Cadastros:
Último: madjubis
Hoje: 0
Ontem: 21
Total: 17641
Visitantes Online:
Anônimos: 67
Cadastrados: 22
Total: 89
Você é um usuário anônimo. Você pode se cadastrar gratuitamente clicando aqui.
|
.
 |
|
| Autor |
Mensagem |
 arcanjoV8
Level 0
167631 xp
|
Enviado: Qua Jul 07, 2010 8:19 pm Assunto: Cálculo do Torque.
| |
|
Olá pessoal,
Irei montar meu primeiro robô e irei comprar os componentes restantes que são os dois servos motores (com rotação contínua) e as duas rodas. (já tenho o micro-controlador). Evidentemente que meu robô é um mero "HelloWorld" (como se diz na programação para iniciantes), mas enfim, estou aqui postando justamente para NÃO FALHAR na compra dos motores, ou seja, espero que o torque seja suficiente para ocorrer tudo bem.
Sei que o torque é o produto externo entre R(distância até o eixo) x F. Sendo assim, pretendo fazer os seguintes cálculos:
Como no eixo do motor apenas a roda vai exercer o seu peso diretamente nele então sei que a Força aplicada será menor que o peso da roda. Portanto, sabendo o peso da roda tenho o seguinte produto externo:
(sabendo que o raio da roda é 2,35cm e o seu peso é 20x10^⁻3x9,81 = 0,1962N)
Torque = R.F.sen90 (no caso onde o torque seria máximo) = 2,35.0,1962 = 0,461N.cm
Portanto um motor com torque superior a 0,461N.cm resolveria os meus problemas?
(não utilizei o peso das pilhas e dos suportes porque de maneira nenhuma irá influenciar no eixo de rotação do motor, a figura do protótipo está aqui :
Obrigado.
|
|
|
|
 |
|
 |
 evristow Moderator
Level 81
81545702 xp
Local: Manchester - LNCS / ZZ
Equipe: RioBotz
|
Enviado: Qui Jul 29, 2010 6:54 pm Assunto: Cálculo do Torque.
| |
|
Na verdade não, o cálculo usado é muito simples. Neste caso Força e Torque só fazem sentido quando resultantes de aceleração, seja linear ou angular.
Um torque total apenas 'igual' ao peso apenas deixaria o robô parado, com os motores em stall.
Mesmo se tratando de um servo, que tem velocidade angular constante, vale a pena dar uma olhada no tópico Apenas usuários registrados podem ver os links do forum. Registre-se já! -> Logar | . Mais especificamente, definir os dados abaixo:
| Código:
Massa (M) por motor em quilogramas (kg):
Diâmetro da Roda (Ø) em metros (m):
Perímetro da Roda (Per): Per = π * Ø =
Velocidade Desejada (V) em metros por segundo (m/s):
Estimativa de tempo (t) necessário para atingir a velocidade em segundos (s):
Rotação necessária (N) em radianos por segundos: (V / Per) * 2π =
Força necessária para atingir velocidade em tempo t (F) em Newtons (N): M * (V/t) =
Torque necessário (Tv) em Newton-metros (Nm) = F * Ø/2 =
|
Como você terá dois servos, cada um suportaria virtualmente metade da massa total. Já tendo o tamanho da roda, basta definir a velocidade máxima desejada e o tempo para atingi-la.
Abraços,
Dudu
|
|
|
|
|
 |
 arcanjoV8
Level 0
167631 xp
|
Enviado: Dom Ago 08, 2010 4:41 pm Assunto: Cálculo do Torque.
| |
|
Obrigadão evristow, foi de grande ajuda teu reply.
Atenciosamente,
arcanjoV8.
|
|
|
|
 |
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas
|
|
Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido
|