You are viewing the Portuguese version of the site, but it has been detected that you are outside of Brazil.
To access the content in English, click here

Módulo Relé 4 Canais 5V com Optoacoplador

Quantidade:
Formas de pagamento:
  • Pague em até 12x no cartão
  • Pague através do PayPal
  • Pague por Boleto Bancário
  • Pague por PIX

Produtos Relacionados



Módulo com 4 relés com acionamento independente através de pinos lógicos. Alimente o módulo através dos pinos GND e VCC e então faça o chaveamento do nível lógico nos pinos de cada relé para os ativar/desativar. Este módulo é simples e prático, além de possuir optoacopladores na placa.

Todos os relés possuem um LED individual para indicar se o relé está acionado ou não. Sua lógica de funcionamento é 5V, portanto você consegue facilmente utilizar com uma BlackBoard UNO R3 ou Placa UNO R3.

Caso queira controlar 4 ou mais relés utilizando apenas 2 pinos de sua placa, aconselhamos o uso do Módulo Relé Serial.



Para fazer comentários é necessário estar logado. Efetuar login.

Você ainda nao é cadastrado? Cadastre-se agora!


marcelorsc
date Enviado: 2022-07-29 22:16:43
Oi, fazendo testes com esse módulo de 4 relés percebi que ele tem lógica invertida, aciona com GND - é isso mesmo? Além disso o conectei no GPIO do ESP32 com 3v3 e funciona - tem problema usá-lo assim, sem o conversor de nível? (simplifica o projeto) OBS: Forçando a barra, experimentei até conectar o módulo na alimentação de 3v3 e funciona... PS: senti falta de documentação desse produto. Para que serve o jumper JD-VCC x VCC ?

luan.ferreira
date Enviado: 2022-08-01 10:48:09
marcelorsc
Olá! Sim, esse módulo é acionado com sinal lógico 0 (LOW). Como esse módulo opera em 5V, não recomendamos a conexão direta com o ESP32, pois o mesmo trabalha em 3,3V, inclusive não é recomendado alimentar o módulo em 3,3V, pois as bobinas dos relés são de 5V. Com a lógica e a alimentação em uma tensão abaixo do nominal, o módulo pode não operar corretamente. Em relação ao jumper, ele é utilizado para unir a alimentação lógica com a alimentação de acionamento das bobinas do relé.

marcelorsc
date Enviado: 2022-08-01 13:21:07
marcelorsc
Obrigado pela resposta. Ok, tenho que usar o conversor de nível lógico (mais fios...). Alimentando a ESP32, o módulo relé e o conversor com uma fonte de 5v, o pino de 3V3 do ESP32 pode ser usado como "saída" para alimentar com 3.3V o pino LV do conversor de nível lógico? Ou precisarei de duas fontes para o projeto (ou um circuito extra para baixar de 5V para 3.3V)?

marcelorsc
date Enviado: 2022-08-01 13:25:45
marcelorsc
Sobre o jumper, qual seria o uso ou efeito dessa união entre a alimentação lógica com a alimentação da bobina? No caso de alimentar o módulo relé com 5V pela fonte, e usar o conversor de nível lógico nos pinos de dados a partir do ESP32, devo deixá-lo aberto ou fechado?

luan.ferreira
date Enviado: 2022-08-01 16:31:42
marcelorsc
Olá! Sim, você pode usar a saída de 3,3V do ESP32 para alimentar o pino LV do conversor de nível lógico. Quando o jumper está desconectado no circuito, e o módulo está sendo alimentado pelo pino "comum", apenas a lógica do módulo será alimentada, e portanto será necessário alimentar o segundo pino onde o jumper está conectado, para alimentar as bobinas.