CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

dieliton

Level 8
8279947 xp

Local:
Colinas / MA

dieliton

Responder com citações
Mensagem Ter Ago 11, 2009 9:02 am
projetos para iniciantes!
Oi,vim aqui postar um tópico sobre projetos simples,que qualquer um pode fazer!

irei postar na ordem de dificuldade dos projetos.

C4 carro eletrico básico.

[C4 Project] 
Eu tenho visto muitos iniciantes dizendo que gostariam de construir um projeto bem simples para um trabalho ou feira de ciências de sua escola. Com a intenção de ajudar, criei esse tópico para discutir sobre um nesses projetos escolares. 

A História: 
Há algum tempo atrás eu peguei alguns restos de carrinhos de controle e muito papelão, durepox e fita crepe... e estava criado um carrinho nojento, mal andava e quebrava a todo instante. Esse era o primeiro carrinho que eu construí, acho que eu tenha uns 12 anos, eu o chamei de C1 (Chassis 1). Deste ponto em diante eu o guardei para sempre. 

Ele ficou mais ou menos assim. Você têm que imagina-lo com uma bola de durepox prendendo do motor e todo o resto enrolado em fita crepe. 

Alguns meses atrás, fuçando nas minhas cosia velhas, eu achei o C1! E tive a brilhante idéia de reconstruí-lo. Havia apenas 2 coisas que eram possíveis de se aproveitar: o eixo e as rodinhas da frente. O resto era lixo, inclusive o motor. Houve três tentativas de criar uma plataforma decente. Uma foi com isopor (C2), uma bandejinha de carne para ser mais preciso, mais o material é tão frágil que não agüentava nem prender o motor e eixo. Eu usei o isopor porque pensei: “Ah menos peso ele vai correr mais...”. O C3 foi feito com acrílico (aqueles de box de banheiro), era uma material legar, dava para cortar e furar... mais quando eu fui prender o motor, ele não aguentou a pressão e trincou inteiro... esse foi o fim. E por fim decidi utilizar a madeira, de longe o melhor material. A madeira permite furos e pressão. O C4 então foi construído. 

Antes do C4 eu prendia o motor com fita isolante, porém como a madeira não flexionava igual aos outros materiais, o motor não ficava bem preso. Portanto eu descobri que o acrílico, quando aquecido, pode ser modelado. Então tive que descartar a primeira plataforma do C4, por o eixo ser preso muito na extremidade da plataforma, não deixando especo para um parafuso. Então tive que alterar a fixação da bateria, passou a ser transversal (como é agora) e não mais longitudinal (com era no C1). Ficou muito bom, resistente, didático. 

Como vocês podem ver há alguns furos a mais que não estão sendo usados, eles foram feitos para colocar outras funções (chave on/off e luzes). 

A Estrutura: 
A plataforma foi feita em madeira e os elementos para a fixação em acrílico, como já foi dito. Para cortar a madeira e o acrílico eu usei aquelas serrinhas amarelas, e furei com furadeira. E o acrílico foi moldado no fogão da minha cozinha. O único detalhe é que o eixo não dava a altura suficiente para que a engrenagem encostasse no motor, então tive que fazer um sulco na plataforma para encaixar o eixo. Para prender o eixo eu cortei um pedaço de acrílico e o parafusei na parte de baixo do C4, porém foram necessários alguns calços para que o eixo não ficasse travado. O eixo foi retirado de um carrinho de controle, e foi posto um canudo (do Mc Donald’s, como vocês podem ver) para que o eixo girasse livre, o canudo funciona como um rolamento. As rodinhas de frente são daqueles skates de dedo, as porquinhas e eixnhos também. Todas as tiras pretas na foto são borrachas de câmara de ar. 

O Esquema Eletrico 
É bastante simples, chegando ao obvio. O motor é ligado diretamente e bateria. 
Em um aprimoramento há uma interruptor entre os dois. E posteriormente vou criar luzinhas com leds. 

A única curiosidade é como eu fiz os conectores da bateria: Eu descontei uma bateria velha e retirei os contatos, assim criando um conector. 

Conclusão 
Para quem já mexe com robôs e coisa tal... é uma coisa bem bobinha o que eu fiz. Ainda assim é legal para que está começando. 

as fotos  do projeto estão no link abaixo:

http://www.robocore.net/m...topic&t=801
 Agradeço ao criador do projeto c4:Vido.

CR-1 carrinho Robotico

Ola galera, 
Estou postando aqui um projecto, 
no qual eu disse a uns dias atrás, que assim que eu tivesse tempo, eu postaria. 
Bom, é o seguinte galera, 
a muito tempo atrás, na minha infância, eu tinha o costume de ficar imaginando e desenhando projectos, 
dai, a dias atrás eu estava mexendo em umas coisas velhas minhas, quando encontrei os benditos desenhos, 
e tive a ideia de dar pequenas modificadas, e de construir o projecto.  
Ao construir vi que seria uma boa ideia postar aqui no fórum, para dar uma ideia aqueles iniciantes, que sempre pedem por projectos, 
para feiras de ciência, ou algo do género. 

Bom, ai vai o projecto  

Primeiramente, irei citar os materiais utilizados: 
1 lata de atum, 
2 rodas de plástico, 
2 motores (daqueles de carrinhos de brinquedo), 
1 placa receptora (também de carrinho de brinquedo), 
1 controle (também de carrinho de brinquedo), 
pedaços de Fios, 
Parafusos 
algumas Pilhas, 
1 baterias (daquelas comuns de 9v) 
1 interruptor (botão liga e desliga) 
Alguns dos materiais podem ser avistados na imagem abaixo: 

Montando o projecto: 

Primeiramente, serão fixados os motores, para isso fiz um furo de cada lado da lata de atum, e encaixei os motores por dentro da lata, deixando os eixos dos motores para fora: 

Depois, é fixado o porta pilhas, 

Depois, é hora de fixar as rodas,utilizei aqueles conectores de fios, para que o eixo do motor desse tamanho ao furo da roda: 

Depois é a hora de fixar a placa de circuito, o interruptor, e o porta pilhas, de acordo com a posição dos motores, 
E esta pronto o projecto: 

Espero que gostem do projecto, é um projecto bem simples, mais uma óptima ideia, para os iniciantes que não sabem por onde começar. 

Um grande abraço a todos 

fotos abaixo:

http://www.robocore.net/m...opic&t=1878

agradeço a criador do tópico:António Trovão.

Projecto robô de combate para feiras de ciências

Oi galera! 

vim aqui postar um projecto meu que fiz há um tempo atrás... 

montei um carro eletrico como o c4,mas oq tem de mais? 

transformei ele em um robô  

fiz o seguinte: revirando umas tralhas velhas achei o carrinho. 

depois retirei tudo que não funcionava(motores,baterias,2 das 4 rodas...) 

coloquei novos componentes... depois do carrinho funcionar legal tive a ideia de montar com ele um robô! 

utilizei capas de dvds antigos... 
cola quente...(na época n tinha a pistola e derretia com uma velinha,se for fazer isso tome cuidado.) 
um pote de plástico... 
um motor extra(fora o do carrinho)... 
e por fim uma bateria que montei de 3v. 

montei a bateria com 2 pilhas comuns de 1,5v. 

com uma tesoura cortei a capa de dvd no meio ai fiz uns furos para colocar os parafusos 
na tampa e no pote de plástico. 

com o resto da capa fiz uma rampa e uma hélice que liguei no motor extra depois de cola-lo na tampa e fazer um furo na mesma para o eixo do motor passar. 

depois colei a rampa no pote de plástico para ficar meio parecido com o titan da riobotz 

fiz uns furos para as rodas dentro do pote e colei o carrinho no fundo do pote de plástico. 

a bateria de 3v que montei deixei reservada para o motor da hélice. 

fechei ele com 2 parafusos presos verticalmente da tampa para o fundo do robô. 

usei ele em um combate na minha escola(depois de colocar uma placa de carro de controle no motor da locomoção) e ele me levou ao 2 lugar! 

funciona legal e é um bom projecto(minha opinião) para feira de ciências.  

obrigado!!!

Fotos no link:http://www.robocore.net/m...asc&start=0

Follow Line Bot   

Para o pessoal que ta começando, ai vai um projeto bem simples de Follow line bot (robô que segue linhas). O que eu fiz não precisa de nenhum microcontrolador e por isso não é tão eficiente quanto um, mas é simples de montar bom para quem está começando. 

A parte mecânica é bem simples, um chassi com dois motores, de preferencia bem reduzidos e que puxem no máximo 1A pois a eletronica aguenta só até 2 A de pico, mas motores pequenos com redução custumam puxar menos que isso,e não pode ser um motor muito veloz pois senão o robo não faz as curvas a tempo. 

A eletrônica usa um integrado que é uma ponte H para dois motores, e dois resistores que variam de acordo com a luminosidade (LDR), dois leds e dois resistores de 470 ohm para indicar qual motor parou e uma bateria, que pode ser tipo aquelas usadas em telefones sem fio ou em carrinhos, que tenham no máximo 7.2V. 

Para montar a eletrônica é preciso: 

- 1 Integrado ponte H para 2 motores L293B. 
- 2 Resistores LDR (light dependent resistor). 
- 2 LED's e dois resistores 470 ohm (não são obrigatórios) 

abaixo o esquema das ligações que pode ser feito em protobord ou placa de circuito impresso. 

L293B datasheet: 
http://www.datasheetcatal........293B.shtml 

Fotos do modelo que eu fiz: 

sensor: recomendo usar termoretratil. 

Vídeo do robo em um circuito: 

Ele pode tanto andar entre 2 linhas pretas como também em cima de uma linha preta é só inverter os sensores. 

Espero que gostem 
abraços 

fotos:http://www.robocore.net/m...839&start=0

agradeço ao delay criador do projeto.

foram ai uns projetos bem simples para iniciantes!  Fiz isso para diminuir as perguntas como: por onde começo?,o que devo usar? e outras.

espero que gostem!

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Ter Ago 18, 2009 10:58 am
projetos para iniciantes!
dieliton,

Apesar de louvável a atitude de compartilhar a sua experiência nos projetos citados, gostaria de pedir que você as postasse nos tópicos referentes a eles. 

Não há necessidade de criar mais tópicos tratando de assuntos que já estão sendo discutidos em outros.

Abraços,
Dudu

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido