Cadastros:
Último: madjubis
Hoje: 0
Ontem: 21
Total: 17641
Visitantes Online:
Anônimos: 84
Cadastrados: 36
Total: 120
Você é um usuário anônimo. Você pode se cadastrar gratuitamente clicando aqui.
|
.
|
-> Técnicas : Diferenças entre microcontroladores ATMega e PIC
|
|
|
 |
|
| Autor |
Mensagem |
 iban12
Level 0
304355 xp
|
Enviado: Seg Jul 19, 2010 1:21 am Assunto: Diferenças entre microcontroladores ATMega e PIC
| |
|
Gostaria de saber as diferenças que existem entre esses 2 microcontroladores: PIC e Atmega, principalmente na parte de programação deles.
Procurei muito mas não encontrei nada que diga de fato as diferenças.
No aguardo.
Ivan
|
|
|
|
 |
|
 |
 Flywer
Level 14
14506910 xp
Local: Belo Horizonte / MG
|
Enviado: Qua Jul 21, 2010 10:17 pm Assunto: Diferenças entre microcontroladores ATMega e PIC
| |
|
iban12, acho que você nunca vai encontrar a diferença se procurar somente PIC e ATmega. PIC é uma família de microcontroladores da Microchip e ATmega é outra família, mas da Atmel.
Uma família, significa que existem diversos microcontroladores diferentes que levam nomes semelhantes, por exemplo, o PIC16F877 é um microcontrolador da família PIC, enquanto o ATmega128A é um microcontrolador da família ATmega.
Além disso, antes de fazer comparações, é necessário que você saiba o que você deseja, pois mesmo dentro de uma mesma família existem microcontroladores com características que diferem bastante. Quando mudamos de fabricante, as diferenças podem ser discrepantes.
Por isso, é de extrema importância que você tenha uma noção razoável do tipo de dispositivo que você precisa antes de fazer comparações. O mais adequado é entrar no site dos fabricantes e verificar as opções disponíveis. Você vai ver que é bem simples obter os dados necessários para se fazer as comparações que você deseja.
|
|
|
|
 |
 Lokasso
Level 3
3387890 xp
Local: Campinas/Araraquara / SP
Equipe: Equipe Phoenix
|
Enviado: Qui Jul 22, 2010 2:58 pm Assunto: Diferenças entre microcontroladores ATMega e PIC
| |
|
Não sei se é exatamente isso que você queria, mas seguem dois dentre os 5 primeiros links encontrados digitando "avr pic" no google:
Apenas usuários registrados podem ver os links do forum. Registre-se já! -> Logar |
Apenas usuários registrados podem ver os links do forum. Registre-se já! -> Logar |
Não li nenhum deles cuidadosamente, mas PARECEM ser coerentes.
Se você está começando agora, não acredito que as diferenças entre eles sejam relevantes, entretanto, parece-me que ainda há mais literatura em português sobre o PIC do que sobre o AVR. Se você não se importa com o idioma isso é irrelevante, já que há muito material na internet sobre ambos (além de material sobre muitas outras famílias de uC).
|
|
|
|
|
 |
 iban12
Level 0
304355 xp
|
Enviado: Sex Jul 23, 2010 10:32 am Assunto: Diferenças entre microcontroladores ATMega e PIC
| |
|
É verdade de todas as formas de busca eu justamente não tentei a mais simples "PIC vs AVR"
Bom como o próprio autor do primeiro link disse "Não sei o que você esta buscando comparando os 2 uC".
O problema é que todos os grandes projetos como hexapods e bípedes, usam chips ATmel e a linguagem é muito diferente da dos PIC o que me fez procurar pelas diferenças.
Obrigado!
| Moderação: Qualidade da escrita | Por favor, queira melhorar a qualidade da sua escrita. Mensagens mal redigidas são mais difíceis de serem respondidas, atrapalham o fórum e violam as Apenas usuários registrados podem ver os links do forum. Registre-se já! -> Logar | de conduta. Utilize o verificador ortográfico presente no fórum e escreva com mais clareza |
|
|
|
|
 |
 Zork
Level 1
1709767 xp
Local: Itajuba / MG
|
Enviado: Qua Jul 28, 2010 7:20 pm Assunto: Diferenças entre microcontroladores ATMega e PIC
| |
|
Bom, PIC tem zilhões de modelos por aí, assim como ATmega, as diferenças são tão grandes entre os próprios PIC que há uns com um tipo de CPU e outros com outra CPU, já ATmega e ATtiny têm uma única CPU (AVR), mas você tem que ser mais específico quanto à sua pergunta, é claro, antes tentando comparar microcontroladores com no mínimo custo parecido, para que a comparação seja feita sem se comparar coisas totalmente diferentes.
Exemplo: Quais as diferenças entre PIC16F877 e ATMEGA16? ou quais as diferenças entre a CPU PIC14 e AVR?
Pergunte o que você precisa, conheço AVR bem e PIC, posso te responder.
Diferenças com a programação? Como assim? Programação da memória FLASH/E²PROM? É claro que a programação dos dois é feita de forma diferente, o hardware de programação não é padronizado a começar pelo fato de que a Microchip não usa JTAG, já a Atmel usa JTAG e/ou ISP em determinados microcontroladores da linha ATmega.
Já começa com a diferença que o ISP Atmel é 5V e o Microchip é 12V..
Mande a sua pergunta com mais detalhes sobre o que queres saber que tento te ajudar.
Visite meu blog! Apenas usuários registrados podem ver os links do forum. Registre-se já! -> Logar |
|
|
|
|
|
 |
|
 |
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas
|
|
Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido
|