CENTRAL DE ATENDIMENTO
De segunda à sexta das 8:00 às 17:30
(11) 3522-7626 / vendas@robocore.net
Retornar
ao topo

Classifique este tópicoPéssimoRuimMedianoBomÓtimo
Ir para página 1 2  Next
Autor
Mensagem
3
PeDrOhLt

Level 0
623355 xp

Local:
São Bernardo do Campo / SP

3
PeDrOhLt

Responder com citações
Mensagem Ter Dez 02, 2008 10:45 pm
Procuro motor para a construção de um skate elétrico
Eu sei que o meu projeto não tem nada a ver com esse site, mas eu não sei aonde mais procurar. Eu preciso de um motor forte 200 à 350W, 12 ou 24v, rotação entre 6000 e 3000 RPM, que tenha aqui no Brasil e tem que ter no máximo 60mm de diâmetro. Eu estive pensando em colocar um motor Bosch DPD ou CPB mas eles tem mais de 70mm de diametro então não serve. Aqui em casa eu tenho dois motores 12v que eu tirei daqueles triciclos elétricos, eles servem perfeitamente mas eu acho q não tem força sulficiente. Eu vou usar duas baterias 12v 7Ah ou duas 6v 11Ah.

Será que nesses lugares q fazem manutençao e enrolamento de motores, eles conseguem, mudando a bitola do fio e o número de voltas, aumentar a potência do motor ?Obrigado.

Leo_Tuba

Level 6
6419683 xp

Local:
joinville/ Tubarão / SC

Equipe:
BotVille

Leo_Tuba

Responder com citações
Mensagem Qua Dez 03, 2008 10:21 am
Bom sobre a  Bitola dos fios e mudar o enrolamento, não seria a solução para seu projeto, pois se aumentar a bitola do fio, você ira diminuir a resistência, e teoricamente aumenta a potencia tendo uma secção do fio maior, passando mais corrente, mas a corrente dispara. a temperatura também, Dependendo do motor que você usa, ele deve aquecer muito, e se perde potencia por efeito Joule (calor).
 Digo isso pois estou tentando estudar um pouco mais sobre motores e o que fazer para ter um rendimento maior, o problema é achar um tempo para isto.
 Quanto a procura de motores este é uma velha historia, todos que participam das competições procuram motores ideais para seus projetos, mas muitas vezes acabamos usando o que temos, ou que achamos em ferro velho industrial, procure um pouco mais, ou tente adaptar este motor de 70mm em seu skate.

Por sinal muito legal a ideia. Da para fazer um controle, fica bem legal.
 Uma pergunta, como esta fazendo a transmissão do motor para as rodas?

IX ENECA www.abeeca.org

Comissão Organizadora do ENECA 2009 - Joinville
3
PeDrOhLt

Level 0
623355 xp

Local:

3
PeDrOhLt

Responder com citações
Mensagem Qua Dez 03, 2008 2:18 pm
Então, a transmissão eu vo fazer por correia dentada de 12mm.É uma pena que esses motores que eu tenho não sejam tão fortes quanto eu preciso e motores de mais de 60mm de diametro não tem jeito para adaptar pois o motor ficará em baixo do shape. Eu achei num site de peças pra robôs um motor que eu acho q serve e eh forte, la falava que ele tem 1.43HP Twisted Evil, ai eu acho q ta errado pra um motor daquele tamanho. É um HTI de 4.3mm de diametro http://www.robotmarketpla...s/0-HTIM1.html. Se nao tiver escolha mesmo eu vo pra esse. Smile

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Dez 03, 2008 3:19 pm
O grande problema de qualquer veículo elétrico são as baterias, principalmente no quesito peso e autonomia. 

Pelo que pude perceber você pretende utilizar baterias seladas de chumbo (SLA). Apesar de baratas a densidade energética desse tipo de bateria é muito ruim, especialmente para um veículo leve como um skate.

Não sei qual a sua verba, porém, se possível, recomendo utilizar baterias com maior densidade energética, como as Lítio-Ferro (LiFePO4 ou A123) ou NiCd. Devido a segurança não recomendo baterias de Lítio-Íon (Li-ion) ou Lítio Polimero (Li-Po), que podem explodir sob algumas circunstâncias. 

Quanto ao motor, existem motores muito potentes e pequenos: os Brushless, motores DC sem escovas acionados por 3 trens de pulsos quadrados defasados 120°. A maior vantagem é a relação potência peso, seguida de perto pela eficiencia, que em alguns casos pode chegar a mais de 95%. 

Pesquisando um pouco encontrei um que pode ser um bom candidato, basta clicar na foto: 

Um motor desse tipo, aliado a uma boa redução (motores Brushless são bem rápidos) e um controlador de velocidade parrudo seriam uma ótima escolha. 

Quanto ao motor de 1.43HP vendido na RMP, a realidade é um pouco diferente, essa é potência de pico, a potência útil é bem mais baixa. Temos um motor desses no lab e sinceramente são decepcionantes.

Outra opção interessante seria utilizar um motor de furadeira sem fio, desde que uma de grande potência. Comprando uma parafusadeira da Bosch ou Dewalt de 18V você teria o motor, uma caixa de redução, uma bateria de NiCd e o circuito para regular a velocidade! Mr. Green

Abraços,
Dudu

3
PeDrOhLt

Level 0
623355 xp

Local:

3
PeDrOhLt

Responder com citações
Mensagem Qua Dez 03, 2008 4:20 pm
Eu já tinha pensado nessa possibilidade de usar brushless com lítio ou NiMH, mas o problema é o custo. Eu tenho o automodelismo elétrico como um hobby e pretendo colocar um motor brushless no meu auto, o que já eh caro, imagine um motor brushless mais forte com o controlador. 
O que tenho em mente é fazer um skate elétrico com um custo baixo e ver se da  certo, ai com o tempo eu vou dando uma melhorada. Quando eu tive essa idéia desse projeto, eu achava que não existia isso ainda, mas pesquisando eu vi que ja tem empresas fabricando skates elétricos http://www.alteredelectri...com/boards.htm. Agora eu to tentando descobrir que motor que eles usam pra tentar encontrar um parecido. 
Agora vem outro problema, o controlador. Pode ser com MOSFET ou relê, ai isso depois eu vejo direito.
Valew ai pelas ajudas.  Very Happy

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Qua Dez 03, 2008 9:06 pm
Pedro,

Imaginei que tivesse alguma restrição orçamentária, mas como você não havia mencionado, resolvi sugerir coisas melhores Wink

Pelo que pude ver no site da Altered Skate Surf Labs, o motor deve ser brushless devido o baixo perfil, não acredito que seja PMDC.

Quanto ao preço, tudo depende de onde você conseguir comprar, dê uma olhada com carinho no site que passei na mensagem anterior Wink

Sobre o controlador, no caso de motores PMDC, eu não faria com relés. Já que o motor aceleraria muito bruscamente, possivelmente derrubando o piloto ou dando um belo tranco lateral em seus joelhos. Recomendo uma ponte-H mosfetada, como a OSMC.

Abraços,
Dudu

3
PeDrOhLt

Level 0
623355 xp

Local:

3
PeDrOhLt

Responder com citações
Mensagem Sab Mar 07, 2009 5:44 pm
Opa! Peço desculpas por ter ficado tanto tempo sem responder, pois andei pesquisando sobre os motores, baterias, ESCs... Sobre os motores tá sendo difícil encontrar um motor com as especificações q eu preciso. Então o jeito é comprar em sites internacionais, pesquisando eu encontrei esses q serviriam http://en.unitemotor.com/...uctView_46.html <--- esse é o próprio usado nos skates elétricos.
e tem aquele q vc citou http://www.hobbycity.com/...5330/24)#[/url]  q tem 1900W ou se quiser apelar para a ignorância http://www.hobbycity.com/...q:_70-55)[/url] esse q tem 7000W de potência  Twisted Evil . 

Esses brushless são a melhor opção pela eficiencia, tamanho reduzido e potência, mas o problema é q se eu colocar um ESC de aero ele provavelmente não aguentará, pois o mesmo foi feito para funcionar com o motor em rotação constante e somente tendo a hélice como peso. Então o jeito é construir um controlador para o motor. Eu sei q para fazer um ESC PWM para PMDC não é tão difícil(eu espero), mas para um brushless forte assim, ai eu já não sei. Se eu encontrar um esquema para um ESC q aguente o brushless, ai eu parto para o brushless (o q ficaria até mais barato do q o PMDC), se for muito complicado para mim, ai eu vou no PMDC mesmo. Eu encontrei por acaso esse site de veículos elétricos e encontrei esse patinete q o cara fez com um motor de aero parecido com aquele q vc me indicou http://www.evalbum.com/1587 e esse http://www.evalbum.com/1464 e tem muitos mais nesse site.
Se alguém souber um esquema de controlador brushless fácil, eu agradeceria. Deve existir alguma CI q facilite tudo, ai usando MOSFETs de potência, ele suporte o motor.

Quanto as baterias, eu estive pesquisando e encontrei baterias LiFePO4 (na verdade eu ja sabia mas achava q só tinha para RC) e vi q tem muitas vantagens, como descargas de até 30C contínuos e 60C de pico, podem ser carregadas a 3C, são muito leves, não explodem como as LiPO, terem uma vida útil de 2.000 ciclos(10 anos carregando quase todo dia), podem ser totalmente descarregadas, a tensão só cai nos últimos 10 segundos, são ecologicamente corretas, e mais um monte de coisas boas. Mas como sempre são muito caras por serem umas tecnologia meio recente. Então agora vou ter q suportar o peso das SLA mesmo, q são as q tem maior Wh/$ Laughing  hehe. Vamo ve se daqui 1 ano essa tecnologia já esteja mais acessível. 
Ah.. e agora não vai mais ser um skate normal vai ser um mountainboard q ja está aqui comigo, por isso to procurando motores mais fortes para poder andar com ele na terra, grama, etc.

Então se alguém poder me ajudar e souber um esquema de ESC brushless, eu vo ficar  Very Happy  hehe.

Valeu
                                                                                                                           Pedro.

Mimos

Level 40
40316556 xp

Equipe:
ANDROIDOSS

Mimos

Responder com citações
Mensagem Dom Mar 08, 2009 9:53 am
Dá uma olhada nesse link:

http://adrenalina.mkt9.co...zgwODglN0M0NjM1

Falow

Level 0
-8497 xp

3
pauloghiraldi

Responder com citações
Mensagem Qua Set 01, 2010 11:17 pm
Boa noite, 

Estava lendo aqui, como acabou seu projeto, deu certo? Você fez algum esquema? tava querendo fazer isso no meu carve.

Valeu.
3
PeDrOhLt

Level 0
623355 xp

Local:

3
PeDrOhLt

Responder com citações
Mensagem Qui Set 02, 2010 10:54 am
Então, agora só falta tornear uma engrenagem industrial de 1/2" 8 dentes pra servir em uma corrente de bicicleta e fazer a placa para segurar os sensores hall em cima do motor. 
   Eu estou usando um motor brushless outrunner 63-74 e um controlador brushless sensored pra e-bike. Já dei umas voltas com ele com relação 2.9:1 e funcionou ok mas esquentava o motor. Então vou mudar a relação para 4:1, assim vou ter mais torque e o motor vai esquentar menos. O controlador está configurado para 85A (2040W). 
   De bateria estou usando 7 células Thunder Sky LiFePO4 de 40Ah em série(http://www.thunder-sky.co...01072311158.pdf). Com essa capacidade da pra andar por umas 2h. No futuro pretendo colocar outro motor para ter traçao nas duas rodas traseiras.
Quando estiver pronto eu coloco fotos.

falow
Pedro
3
pauloghiraldi

Level 0
-8497 xp

3
pauloghiraldi

Responder com citações
Mensagem Qui Set 02, 2010 12:30 pm
Desculpe a pergunta, mas quanto ficou a brincadeira até agora (R$)? É simples a montagem, tenho bom conhecimento em mecânica de carro e algum conhecimento em eletrônica, será que num nível básico consigo montar e seguir um esquema?

Vi algumas sugestões de fazer o motor usando uma aparafusadeira elétrica, você chegou a testar esse método? Ou teria algo na aparafusadeira que poderia ser aproveitado? 

Valeu, aguardo as fotos.

Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta. Utilize o verificador ortográfico presente no fórum e escreva com mais clareza.
3
PeDrOhLt

Level 0
623355 xp

Local:

3
PeDrOhLt

Responder com citações
Mensagem Qui Set 02, 2010 5:59 pm
Eu não sei bem o valor exato, ficou em torno de 1200, 1300, incluindo tudo, mountainboard, motor, bateria, controlador e carregador. Isso por que eu estou usando um motor brushless, controlador de ebike e  bateria LiFePO4 24v 40Ah que foram importados e o frete, especialmente da bateria, ficaram bem salgados Sad .
  Uma opção mais barata é usar um motor escovado (pode ser um Bosch de ventoinha de caminhão) e baterias de chumbo. Eu acho que a ideia de usar um motor de furadeira daria certo se fosse em um skate comum, em um mountainboard ou carve acho que não teria força suficiente para atingir uma velocidade boa e provavelmente superaqueceria o motor.

Pedro
3
robomaster7

Level 5
5630678 xp

3
robomaster7

Responder com citações
Mensagem Dom Jan 16, 2011 9:02 pm
Pessoal,

Nunca fiz nenhuma compra internacional, não tenho a minima idéia de como seja ( cartões, mudança de moeda, etc..), mas eu me interessei no motor comentado:

http://www.hobbycity.com/.../18_or_5330/24)

E gostaria que alguém calculasse quanto sairia este motor para o brasil com frete e tudo mais ...

Atenciosamente,
 Lucas Cabral.

evristow
Moderator
Level 111
111245049 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

evristow
Moderator
Responder com citações
Mensagem Sex Jan 28, 2011 8:00 pm
Lucas,

Coloque o motor no carrinho de compras e veja quanto dá o frete para o Brasil. A HobbyKing manda direitinho.

O que acontece as vezes é a Receita Federal taxar (60% de Imposto de Importação, mais ICMS, que varia conforme o Estado, em cascata) e você ter que pagar o imposto no Banco do Brasil antes de retirar nos correios. 

Para comprar em sites internacionais o cartão de crédito precisa ser "internacional" ou seja, emitido aqui, mas capaz de comprar fora. Sobre a compra vai incidir 0.38% de IOF (Imposto sobre Operação Financeira).

Já aviso que demora de 4 a 10 semanas para o produto chegar às suas mãos. 

Eu já vi um motor desses ao vivo, é bem monstro!

Abraços,
Dudu

3
FelipeSantos

Level 0
-10000 xp

3
FelipeSantos

Responder com citações
Mensagem Seg Nov 26, 2012 9:41 pm
Eae Pedro, voce nao possui fotos do projeto? Estou pensando em construir um, e com um projeto ja finalizado com sucesso como base, seria mais facil a construcao. Ja peguei as dicas que deu aqui quanto a materias a ser usado. Se for possivel, mande fotos. Abraco

PeDrOhLt Escreveu:
Então, agora só falta tornear uma engrenagem industrial de 1/2" 8 dentes pra servir em uma corrente de bicicleta e fazer a placa para segurar os sensores hall em cima do motor. Eu estou usando um motor brushless outrunner 63-74 e um controlador brushless sensored pra e-bike. Já dei umas voltas com ele com relação 2.9:1 e funcionou ok mas esquentava o motor. Então vou mudar a relação para 4:1, assim vou ter mais torque e o motor vai esquentar menos. O controlador está configurado para 85A (2040W). De bateria estou usando 7 células Thunder Sky LiFePO4 de 40Ah em série(http://www.thunder-sky.co...01072311158.pdf). Com essa capacidade da pra andar por umas 2h. No futuro pretendo colocar outro motor para ter traçao nas duas rodas traseiras. Quando estiver pronto eu coloco fotos. falow Pedro
Ir para página 1 2  Next

Ir para:  
Todos os horários são GMT - 3 HorasVocê não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes
Anexar downloads : Proibido
Fazer Download de Arquivos: Permitido