^ Retornar ao
Iniciantes : Como construir um robô bem básico 
Responder ao TópicoIr para página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Next
Autor Mensagem

Pedrinhu

Level 0
38010 xp

Local:
São Paulo / TO

MensagemEnviado: Seg Abr 17, 2006 5:36 pm
   Assunto: Como construir um robô bem básico
Responder com citações

Bom galera é o seguinte,

Eu to precisando construir um robô (o mais simples possível) para a Feria de Ciências do meu colégio. Se alguem tivé algum link ou alguma "receita" de como eu posso fazer isso me enviem por favor.
meu email é phvendramini@directnet.com.br

Agradeço desde já.

dextervip

Level 0
47170 xp

MensagemEnviado: Dom Mai 21, 2006 9:04 pm
Responder com citações

Olá amigo,

Você pode olhar esse site http://www.iorobotics.com tem uns projetos de robotica e peças para venda

diogenes

Level 0
-60000 xp

MensagemEnviado: Ter Abr 17, 2007 11:41 am
Responder com citações

ola será que alguem poderia me ajudar 

gostaria de construir um robô para a feira de ciências

um robô de  menos de 100 reias que possa chamar a atenção por seus movimentos

Wurs
Moderator
Level 31
31713342 xp

Local:
Poços de Caldas / MG

Equipe:
Uai!rrior

MensagemEnviado: Ter Abr 17, 2007 4:31 pm
Responder com citações

CArinha,

Este tipo de coisa que vcs querem vc só encontrará na revista mecatronica facil. A maior parte dos Robos que trabalhamos aqui são bem mais complexos e Robustos.... Muito robustos.
Só um controle de aeromodelo basico de 4 canais sairia mais de 400 reais..

A minha proposta é a seguinte! Use a sua criatividade... 
Pegue um carinho simples de controle remoto... modifique ele... adicione coisas.... descubra como funciona ... Algo bem simples mesmo... a energia entra em um lado o fio do motor sai do outro lado.... será que posso ligar uma lâmpada aqui !! este tipo de coisa. Feira de ciências não é pra vc pegar algo que vc nem sabe o que é e levar... acho que vc tem que mostrar algo que tenha apreendido... mesmo que superficialmente.

Outra opção é conseguir uns motores e redutores de brinquedos, montar um robozinho e controla-lo com chaves liga desliga!!
e fios... tipo de telefone. Use o que tem a mão .... Cds velhos, tubos, caixas de sapato, madeira, cola, super bonder, dedos, etc... Criatividade galera....
Cara eu quando tinha sua idade fiz um carrinho assim !!
usando uma chave de liga desliga pra controlar o carinho e uma para ligar um imã que atraia um pedaço de metal e virava o carinho, eu mesmo enrolei o fio em um eixinho de metal e criei o eletro-imã... igual vi no Mundo de Beakman ( ou algo assim).... Isso nem passa mais.. a Tv está perdendo sua parte cultural boa...
Tudo isso por fios... era precário.. mas foi eu que fiz tudo, e não gastei nada! Foi muito Loco!!

Acho que vcs usam pouco a sua Criatividade....
Milhares de pessoas vêem aqui toda semana e pedem receita.....
MAs não pensam que elas mesmas tem a capacidade de aprender por si só! CAra pegue coisas velhas , estragadas, desmonte-as descubra apreenda! Os melhore Cientistas e Engenheiros não aprenderam tudo que sabem na escola.... eles foram atrás!

Abraço

Wurs

Última edição feita por Wurs em Seg Dez 10, 2007 1:54 pm; editado 2 vezes no total

Vetor
Moderator
Level 26
26098693 xp

Local:
Joinville / SC

MensagemEnviado: Qua Abr 18, 2007 1:10 am
Responder com citações

Começa bem como o Wurs disse...

Eu adorava é fazer testes com hélices. Colocava elas sobre um carrinho só pra ver ele andar sem ter tração nas rodas.

Mas para a sua feira de ciências, você pode demonstrar acionamentos de motores, mas como eles normalmente tem rotação muito alta, fica difícil conseguir acionar um braço que não faça movimentos bruscos ou descontrolados.

Uma solução para sistemas mecânicos é demonstrar alavancas (interpotente, interresistente e intefixa) que são a base de qualquer braço mecânico. Se quiser cosntruir um braço completo, use pedacos de arame para fazer manivelas, pedaços de rolha pra fazer polias e barbante para as correias. Tudo vc aciona manualmente e gasta bem pouco ou quase nada.

Se de fato quiser investir R$ 100,00 compre lego! Ta certo que com esse valor é difícil conseguir um Technic (que acompanha motores), mas não é impossível.

Leia as regras de conduta. A moderação agradece!

RAPTOR

Level 1
1064038 xp

Local:
BELO HORIZONTE / MG

MensagemEnviado: Qua Abr 18, 2007 10:52 am
Responder com citações

E aew

Tem o lego mindstorms q acompanha uma unidade programavel, sensores e motores. E muito legal  Very Happy  e didatico, mas eh caro e naum sei se encontra no Brasil...  no site da lego deve ter o preço.

flow

Smilodon

Level 1
1010000 xp

Local:
São José dos Campos / SP

MensagemEnviado: Qua Abr 18, 2007 10:06 pm
Responder com citações

O lego é uma boa opção pelo que é capaz de fazer.....POREM o preço é elevadissimo.....

Tive a oportunidade de participar de uma competição brasileira de robos de lego feita em São Paulo....

As possibilidades de montagens do lego MindStorm tendem ao infinito(Junto com o Preço).....

Na minha opnião um robo facil de fazer seria pegar uns dois carrinhos de controle desses de dois canais(made in china)é capaz de voce te-los em casa....
Voce poderia pegar a parte de locomoção de um e com a placa de controle do outro carrinho daria para vc montar até um braço simples(que se movimenta em um eixo somente)...
Assim voce teria um braço robotico,com locomoção e barato(50 reais)...
A parte estética fica por sua conta....Criatividade!!!!!

flw

Uai!rrior - Unifei
Build the best.Destroy the rest

Vetor
Moderator
Level 26
26098693 xp

Local:
Joinville / SC

MensagemEnviado: Qui Abr 19, 2007 12:45 am
Responder com citações

De tanto que mensionam essas gambiarras com carrinhos "made in china", ta aí a minha.
Quem quiser fazer uma dessa e tiver dúvidas é só perguntar.

Ps.: Não sei se alguém ja fez isso, mas as placas que usei aí foram desenhadas com plotter de recorte. Simples, eficiente e barato.

GuilhermeBH

Level 4
4028991 xp

Local:
BH / MG

MensagemEnviado: Dom Abr 22, 2007 12:58 am
Responder com citações

é isso msm galera, usem a criatividade
eu montei um robozinho q fico legal so com sucatas
depois coloco uma foto..

me dis ai vetor o q q o seu invento faz
pq pela foto nao ta dando pra entender direito..

abraçaumm pra todos 
bolim

Vetor
Moderator
Level 26
26098693 xp

Local:
Joinville / SC

MensagemEnviado: Dom Abr 22, 2007 4:12 am
Responder com citações

A foto era mais pra mostrar que é possível fazer um carrinho de controle remoto simples virar um controle para robô.

O que eu fiz foi usar um relê para cada transistor a fim de poder usar  voltagem e a corrente de acordo com o relê sem se preocupar com o restante da eletrônica.
Para fazer a inversão de um dos motores alinhei o servo que fazia a movimentação das rodas dianteiras do carrinho a dois pares de switchs. Quando um par é acionado a polaridade se inverte.

Se for reparar, o suporte de pilhas é a base do carrinho. O que não aparece na foto é que usei cabos de fonte, incluindo conectores, para fazer a ligação entre as pilhas e o circuito. Quando quero posso ligar o circuito em uma fonte de PC.

Vido

Level 10
10646875 xp

Local:
São Carlos / SP

Equipe:
THE_KILLERS

MensagemEnviado: Qua Abr 25, 2007 4:01 pm
Responder com citações

Oi.
Comentário:
Eu to precisando construir um robô (o mais simples possível) para a Feria de Ciências do meu colégio. Se alguem tivé algum link ou alguma "receita" de como eu posso fazer isso me enviem por favor.
Na verdade não existe e nunca deveria existir uma "receita", pois isto é algo tão rico (é claro que no sentido do aprendizado) que se houvesse uma "receita" perderia totalmente a graça.
Comentário:
Cara eu quando tinha sua idade fiz um carrinho assim !! usando uma chave de liga desliga pra controlar o carinho e uma para ligar um ima que atraia um pedaço de metal e virava o carinho, eu mesmo enrolei o fio em um eixinho de metal e criei o eletro-imã... igual vi no Mundo de Beakman ( ou algo assim).... Isso nem passa mais.. a Tv está perdendo sua parte cultural boa...
Eu também tinha este programa nos finais de tarde, assistir aquele cara de jaleco verde e cabelos arrepidados. Sempre fiz minhas "zicas", e tenho historias legais para contar. É por isso que para este tipo de coisa não se deve "dar tudo pronto". É o seguinte: 1°- Você tem alguma idéia do que você quer fazer ? Pois você não deixou muito claro isto. 2°- Não tente fazer algo muito sofisticado, faça algo simples porém criativa. E prinipalmente, use tudo o que você pode achar na sua casa. Uma idéia: Use os carrinhos "made in china". Pois ele têm 1 motor como 3 ou 4 engrenagens, 1 Placa, 2 Lâmpadas, e 1 Controle - Isso provalemente é tudo o que você vai prescisar da parte eletrônica. Para a estrutura, utilize plastico. Além de ser mais resistente que o papelão (Isso mesmo, eu já fiz esse tipo de coisa com papelão e fita crepe. O resultado você já sabe...), ao aquecer a maioria dos plasticos eles ficam maleaveis, assim você pode modelar. E para unir 2 partes basta ir a cozinha da sua casa, pegar uma faca velha, ligar o fogão (Cuidado para não fazer besteira, ou se machucar) e usar a ponta da faca aquecida para unir as duas partes. Uma dica é avisar sua mãe o que você está fazendo, ou ela vai ficar reclamando o cheiro de queimado na cozinha. Outra idéia, e talvez cause menos trantornos, é usar cola para PVC, poid ela também deixa o plastico mole.

gahlok

Level 1
1042702 xp

Local:
são lourenço da serra / SP

MensagemEnviado: Ter Jul 17, 2007 11:38 pm
Responder com citações

mas é muito difícil para um iniciante fazer um outro robô (nas mesmas proporções desses de "made in china") usando motores deste, suas partes eletrônicas, etc. Só que adaptando para um controle de rádio?  Confused

obrigado pela atenção

sertaonoticias

Level 0
932339 xp

Local:
Sousa / PB

MensagemEnviado: Qua Jul 18, 2007 9:41 am
Responder com citações

Ai cra arruma um carrinho daqueles que andam para frente e para tras e pros lados e fala pra gente que te ensinamos certo abraços Cool 

Paiva00

Level 0
0 xp

Local:
Natal / RN

MensagemEnviado: Qua Jul 18, 2007 12:52 pm
Responder com citações

Olá a tds.
tb to tentando fazer uma coisa desse tipo... apenas to tentando fazer um krrinho ao meu gosto.  Cool . tenho uns 6 motores desses carrinhos simples, 3 carros desses "made in china" e umas poucas outras parafernalhas q encontro. 
o pro q to axando, eh q, 2 desse carrinhos eh dakeles mais simple q so vai pra frente, e pra tras rodando. ai queria saber se tem como eu aproveitar as placas desse carrinhos pra incrementar otas funçoes no carro, como liga uma helice, ou pra o carro fikar cm duas velocidades, q de pra ser acionada por controle. 

Obs: num tenho mtos conhimentos tecnicos naum, mais experimental ou por pesquisas q fiz na net etc.

desde ja agradeço!  Wink

Vetor
Moderator
Level 26
26098693 xp

Local:
Joinville / SC

MensagemEnviado: Qui Jul 19, 2007 12:50 am
Responder com citações

Paiva, parabéns, vc ja começou pelo caminho certo. Pesquisando.

Como vc ja pode ver neste mesmo tópico, é relativamente fácil "gambiarrar" um carrinho de controle remoto para que funcione com motores mais potentes e manobrando usando a tração das rodas.

Das parafernalhas q vc disse ter, o bom mesmo são reduções. Se tiver alguma (ou de preferência um par idêntico) ja vai te facilitar um bocado, ja que usar motores pequenos direto nas rodas normalmente não da um bom resultado.

No tópico "Ideia nova, vejam se dá certo" o pessoal da uma comentada a respeito deste controles. Interferência e afins. Vale a pena dar uma lida.

No tutorial da RioBotz tem uma preliminar das pontes H e outras coisas. Se vc quer fazer a seu modo, creio que vc terá uma luz ao le-lo.

Para o controle monocanal (do carrinho que vai para frente e para trás  fazendo a curva), desconsiderando as interferências, um diodo antes do relê faz com que este apenas seja acionado quando o botão do controle é pressionado. O diodo pode ser até um simples LED.

Para as dúvidas que surgirem, o pessoal ta sempre à disposição.

Responder ao Tópico Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Next
ROBOCORE Índice -> Iniciantes
Página 1 de 7

Ir para:  
Você não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos
Você não tem permissão para classificar mensagens
Você não tem permissão para votar em enquetes