LOJA FÍSICA
Praça Mauá, 4541 - Sala 22
09580-050 - São Caetano do Sul / SP
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 3522-7626
info@robocore.net
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda à sexta das 9:00 às 18:30
Retornar
ao topo


Iniciantes

Pergunta
·  1. Estou interessado(a) em construir um robô para participar da competição na categoria de combate de robôs, mas não sei por onde começar.
·  2. O que é necessário em termos de experiência e equipamento para construir um robô?
·  3. Quanto custa?
·  4. Legal, quero competir. Vocês têm alguma sugestão?
·  5. Vocês e outros competidores poderiam me dar uma ajuda... por favor?
·  6. Ei cara, o que eu faço pra construir um robô?
·  7. Desculpe, mas vocês podem me dar uma visão de como é o processo?
·  8. Como eu posso conseguir patrocinadores para o meu projeto?
·  9. Que tipo de controle eu poderia usar?
·  10. E agora?

Resposta
·  1. Estou interessado(a) em construir um robô para participar da competição na categoria de combate de robôs, mas não sei por onde começar.

Para quem está começando na área de robôs de combate recomendamos dois tutoriais desenvolvidos pelo professor Marco Antonio Meggiolaro, orientador de uma das equipes mais tradicionais na competição, a RioBotz. Nestes tutoriais são apresentados alguns tipos de robôs de combate existentes, conceitos de mecânica, eletrônica, ferramentas necessárias, ou seja, ideal para quem está começando.

Tutorial em Robôs de Combate v1.0

Video-Tutorial da RioBotz sobre construção de robôs de combate

RioBotz Combot Tutorial v2.0 (Inglês)

Recomendamos também buscas em nosso fórum, onde diversos competidores participam com opiniões e sugestões de melhorias nos diversos projetos de robôs de combate.

Fórum RoboCore



·  2. O que é necessário em termos de experiência e equipamento para construir um robô?

Qualquer um pode construir um robô. Cada ano aumenta o número de competidores que participam pela primeira vez. Estudantes de engenharia (elétrica, mecânica, controle e automação), analistas de sistemas, programadores... não há uma categoria específica.

Às vezes principiantes acabam ganhando a competição! Desde que tenham ferramentas básicas e algum conhecimento de elétrica / mecânica, motores e comunicação...

A partir daí já é possível construir um robô!



·  3. Quanto custa?

Não sejamos hipócritas: robôs custam dinheiro, às vezes, muito dinheiro. Por exemplo, alguns construídos para a ultima guerra custaram cerca de R$3.000,00, outros, muito mais...

Porem, é possível construir um robô dentro de um orçamento, com muito planejamento, tempo e esforço. Muitos construtores gastam duas vezes mais do que deveriam ou do que foi planejado por enganos e falhas no projeto durante o processo de construção. Contudo, se você pensa que algum componente está superfaturado, nós recomendamos que você tente construir por conta própria. A partir de então você vai começar a perceber as dificuldades e, geralmente, vai entender que há um motivo real para tal custo.

Não pense que construir um robô para combate sairá de graça.



·  4. Legal, quero competir. Vocês têm alguma sugestão?

Não. Todo o processo para participar de uma competição de guerra de robôs envolve leitura, pesquisa, leitura, perguntas, leitura e assimilar diversos pontos técnicos. Obviamente vários itens convergem para disciplinas de robótica, podendo chegar em um ponto em que você não tenha mais conhecimento suficiente e pense "não sei mais o que fazer". Se isso acontecer, não desista. Tire alguns dias para procurar e pesquisar a respeito deste item especificamente compre materiais, realize testes, procure pessoas que possam ajudar, e certamente você terá aprendido o suficiente para obter sucesso na segunda tentativa.



·  5. Vocês e outros competidores poderiam me dar uma ajuda... por favor?

Sim. A melhor fonte de informação sobre guerra de robôs são os outros competidores. Mas, lembre-se, antes de sair perguntando por ai, tente encontrar a resposta sozinho, na Internet (www.google.com.br) ou fóruns do assunto, na maioria das vezes a sua pergunta já foi respondida.

Se mesmo assim você não encontrar a resposta, o jeito é mandar um e-mail, abrir um tópico de discussão para os competidores. Muitos estarão aptos a responder, mas, por favor, seja específico. É complicado responder perguntas do tipo "Ei cara, o que eu faço pra construir um robô?".



·  6. Ei cara, o que eu faço pra construir um robô?

(Sem comentários!)



·  7. Desculpe, mas vocês podem me dar uma visão de como é o processo?

Claro. Primeiramente você deve decidir qual tipo de robô deseja construir (com armas, de "virar", de porrada, etc.) e fazer um projeto. Com o respectivo projeto, parte da equipe deve começar o processo de construção e a outra parte desenhar no computador (antes de comprar qualquer peça). Este processo é uma questão de estilo €“ faça aquilo que se enquadra melhor no seu jeito.

Também é necessário determinar quanto dinheiro está disponível. Geralmente, o controle, controladores, baterias, carregadores e motores são os componentes mais caros em um robô (a não ser que você tenha uma arma incrivelmente irada!).

Depois de decidir qual tipo de robô será construído e realizar o projeto de construção, você deve determinar de que forma serão adquiridos os componentes. Novamente, leia sugestões de outros competidores e procure na Internet. Procure em livros, pesquise... mas comece a construir o mais rápido possível. Você irá aprender muita coisa no decorrer de todo o processo que talvez faça mudar de idéia algumas vezes, é impressionante como a maioria dos competidores deixam para fazer os ajustes sempre na última hora!

Terminando seu robô em tempo, será possível realizar testes, praticar e ter tempo de sobra pra resolver problemas que certamente surgirão. Portanto, boa sorte e divirta-se!



·  8. Como eu posso conseguir patrocinadores para o meu projeto?

Muitos acreditam que existe uma infinidade de empresas dispostas a oferecer rios de dinheiro para aqueles que desejam construir um robô e estão à procura de patrocinadores. Isso não existe.

A maioria das equipes patrocinadas já possuía um prévio relacionamento com seus patrocinadores, o que facilita bastante.

Mas um ponto muito importante para conseguir um patrocinador é ter um robô pronto e mostrar suas habilidades. É muito difícil encontrar quem patrocine idéias. Portanto, provavelmente em seu primeiro ano, você terá que arcar com a maioria dos custos para que tenha alguma coisa para mostrar no ano seguinte.

Outro ponto a ser considerado, é a reputação de sua equipe, se possui um website, quais as formas de veicular a imagem do patrocinador e finalmente seus resultados nos eventos anteriores. Como este evento tende a crescer, os possíveis patrocinadores estarão interessados em ter sua imagem veiculada aos times que estão no topo, que farão sua marca estar exposta cada vez mais.



·  9. Que tipo de controle eu poderia usar?

Você pode usar o tipo de controle (via rádio) que desejar, apenas deverá informar a freqüência de seu controle no ato das inscrições, para que não haja problema de interferência durante as competições. (A escolha da freqüência é dada por ordem de inscrição, portanto é sempre viável que cada equipe tenha mais de uma opção de freqüência).

Lembramos que é expressamente proibida qualquer tipo de interferência na comunicação via rádio



·  10. E agora?

É importante revisar todas as regras da competição, antes de iniciar seu projeto. Mãos-a-obra!