Cadastros:
Último: madjubis
Hoje: 21
Ontem: 6
Total: 17641
Visitantes Online:
Anônimos: 103
Cadastrados: 41
Total: 144
Você é um usuário anônimo. Você pode se cadastrar gratuitamente clicando aqui.
|
.
| Autor |
Mensagem |
 ewtfabricioct
Level 1
1056430 xp
Local: Votorantim / SP
Equipe: Sorobôs
|
Enviado: Qui Jan 04, 2007 3:14 pm Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
pessoal sei que receberam varios eleogios mas não posso deixar passar sem o meu
nosso grupo ta usando e abusando do tutoral no desenvolvimento de nosso projeto, sem ele estariamos perdidos
so podemos agradecer o interesse de vcs em desenvolver este tutoral.
um mforte abraço
|
|
|
|
 |
|
 |
 Carrar
Level 0
40279 xp
Local: Salvador / BA
Equipe: GRAU
|
Enviado: Seg Fev 12, 2007 3:27 pm Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
O 'tutorial' tá muito interessante. Tem muita coisa pra ler e reler, mas acho que faltou algumas consideraçoes sobre a escolha da caixa de reduçao que voces usaram no Touro. Não necessariamnte, mas isso implicaria na criaçao de preambulo sobre torque para o sistema de locomoçao. Além disso, acredito que faltou um índice.
Gostamos tanto da ideia que começamos a criar o nosso.
Merecem aplausos pela iniciativa.
|
|
|
|
 |
 bruno_favoreto Moderator
Level 20
20467049 xp
Local: Rio de Janeiro / RJ
|
Enviado: Seg Fev 12, 2007 4:12 pm Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
Carrar,
obrigado pelos comentários. Estamos considerando todas sugestões para eventualmente implementá-las na próxima versão.
O que exatamente você achou que deveria ter sido considerado na escolha da caixa de redução do Touro?
Vlw,
|
|
|
|
|
 |
 Carrar
Level 0
40279 xp
|
Enviado: Ter Fev 13, 2007 4:31 pm Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
Caro Favoreto,
Caixas de redução poderia ser abordadas assim como foram abordados os possiveis materiais que seriam utilizados na estrutura dos robôs. Digo isso por que não vi muita coisa referente a caixa de reduçao no tutorial de vocês. E o capitulo sobre materiais tava muito Show!!!
Na verdade, é por que eu não conseguir entender de onde o n=7,14 saiu. Foi estipulado esse valor. Como souberam que a reduçao teria que ser de 7,14
UM ABRAÇO
Rodrigo
|
|
|
|
 |
 bruno_favoreto Moderator
Level 20
20467049 xp
|
Enviado: Ter Fev 13, 2007 5:44 pm Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
Carrar,
obrigado pelos esclarecimentos. Realmente não foi dada muita ênfase às caixas de redução, provavelmente por serem componentes muito difíceis de serem construídos adequadamente sem ferramentas especializadas, necessitando quase sempre de máquinas CNC. Isso acaba inviabilizando sua construção para a maioria das equipes (e para nós inclusive).
Quanto ao misterioso n=7.14 , esse valor não foi calculado como uma razão ideal de transmissão. Na verdade esta é a razão daquele modelo específico de caixa de redução (Apenas usuários registrados podem ver os links do forum. Registre-se já! -> Logar | ) e que julgamos adequado para o nosso projeto, por isso ele foi utilizado.
Pode não ser muito, mas o item 5.2.1 do tutorial (pág. 66), sobre engrenagens, fala um pouco sobre caixas de redução.Mas, como eu disse, elas são bem difíceis de serem feitas e como também é dito neste item, muitas vezes somente o custo com os materiais (de boa qualidade) já atinge o preço da caixa de redução pronta.
Espero ter ajudado,
|
|
|
|
|
 |
|
 |
 evristow Moderator
Level 81
81545702 xp
Local: Manchester - LNCS / ZZ
Equipe: RioBotz
|
Enviado: Qua Fev 14, 2007 12:42 am Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
Realmente chegamos a cotar produzir nossas caixas de redução aqui no Brasil, seguindo um projeto nosso. Porém, como não temos uma CNC na PUC, o custo para fazer uma caixa com a mesma qualidade da da TWM3M atingia valores tão absurdos que vale mais a pena comprar uma pronta.
Temos uma caixa de redução feita no laboratório para outro robô, não de combate, que funciona muito bem, mas não tem a resistência adequada para levar pancadas :/
Vamos melhorar essa parte assim que possível
Abração,
|
|
|
|
|
 |
 meggi
Level 8
8869226 xp
|
Enviado: Qui Fev 15, 2007 1:01 pm Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
Carrar,
o n = 7,14 saiu das razões entre os números de dentes dos dois estágios da caixa TWM3M.
Uma coisa que eu não falei no tutorial é como achar o valor ideal de n para um dado robô, para depois escolher o número de dentes e de estágios. É fácil provar, com contas simples e uma derivada, que a aceleração é máxima quando a razão de redução n = sqrt(Ia/Im), onde Ia é o momento de inércia da carga imposta após a redução, e Im é o momento de inércia do rotor do motor.
Essa na verdade é uma relação aproximada, pois despreza a inércia dos eixos e engrenagens de cada estágio da caixa de redução. Vou incluir a equação geral numa versão 2.0 do tutorial.
Abraços, Marco
|
|
|
|
 |
 Carrar
Level 0
40279 xp
|
Enviado: Sex Fev 16, 2007 3:55 pm Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
Muito obrigado pela atenção. Espero que vocês continuem aprimorando o tutorial de Riobotz. Isso é muito bom!! Achei muito interessante a introdução do trabalho de vocês, melhor, achei inspiradora, pois nela esclarece seus objetivo, ou melhor, o objetivo de todos que participam desse sporte, como diria Robert Headwood do grupo MMM
Valeu pela força. Um abraço
R.Carrar
|
|
|
|
 |
 Defcon
Level 0
0 xp
|
Enviado: Dom Fev 18, 2007 11:35 am Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
Galera,
Não estou conseguindo acessar/visualisar o tutorial...
Alguém pode ajudar-me?
Vlw.
Abs.
|
|
|
|
 |
 Lenz Site Admin
Level 20
20470073 xp
Local: Sao Paulo / SP
Equipe: teste
|
Enviado: Dom Fev 18, 2007 7:41 pm Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
Defcon
Baixe o tutorial no seguinte link:
Apenas usuários registrados podem ver os links do forum. Registre-se já! -> Logar |
Trata-se de um arquivo PDF, portanto vc deve ter o Adobe Acrobat Reader instalado em seu computador: Apenas usuários registrados podem ver os links do forum. Registre-se já! -> Logar |
|
|
|
|
 |
|
 |
 Carrar
Level 0
40279 xp
|
Enviado: Sex Mar 02, 2007 1:06 am Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
Bruno,
to com um problema! Cara, com relaçao a equaçao de velocidade angular ( W=Kv( Vin_put - Rm x Iin_put ). Não consigo entender o produto: Rm x Iin_put , pois se for o que eu acho, esse produto será igual a Vin_put , ou seja, W será sempre zero.
Um abraço
|
|
|
|
 |
 Sthenyo
Level 1
1000045 xp
Local: Goiânia / GO
Equipe: Alligator
|
Enviado: Sex Mar 02, 2007 3:43 pm Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
Este post foi editado para não prejudicar intenção deste tópico.
Quem leu, leu. Quem não leu vai ficar na vontade!
Meus parabens ao Prof° Marco, pelo desenvolvimento do tutorial.
Abraços,
Sthenyo RS
Última edição feita por Sthenyo em Qui Out 18, 2007 3:58 pm; editado 1 vez no total
|
|
|
|
 |
 meggi
Level 8
8869226 xp
|
Enviado: Sex Mar 02, 2007 5:34 pm Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
Pessoal,
acho que essa discussão já está passando dos limites. A geração desse tutorial exigiu muito tempo e trabalho, e ele foi disponibilizado gratuitamente para todos. Nós não ganhamos dinheiro com isso, a intenção é que todos o usem sim, para aprender. Quem não quiser usá-lo então não o faça, mas não façam críticas que não sejam construtivas. Quem achar que pode contribuir mais, então escreva outro tutorial e o disponibilize também. Todo mundo vai ganhar com isso.
A filosofia da RioBotz é que todos devem repartir conhecimentos. Todo mundo que construir um robô e o fizer funcionar tem o seu mérito. Obviamente, quanto mais original e eficiente for o robô, maior o mérito. Quanto aos clones, eles sempre existiram e sempre vão existir. Não há regras contra eles, apesar de serem de certa forma mal vistos nos EUA, pois tiram a criatividade e diversidade da competição. Algumas equipes nos EUA retiraram do ar os build reports de seus robôs quando eles foram clonados. Isso só prejudicou as equipes que queriam aprender mas não necessariamente clonar esses robôs.
Quando eu resolvi fazer a anatomia dos robôs da RioBotz eu sabia que clones surgiriam. Mesmo assim, resolvi publicar tudo pelo benefício das outras equipes, queremos ver muitos robôs de alta qualidade, mesmo que isso signifique que a gente perca. Não vou criticar nem querer impedir ninguém de fazer clones. Podem fazer à vontade, o público é quem vai julgar se é um mero clone ou se houve criatividade. E vamos enfrentá-lo na arena da mesma forma.
Houve também muitos posts sobre o que é engenharia. Engenharia é fazer o melhor produto no menor custo (ou tempo, dependendo do caso) possível, o que requer criatividade. Não é simplesmente o menor custo. Um robô muito barato que não tenha chances de vencer pode ser um excelente aprendizado, mas não é uma boa escolha de engenharia. A busca de verba e patrocínio faz parte de qualquer projeto de engenharia, as equipes devem se orgulhar se tiverem sucesso nisso. Construir um robô com pouca verba também é motivo de orgulho, mas ninguém deve se orgulhar de ter pouca verba. Estamos preparando uma versão 2.0 do tutorial, e nela há uma seção sobre patrocínio. Espero que isso ajude ainda mais, e que gere apenas críticas construtivas.
Por falar em posts construtivos, Carrar, na sua pergunta o Vinput só é igual ao RmxIinput se a velocidade W for zero (motor parado). Se for diferente de zero, os enrolamentos geram uma força contra-eletromotriz que vai fazer Vinput ser diferente de RmxIinput.
Marco
|
|
|
|
 |
 Branco
Level 5
5431103 xp
Local: Campinas / SP
Equipe: SAVUCA
|
Enviado: Sex Mar 02, 2007 8:36 pm Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
Boa noite pessoal!
Como disse no inicio deste tema, o material ficou muito bom! É possível adquirir muitas informações técnicas, eu uso e também indico o material para consulta.
Independente das discussões aléias acho que o material disponibilizado, e principalmente a boa vontade de quem disponibilizou deve ser RESPEITADO!
Como pode ser dito posteriormente, não é “puxar o saco” da RioBotz, e sim respeito pelos colegas (sendo de qual equipe for), isso deve ser mantido.
Abraço.
|
|
|
|
 |
 vhobom
Level 9
9491590 xp
Local: Campinas / SP
Equipe: Triton
|
Enviado: Sex Mar 02, 2007 11:35 pm Assunto: Tutorial em Robôs de Combate
| |
|
Po Branco se é o cara!!!! disse tudo de novo hahaha
abraçooo
Obs: se sabe q agente ta com um projeto de midle neh, wc2007 se dé zica é nois lah hein!!!!
|
|
 |
|
 |
|
|
Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido
|