Brazilian English
0
Login
Usuário:
Senha:
Código:
Código
Fórum
Últimas 10 Mensagens

Regras de Conduta (Atualizadas em 04/03/2010)
Last post by evristow in Regras on Mar 04, 2010 at 21:58:02

ATENÇÃO: Antes de postar leia.
Last post by Lenz in Iniciantes on Dec 18, 2006 at 14:12:42

Winter Challenge 2010, Informações
Last post by sigma in Competições on Sep 09, 2010 at 00:17:59

Discussão luta Touro x O justiceiro
Last post by Mimos in Competições on Sep 08, 2010 at 23:51:29

Robocore - Seguidores de Linha
Last post by Salsa in Competições on Sep 08, 2010 at 22:11:08

Ruído causado por motores
Last post by jeff_pimenta in Gerais on Sep 08, 2010 at 19:51:22

Base Robótica para testes
Last post by Lokasso in Técnicas on Sep 08, 2010 at 01:05:59

Ajuda com o sensor da Tato
Last post by ewertonluiz in Iniciantes on Sep 08, 2010 at 00:38:45

[ RoboCore ]
Visitantes
Cadastros:
Último: Dam
Hoje: 0
Ontem: 5
Total: 17619

Visitantes Online:
Anônimos: 28
Cadastrados: 5
Total: 33

Você é um usuário anônimo. Você pode se cadastrar gratuitamente clicando aqui.
.
-> Técnicas : Motor para sumô de robôs  
Responder ao TópicoIr para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem

luisandrext

Level 0
447024 xp

Local:
Salvador / BA

MensagemEnviado: Dom Jul 04, 2010 4:52 pm
   Assunto: Motor para sumô de robôs
Responder com citações

É que pretendo utilizar packs de 13,2V (4S LiFePO4) (será que eles aguentariam 16,5V?) para dar uma "forcinha" a mais para os motores, aí fiquei pensando que talvez seja demais para o EDF. Pensei em colocar um pack de 13,2V e 2300mAh para cada motor.

Um abraço,

Luis André.

evristow
Moderator

Level 81
81545702 xp

Local:
Manchester - LNCS / ZZ

Equipe:
RioBotz

MensagemEnviado: Dom Jul 04, 2010 6:13 pm
Responder com citações

Basta procurar um EDF que suporte até 5S de alimentação que você consegue colocar 16.5Vn. Os motores da DW907 provavelmente suportam algum overvolt, o problema é descobrir quanto.

Abração,
Dudu

Derick

Level 2
2310881 xp

Local:
Belo Horizonte / MG

Equipe:
Trincabotz CEFET-MG

MensagemEnviado: Ter Jul 27, 2010 10:45 am
Responder com citações

Olá,

Quanto tempo que não posto aqui! Tava sentindo falta!

Bom, o Dudu escreveu:

Comentário:
Já a normal, ímãs: Muitos ou um enorme! Optamos pela segunda opção, Ø75mm x 20mm de altura, 73kg de normal a ~1.5mm de um piso de aço.

Belo ímã! A distância do chão também agrada.

No entanto, 73kg de normal é bastante coisa e eu não sei como calcular se o meu motor aguentará tirar o meu robô de lugar...e isto me preocupa já que queria exagerar um pouco nos ímãs.

Na lógica, o torque - do sistema de locomoção (roda ou esteira) - na partida deverá ser maior do que isso para fazê-lo andar, mas por ter uma força constante até quando em maiores velocidades,
( 0,5m/s - kkk), isto exigiria um torque alto também quando em movimento, o que no caso é com certeza menor do que o torque de partida, enfim, o torque de partida é mesmo o parâmetro a ser seguido? e a velocidade do robô (?), a sua velocidade máxima será a velocidade do motor quando tem um torque maior do que isso ou eu consigo mantê-lo em movimento quando meu torque for menor do que esta "carga" de força normal?
___________________________________________________________________________________

Uma observação que gostaria de destacar é que eu vi em um dos tópicos, que o luisandrext escreveu:
Comentário:
A boa notícia é que consegui motores DC de 12V com redução e torque máximo de 20Nm

Por ser de parafusadeira, a empresa normalmente coloca o torque máximo que o motor aguenta e até onde sei não é o torque que sai no eixo. Existem parafusadeiras de impacto que o torque chega a 140Nm, como segue o link abaixo, e pelo torque-velocidade obtido, o motor seria um alienígena, ou no mínimo um Brushless, enfim, eu não consigo acreditar num torque (no eixo- para transmissão) tão alto para um motor tão pequeno. Observe bem o que você está comprando!
Apenas usuários registrados podem ver os links do forum.
Registre-se já! -> Logar

Obrigado,
Derick Araujo
Trincabotz CEFET-MG

evristow
Moderator

Level 81
81545702 xp

Local:
Manchester - LNCS / ZZ

Equipe:
RioBotz

MensagemEnviado: Ter Jul 27, 2010 12:18 pm
Responder com citações

A forma mais simples de calcular o motor no caso de imãs é juntar o aumento de normal em massa (kg) com massa do robô. Por exemplo no sumô de 3kg com imã de 73kg de normal, a massa total seriam 76kg, já que a normal exercida pelo imã pode ser considerada constante.

De qualquer forma, vale lembrar que além do seu robô, os seus motores vão precisar empurrar o adversário, que muitas vezes estará fazendo força contra. Logo vale a pena usar motores de boa qualidade e fortes.

O ideal em sistemas com ímãs muito fortes é ter algum tipo de ajuste, seja pelo número de ímãs ou então a distancia dos mesmos para o piso. No nosso caso temos 0 a 3mm que podem ser regulados usando arruelas atrás do ímã. Zero obviamente arrasta o ímã no dojo e não serve para nada, mas 0.5mm já dá uma margem de movimento e aumenta a normal para mais de 87kg!

Claro que isso força os motores, então é questão de ajustar o conjunto. Foi exatamente isso que aconteceu na Robogames 2008 e WC2008, quando usávamos motores mabushi RS-550 genéricos nos sumôs, os motores fumaram e nem colocando o ímã completamente para trás resolveu. Resultado partimos para motores melhores, no caso os Integy Matrix Pro Lathe, que depois até sugeri para o Lenz vender na loja virtual.

Sobre os motores de aparafusadeiras e furadeiras, o torque máximo é dado para o conjunto motor-redução e é em stall. Logo para qualquer calculo é necessário saber a velocidade na respectiva redução ou o fator desta. Torque em stall não serve por que w = 0! Hehehe

O problema é que muitas vezes os extremos são anunciados como 2700RPM e 140Nm... Se o comprador não tiver noção de como funcionam motores PMDC, vai comprar gato por lebre. Nem brushless desse tamanho (RS-500~700) atinge esses valores simultaneamente sem redução.

Abraços,
Dudu

Responder ao Tópico Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir para página Anterior  1, 2
ROBOCORE Índice -> Técnicas
Página 2 de 2

Ir para:  
Você não tem permissão para escrever novas mensagens
v não tem permissão para responder às mensagens
Você não tem permissão para editar suas mensagens
Você não tem permissão para deletar suas mensagens
Você não tem permissão para classificar tópicos