TECHNICAL SUPPORT
Monday to Friday by e-mail:
suporte@robocore.net
CONTACT INFORMATION
Monday to Friday from 8:00 to 17:30
+55 11 3522-7626 / vendas@robocore.net
Back
to top

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

leotronica

Level 13
13191315 xp

Equipe:
Mecatron

leotronica

Responder com citações
Mensagem Ter Ago 18, 2009 6:30 pm
Dúvida com módulo de rádio.
Pessoal da Robocore estou querendo fazer um controle para o meu robo. O modulo que pretendo usar tem frequencia de 2.4Ghz e possui um pino onde atravês de um microcontrolador eu posso mudar a frequencia com que o mesmo opera. Ele é similar ao radio controle Spectrum DX6 só que o mesmo é somente o modulo de radio. A logica de controle é a parte. Dai eu queria saber se eu posso usar o mesmo para fazer o meu controle sem que eu fique naquela necessidade de cadastrar ele antes que alguem cadastre primeio me obrigando a mudar de frequencia. Isso acontece muito com radios com cristais onde há um disputa para ver quem cadastra a frequencia 1º. Neste caso ele pode ser cadastrado sem esse problema?.

Lenz
Site Admin
Level 20
20538507 xp

Equipe:
Submarino URC

Lenz
Site Admin
Responder com citações
Mensagem Qua Ago 19, 2009 10:59 pm
Rádios de 2.4Ghz não tem necessidade de cadastrar a frequência, tão pouco utilizar os clips de frequência durante o evento. Porém, se pretende construir um rádio de 2.4Ghz, obrigatóriamente deve atender aos quesitos abaixo:

- Dividir a faixa em canais (para rádio-controle normalmente -+80 canais); 
- Analisar a qualidade do canal e se ele está sendo usado ou não; 
- Trocar de canal caso não seja um canal adequado; 
- Comunicar-se com o outro rádio através de um código único (para que o receptor não sofra interferência de outros rádios que usem o mesmo protocolo);

Lembre-se que haverá uma inspeção dinâmica de seu robô, o qual deverá apresentar boa mobilidade, controle e estar de acordo com os quesitos de segurança. Caso tenha problemas com o rádio e conseqüentemente o robô não apresentar controle, mobilidade e/ou segurança, poderá ser desclassificado...

leotronica

Level 13
13191315 xp

Equipe:
Mecatron

leotronica

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 20, 2009 2:40 pm
Sim isso eu to ligado mas me responde uma coisa: De que maneira eu posso provar que meu sistema apesar de não ser um controle comercial está dentro desses pre-requisitos?. Apresentando o codigo fonte aplicado no microcontrolador serve?. Posso tambem está apresentando o datasheet do modulo provando que o mesmo tem a capacidade de mudar de canais atraves de programação. É ai?

Lenz
Site Admin
Level 20
20538507 xp

Equipe:
Submarino URC

Lenz
Site Admin
Responder com citações
Mensagem Qui Ago 20, 2009 3:26 pm
Simples, durante a inspeção de segurança serão realizados testes práticos.

Se seu rádio não sofrer/causar nenhum tipo de interferência e seu robô responder corretamente aos comandos, inclusive aos testes de fail-safe (no qual o robô deverá parar completamente em caso de perda de sinal), está aprovado.  Wink

leotronica

Level 13
13191315 xp

Equipe:
Mecatron

leotronica

Responder com citações
Mensagem Qui Ago 20, 2009 3:40 pm
Ok muito obrigado pela ajuda Lenz.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qui Ago 20, 2009 3:54 pm
Lenz, 

Nesse caso pode ser interessante ter alguma fonte de possível interferência como outros rádios ligados para atestar a capacidade do sistema de realocar o canal usado e não interferir nos outros rádios. Fica a sugestão.

Abraços,
Dudu

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido