^ Retornar ao
Iniciantes : Quero montar um carrinho de controle remoto (sem fio) 
Responder ao TópicoIr para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem

Ormiga

Level 7
7398187 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

MensagemEnviado: Qua Out 29, 2008 11:38 am
   Assunto: Quero montar um carrinho de controle remoto (sem fio)
Responder com citações

jremerich,

A maior dificuldade de eletrônica não é você saber qual o nome do componente que faz o que você quer, e sim saber o que você quer que o seu componente faça. Se você quer saber qual ci implementa uma ponte h escreva no google "full bridge ic" ou entre no site das fabricantes e procure pela seção correspondente. 

Não ache que estudando o básico de eletrônica você vai sair projetando "a torto e a direito". Para saber o que você vai usar, você tem que ter estudado MUITO e saber avaliar as soluções possíveis.

Comentário:
Então, como os senhores encontram os componentes certos? Ou é tudo na lembrança?
Mais uma vez eu te digo, estude, procure os componentes que possam resolver seu problema e escolha o melhor entre eles. Não tenha a ilusão que qualquer um faz eletrônica e que é só juntar as coisas que nem LEGO, caso contrário não existiria o curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Eletrônicos. Abç

evristow
Moderator
Level 109
109660606 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

MensagemEnviado: Qua Out 29, 2008 11:42 am
Responder com citações

Pesquisando e estudando, simples assim. 

Mas para isso é preciso sim saber o básico e dependendo do projeto, muito além do básico para ter o resultado esperado.

Por exemplo o caso do seu resistor se encaixa nisso, caso tivesse pesquisado um pouco mais teria descoberto que resistores são comercializados com R ao invés de Ohm escrito, isso quando não são resistores acima de 1K Ohm, posso citar o de 2200 Ohm, que é vendido como 2K2 ou o 47000 Ohm, 47K, é um padrão de nomenclatura. O mesmo vale para capacitores, que muita vezes só tem a grandeza impressa. 

Para saber mais sobre um componente, existem datasheets feitos pelos fabricantes, lendo o do do L293, não só diz que é uma ponte-H completa, como também que suporta até 1A contínuos, 2A de pico e por ai vai. 

Quanto ao seu carrinho acender um led quando entrar em um ambiente escuro, mais do que qual o tipo do led, que é bastante irrelevante - neste caso tanto faz, já que o tamanho do led apenas define a sua intensidade luminosa, é como perceber que está escuro e precisa ligar o led. Mais uma vez isso depende de conhecimento e pode ser feito de diversas formas, sejam analógicas, usando cis lógicos do tipo not, and ou or, ou digitais, com o uso de um microcontrolador. 

Quanto a comparar desenvolvimento de softwares com eletrônica, concordo que há muitas semelhanças, porém existem diferenças cruciais. No software caso não funcione você muda a rotina, recompila e testa; já na eletrônica se não funcionar as chances de ter queimado alguma coisa são bastante altas, logo apenas reposicionar os componentes não resolveria. Além disso não acredito que você tenha se tornado um desenvolvedor de software sem ter estudado ao menos o básico da linguagem que você programa ou não recorre a fontes fora da sua memória quando tem alguma dúvida, por tanto sempre é necessário um esforço para aprender e começar. 

Particularmente quando preciso tirar alguma dúvida de eletrônica, recorro a livros, pdfs e a buscas na internet, esta última principalmente quando a dúvida é descobrir um determinado componente para alguma função, porém de nada adianta buscar se não souber filtrar o resultado. Logo saber o que se está procurando e como procurar é a melhor forma, porém isso demanda conhecimento, que só vem com estudo e pesquisa. 

A parte do conhecimento, outro grande empecilho para quem quer desenvolver um sistema de alto nível do zero, especialmente um de transmissão sem fio, são os equipamentos necessários. Logo de saída precisa de um osciloscópio capaz de ler a freqüência de transmissão do sistema, ainda faltariam um analisador lógico, um gerador de função, uma fonte com boa precisão, etc. Logo um investimento assombroso. 

O grande problema é que a grande maioria das pessoas - não estou dizendo que seja o seu caso, espero que não - quer tudo pronto, mastigado e explicado... sem querer jogar um balde de água fria, isso é muito raro. 

Portanto na maioria dos casos é muito mais barato e rápido implementar um sistema a partir de algo que já existe. Não vejo demérito nenhum, na verdade vejo mérito, já que reinventar a roda é normalmente perda de tempo.

Abraços,
Eduardo

jremerich

Level 0
940609 xp

MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 4:05 pm
Responder com citações

Então....

Na programação estudei sim o básico para poder desenvolver os complexos que hoje faço...

Assim como o Ormiga comentou, não é qualquer um que faz eletronica, assim como não é qualquer um que faz programação...

O que eu quiz dizer no meu post é que muitas vezes queremos fazer algo e nos deparamos com a questão: "Por onde começar?" o que provavelmente aconteceu com o nosso amigo que abriu o topico... 

Por exemplo, num outro tópico um cara me disse que o L293 tinha a ponte H completa. Blz, se já tem a completa então vou atraz dele pra eu aprender a usá-lo...

A questão não é reinventar a roda e sim aprender como se faz ela e quais materiais utilizar.

Descobri agora que se eu buscar no google "full bridge ic" eu encontro muita coisa que ainda não tinha encontrado sobre ponte H... Como é que o Ormiga descobriu isso? Com experiencia, não foi? Mesmo que alguém o falou isso, ele aprendeu e adiquiriu o conhecimento então não custa nada repassar para os outros.

Como falei anteriormente, quando deparamos com situações de não saber pra onde ir e encontramos algum lugar que tenha pessoas que possam nos ajudar a encontrar o caminho a seguir já é uma benção.

Não custa nada falar algo como isso pro nosso amigo: Cara, tem esse site http://www.rogercom.com/pparalela/LptWireless.htm que o cara controla componentes via radio-frequencia através da porta-paralela (LPT) do seu computador, quem sabe te ajuda em alguma coisa! E dá uma procurada por ponte H aqui no fórum e na net que vc vai precisar disso.

Aew sim, se o cara vir querer receita de bolo a gente manda pedala! Lá tem vários componentes (que eu estou adiquirindo para estudar aquilo lá), tudo certinho.

E de boa, uma dica pra galera do fórum que manja aew... Porque não fazem um tutorial para um carrinho com controle (com fio mesmo)... assim esse pessoal que cai de pára-quedas aqui já tem uma base pro assunto... Sei que se desvia um pouco do foco do fórum mas já ajuda muita gente que venha a entrar na guerra de robôs!

Não quis dar lição de moral em ngm, longe de mim... Mas isso acontece em tudo quié fórum, os caras chegam, fazem a mesma pergunta que zilhões de pessoas e são recebidos com "Procura antes!!!", "Vai estudar primeiro!"... Poxa, ngm nasceu sabendo!

Falei pagaraio já! Vlw a força de vocês!

evristow
Moderator
Level 109
109660606 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

MensagemEnviado: Sex Out 31, 2008 1:16 am
Responder com citações

Concordo que o começo é a coisa mais difícil, mas não é nem de longe a complicação que muitos acham, basta organizar as idéias e ir devagar, aprendendo. 

Por exemplo, controle de motor DC. Digamos que a pessoa não saiba nada, mas resolve pesquisar. Primeiro ela pesquisa por controle simples de motor DC, já na primeira página de resultados vai ver Ponte-H, PWM e outros conceitos úteis; depois basta pesquisar esses conceitos e a por ai vai. Não adianta querer começar logo por fazer um sistema de transmissão sem fio completo, as dificuldades vão ser muito grandes e as chances do projeto ser abandonado, muito altas.

Logo o que quis mostrar com a minha mensagem anterior é que é preciso ter pé no chão, ter noção do quanto se sabe e o que se pode fazer com isso (mesmo que seja nada) e incrementar o conhecimento conforme o possível, já com buscas na internet, fóruns, livros, revistas (existem algumas muito boas, pena que estão em extinção) e se possível conversando com pessoas que sabem mais que você, mesmo que seja um pouco mais.

Concordo que experiencia ajuda, mas de como ninguém nasce sabendo de onde ela vem? A resposta é simples, estudo, pesquisa e dedicação. Claro que o Ormiga não nasceu sabendo que full IC bridge é um CI de ponte H completa (tá bom, no caso dele tenho algumas dúvidas, reza a lenda que ele comia silício na papinha), mas aprendeu isso de alguma forma, como você. 

Não passou pela minha cabeça que você queria dar lição de moral, entendi bem a mensagem, apenas escrevi algo mais para que outros iniciantes possam refletir antes de sair perguntando. Peço desculpas se deixei essa impressão.

A questão que gera respostas como "pesquise", "use a busca" ou "isso já foi respondido" é justamente a questão repetida, a maioria das perguntas feitas por iniciantes nesse e em outros fóruns, já foram respondidas. O grande problema que vejo em muitos iniciantes é que eles simplesmente não querem pesquisar.

Pelas suas outras mensagens, vi que você não é um deles, e que está indo aos poucos, aprendendo conforme faz. Esse é o melhor caminho, só tem um porém ele não é rápido, mas é muito divertido.

Abraços,
Dudu

jremerich

Level 0
940609 xp

MensagemEnviado: Sex Out 31, 2008 12:14 pm
Responder com citações

Taí! Concordo plenamente em tudo!

E que bom que você me entendeu! =]

Vou indo na minha busca... Um dia consigo o que quero! =]

Vlw!

Firo

Level 4
4088547 xp

Local:
Povoa de Varzim / ZZ

Equipe:
FireTiger

MensagemEnviado: Sex Out 31, 2008 6:59 pm
Responder com citações

isso mesmo procura que voce acha, um projecto de um bot tem muita dor de cabeça, isto é se voce quiser um bom bot seja ele de combate seja ele "normal", não repita o que eu fiz no meu pimeiro projecto da versão do meu pimeiro bot que foi um desaste autentico....se possivel voce deve fazer um projecto em 3D, e fazer no desenho o mais rigoroso que voce pude,r para não haver falhas, no caso duma eletrónica simples também depende muito da quantidade de dinheiro que queira gasta (um concelho, se for para um projecto para aprender a construir mesmo e depois mais tarde fazer algo complexo, utilize uma eletronica simples, mais tarde num projecto mais completo, uma eletronica mais elaborada conforme os seus conheçimentos) estude bem o que voce quer no projecto primeiro depois põe em pratica para nao haver erros... Rolling Eyes  Rolling Eyes 

espero ter ajudado....  Confused 

Arrow equipe: BlackTiger         ..:::Portugal::::....

....:::::the power is my::::::.....

Moderação: Qualidade da escrita
Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as regras de conduta

PauloChip

Level 26
26414056 xp

Local:
Embu / SP

Equipe:
Proteus

MensagemEnviado: Sex Out 31, 2008 7:29 pm
Responder com citações

Como encontro o componente certo ?

Quem disse q eu encontro ?  Smile 

Bem vindo ao maravilhoso mundo da eletrônica (e de outras áreas) onde pesquisa, pesquisa e pesquisa é a base p manter um conhecimento básico sobre o que há disponível no mercado (nacional e internacional) e, a partir dai, poder idealizar alguma aplicação.

Faço sua pergunta a mais de 20 anos (quando decidi ser um desenvolvedor) toda vez q inicío de um projeto (meu ou de cliente). Cada novo equipamento/circuito não pode simplesmente sair da minha cabeça, porque o q está na minha cabeça é passado e esta área vive apontada p o futuro. 

Compre revistas, assista paletras, faça cursos, entre em fóruns, leia livros, acesse a internet, converse com conhecidos, visite a Sta. Efigênia (mesmo se vc for de fora de SP), estude diagramas de equipamentos, projete, consiga um amigo para explicar p ele o q vc sabe e deixe q ele te explique o q ele sabe, quando tiver mais experiência dê cursos e palestras, escreva artigos e ajude seus colegas de fórum.

Mas antes de tudo isso faça o principal: Questione-se se vc ama esta profissão, se a resposta for sim, tudo dito acima não é nada... nada além de diversão. Wink

re-tunado

Level 0
0 xp

MensagemEnviado: Qui Dez 18, 2008 4:56 pm
Responder com citações

so uma pergunta para fazer um rc vou ter que usar uma placa modulo rf o receptor no carrinho e o transmisor no controle?qual os fios que vou ter que conequitar?por exemplo;os fios do motor os fios do motor da direção do carrinho os fios da bateria?em que lugar eu coneqito esses fios Question  Question  Question

Glaucobaio

Level 0
202218 xp

Local:
são josé dos campos / SP

MensagemEnviado: Dom Dez 21, 2008 10:31 pm
Responder com citações

hi galera, Exclamation 

primeiramente é muito este fórum e estes tópicos, sou téc. eletrônico, e tenho um projeto de fazer inicialmente um helicóptero RC, achei muita coisa, mas com pouco alcance (a maioria) e tambem com poucos "canais". Precisaria de eixos X, Y, Z e mais 2 para operações especiais.

ja pesquisei e achei umas coisas legais, mas se alguém puder me ajudar agradeço muito. Laughing 

preciso de um emissor e receptor de 6 "canais" (acho que é isso mesmo) e principalmente controlador de velocidade para que os comandos sejam mais leves.

muito obrigado,

Glauco Baio.

dieliton

Level 8
8273400 xp

Local:
Colinas / MA

MensagemEnviado: Sab Jan 10, 2009 5:51 pm
Responder com citações

Cool   amigo,acho que vc  teria que usar um motor que suporte pelomenos o triplo do peso de seu elicoptero para ele poder subir portanto faça o mais  leve possivel!!

faça com menos de 1 kg ai vc usa 2 pitmans faz com 2 elices  aguenta ele numa boa

ele so vai precisar da placa para comando rc!!! e os motores o resto e a elice,as pilhas ou baterias e a  capa dele!!! 

boa sorte espero ter ajudado!!!

Uma Corrente só estoura se os elos forem fracos!

Glaucobaio

Level 0
202218 xp

Local:
são josé dos campos / SP

MensagemEnviado: Sab Jan 10, 2009 7:42 pm
Responder com citações

na realidade vou fazer com mais peso, para funcionar de forma mais robusta, bateria mais pesada, com 4 pás, tenho um projeto de movimento axial no eixo X, e o que eu queria era fazer um bom comando rc (para 1 Km mais ou menos) mas sem comprar um emissor e receptor, mas não sei se vai dar ou compesar em cash..
daí já utilizaria este controle também em outros projetos.

Obrigado.

bastewe

Level 0
0 xp

MensagemEnviado: Ter Nov 23, 2010 6:16 pm
Responder com citações

eu queria tentar arrumar meu carrinho de controle mas eu n sei quase nada, tipo ta solto um fio vermelho e 2 branco, 1 branco eu sei o que faz mais o outro n.

Tbm queria saber onde posso encaixar.\

Obs: os dois soltos: branco e vermelho: sao da trasao

Delay8ms
Moderator
Level 29
29068582 xp

Local:
Rio de Janeiro / RJ

Equipe:
ODDBotz

MensagemEnviado: Ter Nov 23, 2010 10:36 pm
Responder com citações

Comentário:
...Descobri agora que se eu buscar no google "full bridge ic" eu encontro muita coisa que ainda não tinha encontrado sobre ponte H... Como é que o Ormiga descobriu isso? Com experiencia, não foi? Mesmo que alguém o falou isso, ele aprendeu e adiquiriu o conhecimento então não custa nada repassar para os outros...
Caro jremerich. Acredito que você tenha entendido o que o Dudu e o Ormiga queriam dizer. Mas só exemplificando, eu tenho uma experiência bem básica em eletrônica, mas até agora consegui fazer tudo que realmente quis projetar e construir, claro que muitas coisas que quero fazer ainda tenho que aprender muito mais vou fazer pois estou disposto a aprender. Mas praticamente tudo que aprendi foi pesquisando, observando e adaptando o que aprendi às minhas necessidades. Eu criei um tópico nesse fórum sobre um robô seguidor de linha. Lembro que a uns 8 anos atrás eu decidi fazer um seguidor de linha, e certa vez ouvi falar de um CI que tinha duas pontes H (isso á uns 7 anos atrás), dai eu comecei a pesquisar o CI e ver para que ele serve e ver como poderia usá-lo, aprendi que ele tem um input de tensão que liga/desliga o motor, descobri que se eu liga-se um resistor de valor muito alto no input o motor não ligava, dai eu pensei em fazer com que a resistência variasse de acordo com a reflexão do chão (isso a uns 4 anos atrás), pesquisando descobri que já existia um componente com essa característica que é o resistor LDR (light dependent resistor), dai decidi implementar ele no meu circuito e finalmente a 3 anos atrás eu consegui fazer um seguidor de linha, bem básico mais que consegue percorrer um circuito. Oito anos para fazer um robô é muito tempo, concordo, mas a maioria das coisas que aprendi em eletrônica foram através de revistas e da internet, no começo eu não tinha ninguém que nem o Ormiga ou algum professor que pudesse me orientar isso veio depois, e o meu conhecimento prévio me ajudou muito de fato, eu só estou falando isso como estimulo para que os iniciantes tenham em mente que tudo é possível quando se quer de verdade. Quanto a revistas eu gosto muito da Elektor, as vezes eles lançam uma edição especial com vários circuitos e a explicação de seu funcionamento, é um bom investimento. Wink Grande abraço a todos Delay

Just for Fun
Responder ao Tópico Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir para página Anterior  1, 2
ROBOCORE Índice -> Iniciantes
Página 2 de 2

Ir para:  
Você não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens