Fórum
- Busca avançada
- Informacoes
- Regras
- PMF
- Glossário
- Dicas e Dúvidas
- Tutoriais
- Tutoriais
- Build Reports
- Desafio RoboCore
- Discussoes
- Arduino
- Albatross
- Técnicas
- Gerais
- Competições
- Iniciantes
- CAD/CAM/CAE
- Classificados
- Compra
- Venda
- Troca
- Vagas de Emprego
- Suporte
- Erros
- Sugestões
Autor
Mensagem
Bom, estou tendo que projetar a iluminação de uma maquete de 7 metros por 0,5m(300 leds) - Sendo que eu preciso saber se eu ligar esses led's em paralelo com uma fonte de 3V-5A não havera problema. Dei uma lida e verifiquei que os led's tem uma tensão de polarização diferente(mesmo sendo do mesmo fabricante,mesmo brilho e mesma cor), vocês podem me dizer se tem como essa polarização diferente queimar os led's da iluminação,isto é, devo fazer alguma proteção para esse circuito de iluminação.
Bom dia pedmar Como assim polarização diferente? Bom o led só funciona com a corrente passando do anodo para catodo, mesmo principio de um diodo. Logo a corrente só passa do possitivo para o negativo do led. A principio não teria problema não. Considerando que são led's de alto brilho e efetuando os calculos talvez essa sua fonte de 5A não seja o suficiente para os 300 led's. OBS: se todos ficarem ligados ao mesmo tempo. Uma ideia que me surgiu é usar uma fonte com 6 ou talvez 9volts, assim você usa conjuntos de 2 ou 3 leds em série, e esses conjuntos em paralelo com outros cunjuntos iguais... unico problema é se você queimar um led do conjunto os outros leds do mesmo conjunto não irão acender. Um fúsivel vai sempre bem, agora para dimencionar o fúsivel eu teria que dar uma pesquisada. Abraço
Caro Ledricht - o diodo só conduz apartir de uma certa tensão, isto é, quando ele atinge a tensão de polarização- normalmente 1,1V é a tensão de polarização(condução) , sendo que não é uniforme para todos os led's. A sua idéia eu já pensei em utiliza-la, entretanto tenho medo que o cara da manutenção seja leigo no assunto e não saiba identificar o led com problema.
EquipeFULLBotz Escreveu: use como teste lâmpadas de natal, elas são mais baratas e não queimam tão fácil, a tensão é aproximada, mas falta design, mas se você testar ao menos com elas, não terá o risco de perder led's, dinheiro e tempo... |
Level 27
27037781 xp
Local:
Rio de janeiro / RJ
Equipe:
SIGMA
27037781 xp
Local:
Rio de janeiro / RJ
Equipe:
SIGMA
Level 111
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
111245049 xp
Local:
Rio de Janeiro / RJ
Equipe:
ODDBotz
Qual a razão de não trancar um tópico quando ele fica velho ou o assunto aparentemente está resolvido? É simples, por que outra pessoa pode ter uma dúvida sobre o mesmo assunto e ao invés de criar um outro tópico, ela pode postar a questão em um contexto já existente,. O que não é legal são coveiros de tópico, que pouco adicionam ao fórum e ressuscitam assuntos sem a menor necessidade e sem adicionar nada aos mesmos. Abraços, Dudu
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas | Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido |