Fórum

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Autor
Mensagem

Flywer

Level 15
15827897 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Flywer

Responder com citações
Mensagem Seg Mai 11, 2009 7:50 pm
Cálculo da duração de baterias
Bom pessoal, é o seguinte, adquiri algumas baterias de LiPo, 22,2V, 2500mAh, 25C para alimentar motores Dewalt, os quais serão usados na locomoção do robô que estou desenvolvendo.

Gostaria de saber a respeito de um método relativamente preciso, o qual posso usar para calcular a autonomia dessas baterias, ou seja, quantos minutos elas vão durar alimentando o motor.

Trincabotz te dá asas

Se pude ver mais longe que outros, foi porque me apoiei em ombros de gigantes. - Isaac Newton

pedse

Level 19
19248715 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Ter Mai 12, 2009 7:23 am
Flywer,

De uma olhada no tutorial da RioBotz. 

8.2.8. Discharge Curve
8.2.10. Capacity
8.2.11. De-Rating Factor

Lendo esses três tópicos você consegue chegar no cálculo.

Espero ter ajudado,
Pedro

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Ter Mai 12, 2009 9:44 am
Oi Flywer...

Não sei se vc está precisando de uma resposta mais acadêmica, neste caso o Tutorial dá uma boa ajuda, caso contrário minha sugestão é, "esqueça" os cálculos... eles só servem pra te dizer se vc está na China ou no Brasil  Mad  

Brincadeiras a parte, se o objetivo é competição, depois de determinar a corrente de descarga (avaliando o consumo nominal de seus motores) só os testes revelarão se o pack está bem dimensionado ou não, porque no caso das competições nós procuramos desempenhos máximos e não médios como normalmente é feito na indústria.

Um pack pode manter seus motores rodando na rotação nominal por horas, mas se o que vc quer é tirar suco dele p um combate talvez o pack não dure 1 minuto, isso vai depender de diversas características do tipo de bateria que vc está usando além de sua taxa de descarga.

Uma boa dica sobre isso é a enquete que eu montei sobre q tipo de bateria cada equipe usa.

Flywer

Level 15
15827897 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Flywer

Responder com citações
Mensagem Ter Mai 12, 2009 10:49 am
Quando eu me referi a um método relativamente preciso, me referi a um método que considere não somente o funcionamento em regime permanente a plena carga, mas também os transitórios relativos aos picos de corrente gerados no travamento e no acionamento dos motores.

Esses são fatores os quais eu julgo decisivos no cálculo da autonomia. Assim, não posso simplesmente ligar um motor na bateria e ver em quanto tempo ela descarrega.

Dei uma olhada no tutorial da RioBotz e tenho uma boa idéia do comportamento de descarga das minhas baterias, além disso, o tutorial fornece um método, o qual imagino ser empírico, para o cálculo do consumo, porém, ainda assim, não estou satisfeito com o que encontrei.

Não sei se é possível fazer esse cálculo, mas imagino que seja. Utilizando o método da RioBotz, conclui que as baterias durariam entre 5 e 7 minutos, mas não estou seguro em relação a esses valores.

Alguém tem alguma idéia do que eu posso fazer?

Trincabotz te dá asas

Se pude ver mais longe que outros, foi porque me apoiei em ombros de gigantes. - Isaac Newton

Última edição feita por Flywer em Ter Mai 12, 2009 5:03 pm; editado 1 vez no total

Flywer

Level 15
15827897 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Flywer

Responder com citações
Mensagem Ter Mai 12, 2009 2:18 pm
kyuubi Escreveu:
Cada marca de pilha do mesmo tipo proporciona um tempo de duração diferente.
Desculpem postar dois posts seguidos, mas é que não tinha visto isso. Caro Ivan, a marca da bateria não é um fator determinante da sua durabilidade. O que deve ser analisado são os dados referentes à mesma no que diz respeito à carga nominal, dada em mAh, e a taxa de descarga, dada em C, da mesma.

Trincabotz te dá asas

PauloChip

Level 26
26414366 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

PauloChip

Responder com citações
Mensagem Ter Mai 12, 2009 6:47 pm
Flywer

Não me referi a teste de bancada não!

O quanto prático ou realista (se preferir) será seu teste depende do quanto vc poderá simular da situação de combate (se este for o caso).

Entendo q vc queira “modelar” o consumo p torna-lo mais próximo do real considerando stall e partidas, mas não consigo imaginar como vc poderia calcular isso.

As variáveis envolvidas são tantas q simplesmente não dá !

Como saber, por exemplo, o consumo de seu motor na partida ? Só pra dar uma puxada de tapete lembre-se que este consumo dependerá radicalmente do como sua controladora comanda a rampa de aceleração! Como vc vai modelar isso?

Em outros casos simplesmente falta informação, por exemplo, quantas vezes vc considera q seu robô estará em stall durante um combate ? Quantas partidas serão dadas ?

Põe pra dar porrada e vê o que dá  Twisted Evil

pedse

Level 19
19248715 xp

Local:
Campinas / SP

Equipe:
Magnum

pedse

Responder com citações
Mensagem Ter Mai 12, 2009 6:49 pm
Flywer Escreveu:
Quando eu me referi a um método relativamente preciso, me referi a um método que considere não somente o funcionamento em regime permanente a plena carga, mas também os transitórios relativos aos picos de corrente gerados no travamento e no acionamento dos motores.
Me corrijam se eu estiver enganado mas eu acho que não existe forma alguma de calcular a duração das baterias incluindo os picos de corrente porque isso depende muito da batalha. Uma bateria pode durar 3 minutos em condições extremas ou muito mais que isso fornecendo corrente menor. Acho que nenhum cálculo seria preciso neste caso. Se você quer saber a duração das baterias para critério de comparação acho que os cálculos no tutorial da RioBotz são interessantes mas para saber quanto vai durar na batalha, de forma precisa, eu acho que, como o PauloChip disse, só os teste dirão... Espero ter ajudado, Pedro EDIT: Quando eu estava escrevendo ainda não tinha a mensagem acima, logo, a minha talvez não esteja coerente com a mesma.

Flywer

Level 15
15827897 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Flywer

Responder com citações
Mensagem Ter Mai 12, 2009 7:29 pm
É, acho que vou ter que fazer isso mesmo.

Hoje tentei medir o transitório na partida do motor sem carga, mas não consegui trigar o osciloscópio, acho que foi a ponta de prova, que era daquelas tipo alicate, e não a padrão.

Vou refazer (de novo) os cálculos empíricos que já fiz, para ver se encontro alguma incoerência e vou partir para os testes finais.

Valeu a ajuda pessoal, mas ainda assim vou continuar pesquisando. Se eu encontrar alguma coisa interessante, eu posto aqui depois

Trincabotz te dá asas

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Mai 20, 2009 4:30 pm
O consumo das baterias depende de diversos fatores fáceis de serem calculados e um completamente impossível, o piloto. Logo o que se faz é aproximar os valores Wink

Abraços,
Dudu

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido