião, acho que merecia... Sobre o projeto... Está bem legal, mas ainda acho que você deveria tentar fazer em 3D. É bem mais fácil de visualizar e da para ter uma ideia mais precisa de como vai ser, quanto mais detalhado for o projeto mais fácil vai ser para construir. Lembre-se que uma hora a mais gasta no projeto pode economizar duas de construção e concertos. Boa Sorte com o projeto! Abraço, Pedro

fyrou

Level 2
2720952 xp

Local:
Toledo / PR

fyrou

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 19, 2009 5:07 pm
Spiner cerbero
Eu fiz em google sketchup mas não ficou legal. Prefiro fazer na mão e depois transformar em vetor mesmo, ou se eu conseguir um Solid Works também é bom e bem fácil mecher no sketchup mas tem muito poucas ferramentas.

A armadura vai ser alumínio 7075. Os eixos em aço 4043 e a lamina eu queria um ferramenta s7 mas é muito difícil de achar e caro, então vai ser aço 5160, mas que motor eu uso?
Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta
Moderação: Pense tudo antes de postar
Procure escrever tudo em uma só mensagem.

fyrou

Level 2
2720952 xp

Local:
Toledo / PR

fyrou

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 19, 2009 8:58 pm
Spiner cerbero
Bom, a classe é feather.

giselleveras

Level 3
3827333 xp

Local:
Recife / PE

giselleveras

Responder com citações
Mensagem Qua Ago 19, 2009 10:30 pm
Spiner cerbero
Primeiramente Parabéns!
Você já sabe o que quer, e como quer, mas comece a procurar pelo motor ou motor-redutor, isso ajuda muito, até para dividir o espaço interno, além de ter as dimensões e podendo até fazer uma estimativa de peso final! Depois recomece o projeto, já com as dimensões mais próximas e peso.
E boa sorte com o projeto

Leo_Tuba

Level 6
6419683 xp

Local:
joinville/ Tubarão / SC

Equipe:
BotVille

Leo_Tuba

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 20, 2009 1:25 am
Spiner cerbero
OPA beleza,

fyrou Escreveu:
a armadura vai ser alumínio 7075
Quanto a estas ligas fique atento ao valor, nosso projeto em Solid do robô de 5,5kg (cunhadinho) foi feito em 7075, porém pelos gastos com eletrônica... baterias... carregador,,, tivemos que usar o naval mesmo, o robô ficou 400g mais magrinho e algumas chapas ja estão tortas.
fyrou Escreveu:
os eixos em aço 4043
Para um eixo acho uma boa, mas dependendo da aplicação tente fazer um tratamento térmico, ajuda muito! em teste da arma do cunhadiho um eixo de 4140 com 15mm, virou em uma lombada Evil or Very Mad o mesmo aconteceu com nossa primeira arma de teste de aço 4140. Após o TT ficou perfeito.
fyrou Escreveu:
e a lamina eu queria um ferramenta s7 mas e muito difícil de achar e caro então vai ser aço 5160
Este aço não é muito duro para a aplicação?

IX ENECA www.abeeca.org

Comissão Organizadora do ENECA 2009 - Joinville

fyrou

Level 2
2720952 xp

Local:
Toledo / PR

fyrou

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 20, 2009 9:32 am
Spiner cerbero
bom eu acho q não pq se ela deformar não tem mas utilidade mas qual é muito duro o s7 ou o 5160?

Última edição feita por fyrou em Qui Ago 20, 2009 11:09 am; editado 1 vez no total

fyrou

Level 2
2720952 xp

Local:
Toledo / PR

fyrou

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 20, 2009 10:46 am
Spiner cerbero
ai estão os componentes principais

2 Motores Dewalt Old Style Srill Motor 18 W locomoção
2Caixa de Redução BaneBots 56mm Planetary 12:1
3 Victors 885 2 locomoção 1 arma(despensei os 2 e pois so um diferente do exeplo)
4 Bateria A123 LiFePO4 2300mAh(as do site mas não e certeza)
Recepetor Receptor Spektrum BR6000
Antena  Base Loaded Whip Antenna
Chave Geral CG40
S- BEC super BEC5V
Magmotor S25-150
Controle Spektrum DX5e Transmitter Only

por favor deem sugestões para os componentes,logo logo posto o projeto detalhado 

que programa foi usado pra fazer aqueles projetos que tem no tutorial 2.0?

ANEXOS:
ceberus exterior02.JPG
Tamanho: 20.62 KB
Downloads: 500 veze(s)
ceberus exterior01.JPG
Tamanho: 17.19 KB
Downloads: 475 veze(s)

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Ago 21, 2009 7:30 pm
Spiner cerbero
Fyrou,

Rapaz... você não se decide, hein? Já foi Hammer, Crusher, Rammer, Wedge e agora Spinner, só espero que não fique no Vaporbot.

É uma boa idéia projetar um spinner, são robôs muito divertidos e destruidores. Mas você está queimando algumas etapas muito importantes.

Como o Sigma disse no outro tópico e eu frisei, coloque os pés no chão e comece pelo começo e vá até o final.

1 - Quanto você quer ou tem para gastar? Essa é a primeira pergunta a ser respondida;

2 - Pense na classe de peso: Com o montante que você dispõe, dá pra fazer um robô da classe de peso pretendida? Com as ferramentas que você tem acesso é possível fazer algo da classe de peso desejada? Se não der, procure uma classe mais barata ou menor;

3 - Defina o tipo do robô. Para isso pesquise robôs similares e potenciais adversários. Veja lutas de competições passadas, fotos dos robôs, procure "build reports" e tutoriais dos que você achou interessantes;

4 - Pesquise os componentes a serem usados, prestando atenção quanto ao peso e limites, veja se cabem no seu orçamento - isso é essencial. 

5 - Só com os componentes definidos parta para o projeto! Pode ser até em papel ou no paint, mas recomendo o uso de um software apropriado, como um CAD 3D, como o SolidWorks por exemplo. Isso de trará uma precisão muito maior e poupará muitas dores de cabeça;

6 - Durante o andamento do projeto, pense nos pontos fracos e tente melhora-los, É melhor perder tempo projetando do que dinheiro comprado peças erradas. Por exemplo o Touro teve mais de 6 versões antes de começar a ser construído em 2005/06;

7 - Se julgar necessário, construa um modelo em escala ou com materiais baratos. O Touro teve um modelo de sucata de alumínio, já o Ciclone um de papelão e pvc. Ajuda muito a ver se as mãos caberão onde devem e a posição dos componentes.

8 - Compre os componentes, estude suas funções e características até decora-las!

9 - Comece a confecção das peças em si;

10 - Monte o robô, veja se tem algum detalhe que possa ser melhorado neste processo;

11 - Teste!

12 - Teste!

13 - Teste!

14 - Conserte e melhore, coisas sempre quebram nos testes...

15 - Pratique pilotagem! De nada adianta ter um robô destruidor e não conseguir controla-lo.

Sempre faça os testes e práticas com segurança! Use EPI, mantenha uma distância apropriada e se possível se proteja atrás de alguma coisa!

15 - Agora sim vá para a competição.

Como você pode ver não é um caminho simples, mas é muito engrandecedor, te garanto que você aprenderá muito.

Então continuando os conselhos, vamos ao seu atual projeto:

Arrow Os dentinhos na lâmina são uma péssima idéia, eles são concentradores de tensão e a sua lâmina ficaria muito mais frágil.
Arrow 4 rodas? Com o peso concentrado na lâmina, as rodas de trás não teriam quase tração, sendo completamente desnecessárias.
Arrow O motor da arma está girando em um plano e a lâmina em outro, defasados 90°, isso dá para resolver, mas no momento é um problema, vou deixar você pesquisar as soluções possíveis.
Arrow a Rampa nesse caso como arma secundária não é muito interessante, melhor investir o peso no resto do robô;
Arrow O robô pode ficar bem mais compacto Mr. Green
Arrow Você tem certeza que isso tudo teria apenas 13.6kg?!

Espero que te ajude.

Abraços,
Dudu

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Ago 21, 2009 7:45 pm
Spiner cerbero
fyrou Escreveu:
2 Motores Dewalt Old Style Srill Motor 18 W locomoção 2Caixa de Redução BaneBots 56mm Planetary 12:1
Só para esclarecer, essa caixa de redução não é compatível com os motores da Dewalt, logo algumas adaptações terão que ser feitas.
fyrou Escreveu:
Antena Base Loaded Whip Antenna
Não é necessária para rádios de 2.4Ghz.
fyrou Escreveu:
4 Bateria A123 LiFePO4 2300mAh(as do site mas não e certeza)
4 baterias de quantas células?! Vendo bem a sua lista de componentes vai ser uma bela grana o investimento. Abraços, Dudu

fyrou

Level 2
2720952 xp

Local:
Toledo / PR

fyrou

Responder com citações
Mensagem Sab Ago 22, 2009 7:34 pm
Spiner cerbero
bom as baterias são de 2 células 8 células no total os dentinhos é charme mas se não vai dar certo vão ser tirados Crying or Very sad ,quanto as rodas valew eu não tinha me tocado, bom quanto ao custo to vendo isso ,não vai antena melhor ainda, a caixa de redução vai mudar o motor eu vou construir a caixa de redução com engrenagens daquelas que fazem a transmissão em ângulo 90º,
quanto ao projeto não sair por mais que possa demorar vai sair

eu fico mudando o tipo de robô pq é muita possibilidade mas em resumo meu sonho é um crusher  a segunda opção é um spiner a mais viável é um wedget
---------------------------------------------
vou pedir para q parem de postar neste tópico por um tempo pois não quero desperdiçar o tempo (de novo)de ninguém conversei hoje com alguns amigos da aula de robótica e quarta feira agente vai conversar sobre o robô e se tudo der certo não vou fazer mais sozinho descolo uma equipe e assim o projeto vai poder sair melhor só q pelo falamos hoje eles querem fazer um robô mais simples então melhor esperar

Gianotti

Level 2
2137309 xp

Local:
Itajubá / MG

Gianotti

Responder com citações
Mensagem Dom Ago 23, 2009 12:03 am
Spiner cerbero
Caro fyrou,

Eu pagaria pra ver esse projeto com td isso q vc tá dizendo q vai ter nele dar certo.

Um mag 150 já pesa 1.5kg, cada dewalt mais uns 0.420kg, fora a caixa de reduçao,
a caixa de transmissão da arma, assim vai...

Num daria o peso de um featherweight nem a pau!

A menos q vc faça a estrutura inteira de policarbonato de 5 mm... O que seria pior ainda...

Tenta caminhar devagar e sempre com o pé no chão...

Qto mais simples melhor, não fuja dessa idéia...

http://www.uairrior.unifei.edu.br

Vetor
Moderator
Level 26
26100863 xp

Local:
Joinville / SC

Vetor
Moderator
Responder com citações
Mensagem Dom Ago 23, 2009 12:14 am
Spiner cerbero
fyrou, tomo a liberdade de entender o seu pedido para pararem de postar como um trancamento passivo. A hora que quiser retomar o assunto é só pedir por MP que o tópico será destrancado.

No mais, espero que tenha sido notado que montar um robô assim não é como um Lego onde as peças magicamente se encaixam e a coisa toda anda de forma ou outra.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido