Cansado de ter que trocar seu sensor de umidade de solo a cada mês por oxidação? Com o sensor de umidade de solo capacitivo, você não terá mais este problema! Trata-se de um sensor com saída analógica que faz a medição de forma capacitiva e não resistiva, como os sensores tradicionais.
Observações: Acompanha cabo de conexão.
Documentação e Especificações
To make comments you must be logged in. Login.
You are not registered yet? Register Now!
marcelog1986
Sent 2023-06-27 23:23:56
Sent 2023-06-27 23:23:56
qual o raio de alcance desse sensor?
luan.ferreira
Sent 2023-06-28 11:29:27
marcelog1986
Sent 2023-06-28 11:29:27
marcelog1986
Olá! Infelizmente, o nosso fornecedor não nos informou o raio de alcance do sensor, porém, se tratando de um sensor capacitivo, o raio não deve ser maior do que alguns milímetros.
plonguini
Sent 2023-04-19 09:15:04
Sent 2023-04-19 09:15:04
Olá! Vocês conseguem me confirmar: 1) O sensor possui o regulador de voltagem 622k? 2) Qual é o timer do sensor? 3) Existe um furo entre os resistores C4 e R4 ou o furo está posicionado abaixo dos resistores? Obrigado!
luan.ferreira
Sent 2023-04-19 10:35:04
plonguini
Sent 2023-04-19 10:35:04
plonguini
Sim, esse sensor possui um regulador de tensão (662K). O timer presente no sensor é o TLC5551. A placa do sensor não conta com um furo entre (ou em baixo) os componentes mencionados.
fjms
Sent 2024-03-16 20:00:15
plonguini
Sent 2024-03-16 20:00:15
plonguini
Passando para confirmar: Tudo ok com esta placa para quem quer trabalhar com 3v3. regulador, timer e gnd( no terminal do resistor 1M) OK! Recomendo.
gustavogrillo
Sent 2023-03-18 20:03:35
Sent 2023-03-18 20:03:35
Olá, gostaria de saber se o sensor é exatamente o da foto pois descobri neste vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=IGP38bz-K48) que existem modelos que tem defeitos de projeto e não funcionam direito.
luan.ferreira
Sent 2023-03-20 11:03:30
gustavogrillo
Sent 2023-03-20 11:03:30
gustavogrillo
Olá! O modelo que vendemos atualmente é a versão 2.0 deste sensor. Gostaríamos de informar que vamos atualizar a foto do produto em virtude disso.
gustavogrillo
Sent 2023-03-15 17:19:00
Sent 2023-03-15 17:19:00
Esse sensor pode ser utilizado com a placa Vespa?
luan.ferreira
Sent 2023-03-16 13:36:17
gustavogrillo
Sent 2023-03-16 13:36:17
gustavogrillo
Não é recomendado conectar esse sensor diretamente na placa Vespa, pois o sensor opera em 5 V e, dependendo da capacitância do solo, a tensão de saída pode ser superior aos 3,3 V tolerados pela Vespa, e isso pode causar danos à placa.
gustavogrillo
Sent 2023-03-16 14:20:06
gustavogrillo
Sent 2023-03-16 14:20:06
gustavogrillo
Eu poderia ligar o sensor numa alimentação externa e conectar apenas o fio de dados (amarelo) na Vespa para captar a umidade do solo?
gustavogrillo
Sent 2023-03-16 14:28:05
gustavogrillo
Sent 2023-03-16 14:28:05
gustavogrillo
Eu poderia usar um resistor antes da entrada na Vespa? Quantos ohms seriam suficientes?
luan.ferreira
Sent 2023-03-16 16:28:31
gustavogrillo
Sent 2023-03-16 16:28:31
gustavogrillo
Neste caso, você pode usar um divisor de tensão na saída do sensor, para que ele seja compatível com a Vespa, porém você deve calcular os valores ideais para eles, e também calcular a divisão de tensão no seu código.
gustavogrillo
Sent 2023-03-17 17:56:53
gustavogrillo
Sent 2023-03-17 17:56:53
gustavogrillo
Eu poderia usar este conversor para ligar o sensor de umidade numa entrada 3,3v? https://www.robocore.net/regulador-de-tensao/conversor-de-nivel-logico
luan.ferreira
Sent 2023-03-20 11:00:29
gustavogrillo
Sent 2023-03-20 11:00:29
gustavogrillo
Olá! Infelizmente não, pois como descrito na descrição do nosso conversor de nível lógico, ele só opera com sinal digital, e o sinal de saída do sensor é analógico.
gustavoh.caldeira
Sent 2020-09-16 20:36:35
Sent 2020-09-16 20:36:35
Seria legal terem um tutorial sobre a utilização deste sensor !
Giovanni5
Sent 2020-09-17 08:16:50
gustavoh.caldeira
Sent 2020-09-17 08:16:50
gustavoh.caldeira
Agradecemos pela sugestão, e já estamos trabalhando no desenvolvimento de um tutorial para esse sensor, em breve ele será disponibilizado.
programador.kaio
Sent 2020-08-25 07:46:54
Sent 2020-08-25 07:46:54
Olá, eu li alguns comentarios e vi que existe a indisponibilidade de documentação da parte do fabricante, mesmo assjm gostaria de saber se é possível ligar 5 sensores desse a uma placa arduino mega?
Giovanni5
Sent 2020-08-25 08:35:16
programador.kaio
Sent 2020-08-25 08:35:16
programador.kaio
Sim, é possível conectar 5 sensores deste em uma única placa Mega.
jair.ntj
Sent 2019-11-18 09:04:20
Sent 2019-11-18 09:04:20
Olá, meu sensor estava dando valores entre 300 e 650, porém quando coloque ele na terra os valores estão variando entre 250 e 270, como posso calibra-lo?
Giovanni5
Sent 2019-11-18 09:46:36
jair.ntj
Sent 2019-11-18 09:46:36
jair.ntj
Essa variação pode ocorrer de acordo com a mudança de ambiente, e/ou de acordo com o solo testado. O ideal seria observar os dois extremos do sensor, ou seja, como ele se comporta em um solo seco, e em um solo encharcado, observando os valores máximos e mínimos, para limitar a variável que receberá a leitura (através da função "constrain()", por exemplo) , e então, mapeá-la para valores desejáveis (através da função "map()"), como por exemplo, entre 0% e 100%. Vale lembrar que esse sensor pode sofrer influência da umidade ambiente, resultando em leituras diferentes das adquiridas em solo.
volotaomatheus
Sent 2019-11-14 10:49:26
Sent 2019-11-14 10:49:26
Bom dia eu gostaria de saber onde consigo o datasheet deste sensor, pois queria ver a curvatura dele.
Giovanni5
Sent 2019-11-14 12:23:03
volotaomatheus
Sent 2019-11-14 12:23:03
volotaomatheus
Infelizmente, não temos como disponibilizar o datasheet deste sensor, já que o nosso fornecedor não nos forneceu essa documentação.
volotaomatheus
Sent 2019-11-14 13:35:35
volotaomatheus
Sent 2019-11-14 13:35:35
volotaomatheus
Poxa obrigado, mas você saberia me dizer qual seria o fabricante?
Francois
Sent 2019-11-14 19:51:54
volotaomatheus
Sent 2019-11-14 19:51:54
volotaomatheus
Este sensor é baseado no da DF Robot ( https://www.dfrobot.com/product-1385.html ), então você deve poder aproveitar a documentação dele também.
victorguerra
Sent 2019-09-15 15:29:44
Sent 2019-09-15 15:29:44
Olá pessoal, tudo bem? Vi que o módulo do Sensor vai no próprio objeto, ele é a prova d'água? Obrigado
Giovanni5
Sent 2019-09-17 13:26:32
victorguerra
Sent 2019-09-17 13:26:32
victorguerra
Este sensor pode ser enterrado/submerso até o final de sua área escrita, ou seja, antes dos componentes elétricos do mesmo, que não são isolados, ou a prova d'água. Portanto, caso os componentes entrem em contato com água, o sensor poderá ser danificado permanentemente.
EDSONBOASORTE
Sent 2019-08-29 12:15:29
Sent 2019-08-29 12:15:29
Tem até o Calibration Code e um Test Code da pagina: https://wiki.dfrobot.com/Capacitive_Soil_Moisture_Sensor_SKU_SEN0193 Mas seria legal implementar com um monitor na Web, vc poderiam me ajudar?
Giovanni5
Sent 2019-08-29 12:30:55
EDSONBOASORTE
Sent 2019-08-29 12:30:55
EDSONBOASORTE
Você pode utilizar o tutorial "Lendo Sensores e Ligando Cargas pela Internet" (https://www.robocore.net/tutoriais/iot-lendo-sensores-ligando-cargas-pela-internet) como base para o seu projeto, porém é necessário adaptá-lo para o seu projeto.