Cadastros:
Último: madjubis
Hoje: 0
Ontem: 21
Total: 17641
Visitantes Online:
Anônimos: 71
Cadastrados: 30
Total: 101
Você é um usuário anônimo. Você pode se cadastrar gratuitamente clicando aqui.
|
.
|
-> Iniciantes : Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
|
|
|
| Autor |
Mensagem |
 piloto01
Level 6
6825782 xp
Local: matão / SP
Equipe: speedy rage
|
Enviado: Seg Jan 25, 2010 10:31 pm Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
olá nachtwolf com a peça da trava eletrica não teria o controle parcial mesmo . seria totalmente aberto ou fechado .
tem outras formas de fazer isto . você pode usar um servo motor como usador em antenas parabolicas um regulador de farol de carro .
o servo motor pode ser controlado através de um simples circuito usando o ci ne555
já o regulador de farol e somente ligado a um potenciometro , não á circuito esterno !
e sobre o aquecimento . ambos motores poderiam ter varetas para empurrar e puxar borboleta a uma serta distancia .
regulador do farol
servo motor
servo motor com exmplo de vareta como usado em aeromodelo
circuito para controle do servo
|
|
|
|
 |
|
 |
 nachtwolf
Level 0
564152 xp
Local: Londrina / PR
|
Enviado: Qua Jan 27, 2010 12:08 am Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
piloto01,
desculpe na demora.
hmmmmmmmm, esses servos de automodelo/aeromodelo, tinha vários aqui em casa, só que vendi todos, inclusive tinha o rádio também.
esse de antena parabólica eu ja conhecia, porém não lembrava, até tinha visto há anos atrás bem baratos numa bancada, jogados ali.
vou procurar eles denovo, as vezes é uma boa pedida, se fizer um sistema de linkagem por varetas, é capaz de dar certo mesmo!
o botão do vidro elétrico do carro, serve como potênciometro?
pois fica fácil de instalar no painel sem ser "notado":
Apenas usuários registrados podem ver os links do forum. Registre-se já! -> Logar |
sem contar que é barato.
eu queria um sistema mais ou menos igual o vidro elétrico mesmo... vc dá um toque no botão, ele abre 10%, mais um toque 20% segura o botão todo, ele abre 100%.
com um servo de parabólica e um botão desses, eu não consigo isso?
um grande abraço
|
|
|
|
 |
 evristow Moderator
Level 81
81545702 xp
Local: Manchester - LNCS / ZZ
Equipe: RioBotz
|
Enviado: Qua Jan 27, 2010 2:57 pm Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
nachtwolf,
Se entendi direito tem alguém querendo ganhar uns cavalos aumentando a pressão no sistema de escape... heheheh Só tome cuidado que alguns motores não gostam muito disso e muitas vezes a injeção eletrônica fica doida
Então, vamos as opções, o sistema pode ser acionado por motor DC de imãs permanentes (PMDC) - como o AK510/12-R3, motor de passo, servo, atuador linear (trava de carro) ou atuador de farol.
PMDC:
Motor DC de imãs permanentes, com explicaram envolveria um circuito de PWM para controlar a velocidade de abertura da borboleta, contudo ninguém mencionou que se você quer controlar o grau e abertura, precisaria implementar uma malha fechada, seja usando um encoder ou um potenciômetro como sensor de posição.
A complexidade para fazer isso não é tão baixa, seria necessário usar um microcontrolador para controlar o sistema baseado no input do usuário e da resposta do sensor de posição.
Além disso motores PMDC tendem a perder a posição em sistemas sujeitos a muitas vibrações, logo o sistema teria que ter uma frequência de atualização. Complexo... Contudo as outras opções são bem mais interessantes.
Motor de passo:
Apenas usuários registrados podem ver os links do forum. Registre-se já! -> Logar | têm acionamento completamente diferentes de motores DC de imã permanente, com eles você consegue controlar a posição da borboleta com muita precisão, de forma simples e barata.
Ao contrário dos motores PMDC, os de passo são projetados para realizarem passos incrementais, tendo normalmente de 4 a 400 passos por volta. O interessante é que eles mantem o torque na posição, ou seja é muito mais difícil perder a posição devido a vibrações.
Isso acontece por que ao invés de terem um enrolamento, motores de passo possuem bobinas estacionárias, que quando acionadas produzem um campo magnético atraindo as identações nos imãs no rotor.
Um motor de 400 passos por volta te daria 0.9° por passo, como você teria um intervalo de trabalho de 0 a 90°, seriam 100 passos entre fechar e abrir completamente a válvula. A velocidade da abertura pode ser feita controlando a frequência do acionamento das bobinas.
O mais comum é ter um fio para cada bobina e um VCC comum, existem circuitos integrados como o UL2003N que controlam o acionamento das bobinas e colocando duas chavinhas como sensores de fim de curso é possível ter um sistema muito confiável e robusto.
O problema é que para o que você quer, ter um botão no painel que quando acionado incremente o sistema em 10% ou quando seguro jogue para 100%, necessitaria de um microcontrolador. Até é possível fazer analógico, usando um contador, mas não seria tão preciso.
Contudo é a forma que eu faria, investiria em um sistema com dois botões, um para incrementar a abertura, outro para decrementar, além de um sistema de leds, display de segmentos ou LCD para informar o estado do sistema. Afinal você precisa saber em quanto está para pensar nas modificações a serem feitas e ter uma forma de zerar o sistema.
Servo de aeromodelo ou parabólica:
Acho uma solução um pouco frágil, mas pode ficar muito boa se bem implementada. Com um circuito simples (o com 555 acima) é possível ter muita precisão e baixo custo.
Contudo servos, principalmente os de parabólica, normalmente possuem engrenagens de plastico, que não suportam muito bem vibrações e poderiam derreter se ficarem muito próximos ao escapamento. Logo é preciso pensar como minimizar esses problemas.
Já passa a ser mais interessante para implementar o que você quer. Com um botão de vidro de carro, que na verdade são dois botões, um para subir outro para descer, é possível controlar um potenciômetro digital como o DS1699-10 que seria a referencia de um circuito similar ao acima.
Atuador de trava:
Atuadores de travas normalmente são 0 ou 100%, logo não perderia muito tempo com eles. Contudo alguns podem ser modificados de forma a possibilitar um controle incremental.
Atuador de farol:
Não tenho experiencia com eles, mas parecem ser uma boa opção. Primeiro por que são projetados para suportar as vibrações de um veículo, segundo por que o controle parece ser ridiculamente simples, o que é sempre bom!
Contudo pelo que pesquisei o conjunto é de plastico e muitos apresentam defeitos nas engrenagens após algum uso. Lembrando que não ajustamos o farol tanto quando a sua borboleta seria ajustada, a durabilidade do sistema pode ser um grande problema. Outra questão é que o conjunto é de plástico, podendo ser seriamente afetado pelo calor das proximidades do escapamento.
Contudo, assim como o servo motor, se bem implementado pode ficar realmente interessante, sendo apenas necessário utilizar o botão de vidro elétrico para acionar um potenciômetro digital, sem mais nenhum circuito. Outra opção é utilizar um potenciômetro tradicional, colocando o knob no painel.
Essas são as opções, dada a confiabilidade e robustez necessárias, eu partiria para uma solução baseada em motores de passo, claro que isso implica em um tempo de projeto muito maior, mais estudos e gastos.
A propósito, mudei o título do tópico para ficar mais claro
Abraços,
Dudu
|
|
|
|
|
 |
 nachtwolf
Level 0
564152 xp
|
Enviado: Qua Jan 27, 2010 10:17 pm Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
Dudu,
que "curso", quanto isso vai me custar?
brincadeira, muito obrigado pela explicação complexa de cada sistema!
eu não fui claro no começo, na verdade o "carro" é bem antigo, é um Opala 1975, só que com um motor 6 cil.,. potência tem de sobra ali, o que eu quero com as borboletas, na verdade, é ter duas opções de som:
- a primeira o mais silencioso possível, usando as válvulas bem no meio do carro fechadas, elas liberam os fluxos gases até os abafadores trazeiros, como num carro normal;
- a opção 2, são as borboletas abertas no meio do carro, com um ronco extremo
eu de princípio iria serrar o escape no meio, e deixar como barulho padrão, só que vendo pessoas que ja fizeram isso, e tiveram os carros apreendidos, eu preferi fazer algo mais "complexo"
eu fiz um esquema no paint, ficou ruim mas dá pra entender eu acho:
o motor vermelho na frente, os escapes em preto, e em azul o "T" com as valvulas amarelas na ponta..
por isso eu falei nas mensagens anteriores, que precisava de algo "pequeno", pois o painel é raro, o console não tem furos, os forros de portas são novos, e não vou ter onde guardar os botões de acionamento, nem a placa com tudo impresso.. o carro não tem muita elétrica, só tem fios pra lâmpadas e pro motor.
então pelo o que eu entendi de toda explicação, o melhor seria um motor de passo, e um potênciometro?
potênciometro eu consigo achar um botão de rádio velho, e boto no painel, fica discreto e ninguém percebe...
o que eu vi desse motor de passo mesmo, é ter três fios! quando eu vi isso gelei na hora..
positivo e negativo é fácil, dá pra "arriscar", mas com 3 o bixo pega!
vc viu o video do primeiro post? eu encontrei o próprio kit a venda, só que no ebay, e lá mostra mais ou menos como é... pode dar uma olhada?
Apenas usuários registrados podem ver os links do forum. Registre-se já! -> Logar |
vendo isso, no olho, não parece ter nenhuma placa ou circuito impresso, isso eu nunca fiz na vida...
"copiar" esse sistema do link do ebay, só que usando motores de passo, é possível?
um grande abraço!
|
|
|
|
 |
 nachtwolf
Level 0
564152 xp
|
Enviado: Qua Jan 27, 2010 10:27 pm Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
não achei o botão de editar!
outra coisa que eu não mencionei, é que não vou ter total controle sobre a voltagem e a amperagem do chicote... no opala não tem nenhuma central, só tem uma caixa de fusíveis, e lá vai 12v + 60 amperes da bateria direto.
se botar isso num motor de passos, possívelmente ele vai queimar na hora, não?
eu pensava que o motor era bem salgado, encontrei uns até muito baratos, como esse:
um motor assim me serve?
|
|
|
|
 |
|
 |
 jeff_pimenta
Level 9
9460454 xp
Local: Ubajara-Sobral / CE
|
Enviado: Sex Jan 29, 2010 9:50 pm Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
Caro nachtwolf,
Você está fazendo uma tempestade em um copo d'água!
Um conselho: antes de sair pesquisando produtos é necessário saber exatamente o tipo de motor que melhor se adequa às suas necessidades, concomitante com a eletrônica, a parte de controle, etc.
Se fosse você, eu usaria micro servos (se não aguentarem use servo motores maiores).
Um micro servo você encontra no ml por 20 reais (preço de um motor de parabólica por exemplo).
Esses motores usam o PWM para gerenciar o ângulo que fazem com um determinado ponto de referência. Você pode fazer um controle simples com um 555 e um potenciômetro (um resistor variável), mas já pra modificar o controle para alternar o ângulo pelo botão do vidro elétrico (que seja contatos de uma chave comum, presumo eu) é necessário o uso de um micro controlador. Qualquer pessoa com conhecimentos básicos de programação é capaz de montar um programa desses.
Em primeira vista, você teria que fazer um programa que incrementasse uma variável de acordo com o tempo do botão pressionado e jogar essa variável em um PWM. Existem diversas formas de cumprir uma única tarefa, esta foi a que me veio mais rápido à cabeça.
Abraços, Jéfferson.
|
|
 |
 nachtwolf
Level 0
564152 xp
|
Enviado: Sab Jan 30, 2010 4:37 pm Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
Jeff_Pimenta,
não creio que seja uma "tempestade", no máximo de problemas isso pode causar, é então e infelizmente o cancelamento do projeto..
realmente sei muito pouco sobre motores elétricos, sou da época do motor "mabuchi" de 6v DC , que vinha em carrinhos de controle remoto, mas isso faz só uns 13 anos!
postei exatamente aqui, pra tentar sanar as dúvidas sobre motores, caso soubesse de algo referente a circuitos impressos e a motores modernos, não "poluiria" o fórum com esta dúvida.
o que reparei, é que todos os motores citados envolvem sempre um sistema de circuito impresso, pro controle dele...
o que creio eu, me sairia salgado arriscar numa tentativa de confecção de uma placa e as peças necessárias pra construir essa borboleta.
como disse, adoraria um sistema "primitivo" sem chips, placas nem nada, igual um interruptor de lâmpada de residêntias: apertou, ela acende.
claro, não é só isso, se possível ao invés de um interruptor, divesse um potênciometro pra graduar a intensidade da lâmpada, que no caso é o motor, seria melhor ainda!
o problema seria como fazer a borboleta fechar e abrir. se existisse (ou existe não sei), algum potênciometro, que fica na posição zero, num ângulo de 90º, e pro lado direito abrisse a borboleta, e pro lado esquerdo fechasse a borboleta, daria um jeito de comprar tudo o mais rápido possível.
o que me impede de investir nisso agora, é que até então não encontrei uma solução definitiva pro projeto.
cordialmente
|
|
|
|
 |
 jeff_pimenta
Level 9
9460454 xp
Local: Ubajara-Sobral / CE
|
Enviado: Dom Jan 31, 2010 8:47 am Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
Caro nachtwolf,
Você está sim complicando algumas coisas. É impossível fazer um omelete sem quebrar alguns ovos. Por exemplo: quem quer montar um robô tem que estar disposto a gastar dinheiro, pesquisar muuuuito e ainda está sucetível a falhas que podem inviabilizar o projeto.
Você confundiu um pouco sobre a corrente da bateria: o motor não vai consumir todos os 60Ah (ou mais, se for pulsado). Quem determina a corrente que o motor vai consumir é sua resistência elétrica (e também alguns outros fatores que fogem do nosso escopo). Por exemplo: eu uso uma fonte de PC para fazer meus testes com micro controladores. A fonte fornece 15A e o consumo do circuito não passa de 100mA.
Confecção de circuito impresso não é nada problemático, a minha primeira tentativa foi com xerox em folha de retroprojetor (ficou muito porco), a segunda foi também com xerox, só que impresso em folha de papel couchê (esse ficou perfeito, da primeira tentativa).
O negócio é tão simples que você pode comprar uma plaquinha de fenolite virgem, desenhar o circuito com caneta (aquelas de riscar em CD) e fazer a corrosão com uma solução de 350ml de água, 100ms de ácido clorídrico - 45% pureza (cuidado com este!), 20ml de água oxigenada - 50% pureza.
A questão do potenciômetro é justamente o que o pessoal aqui do fórum tá te passando, o circuito com o 555 é controlado por um resistor variável (portenciômetro), De acordo com que você gira ele, o eixo do servo acompanha (não na relaçãp 1:1, mas há uma linearidade).
Sucesso nos projetos!
|
|
 |
 nachtwolf
Level 0
564152 xp
|
Enviado: Dom Jan 31, 2010 2:28 pm Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
jeff_pimenta,
o problema não é eu "fazer" o circuito impresso, e sim o que vai no circuito impresso!
outro dia, o som do carro simplesmente parou de ligar. fui num fórum de audio automotivo, e me disseram que era o "pal 007" que tinha queimado, ou mosfet. comprei um novo, paguei R$20,00 nele, não é muito caro. instalei no lugar do antigo, e mesmo assim o som não funcionou.
imagine se eu gasto em cada componente de um circuito impresso isso, e no final nem liga... o kit pronto, custa R$590,00, é caro por causa do torno e das peças feitas torneadas, aqui uma tornearia /fresadora cobra o mínimo R$40,00 por hora, cada peça deve ser feita em umas 5 horas, pois são duas. no meu caso, eu ainda consigo fazer as peças de ferro aqui, tenho solda e tudo mais, só não tenho a parte elétrica!
esse circuito 555. o que vc pode me dizer dele? quanto vou gastar em média?
os valores do projeto que eu digo, não quero gastar 500 reais numa placa, se for bem menos que isso eu encaro.
precisa de alguma ferramenta especial pra soldagem de placas? pode ser feito tudo com fios, ou precisa daquela "fita" de cobre pra fazer as trilhas?
outra coisa, abrindo o armário aqui, encontrei aquelas "ferraris" do paraguai, ela tem uma placa dentro, tá funcionando ainda. isso me serve pra algo?
um abraço
|
|
|
|
 |
 nachtwolf
Level 0
564152 xp
|
Enviado: Dom Jan 31, 2010 2:49 pm Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
achei um "chip' não sei como chama, escrito 555 no mercadolivre, por 3 reais, duas unidades.
é isso que eu vou precisar?
no caso, tem algum site que passe a lista dos componentes pra criar essa placa que controla os motores?
|
|
|
|
 |
|
 |
 nachtwolf
Level 0
564152 xp
|
Enviado: Dom Jan 31, 2010 7:25 pm Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
pessoal, não sei editar os posts, se alguem puder me dizer onde fica agradeço.
encontrei esse tutorial pra confecionar um circuito impresso:
isso é viável ou tem outros metodos melhores que esse?
resolvi que vou fazer o circuito 555 com potenciometro, só não decidi o motor ainda.. mas tudo indica que seja o motor de passo, por ser barato.
um grande abraço a todos
|
|
|
|
 |
 Lokasso
Level 3
3387890 xp
Local: Campinas/Araraquara / SP
Equipe: Equipe Phoenix
|
Enviado: Dom Jan 31, 2010 8:05 pm Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
nachtwolf, já que você quer algo simples não é nem necessário "fazer" a placa de circuito impresso. Bastaria usar uma placa padrão. Segue um link com algumas explicações:
O resto dos componentes eletrônicos sairiam por menos de R$ 10,00, e o servo, um pouco mais caro, chuto uns R$ 45,00.
Quanto a editar posts, só a partir do level 1.
|
|
|
|
|
 |
 evristow Moderator
Level 81
81545702 xp
|
Enviado: Dom Jan 31, 2010 8:07 pm Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
Natchwolf,
Só uma coisa o circuito com o Oscilador 555 só serve para servo-motores como os modelismo ou parabólica, para motores de passo o circuito seria completamente diferente.
Abraços,
Dudu
|
|
|
|
|
 |
 nachtwolf
Level 0
564152 xp
|
Enviado: Seg Fev 01, 2010 1:00 am Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
dudu e lokasso!
muito obrigado pelo site, vou procurar essa placa amanhã mesmo!
bom agora "ferrou"...
eu iria usar o motor de passo na porta da borboleta, pra não ter muitos fios embaixo, nem muitos cabos também...
pra mudar o 555 do servo, pra um outro controlador, só que com motor de passo, difere muito?
tem algum codigo igual o "555" pra eu procurar?
um grande abraço
|
|
|
|
 |
 evristow Moderator
Level 81
81545702 xp
|
Enviado: Seg Fev 01, 2010 1:53 pm Assunto: Sistema para controlar abertura de borboleta de escapamento
| |
|
Natchwolf,
Servos e motores de passo são completamente diferentes, logo é de se esperar que o circuito que controla um não sirva para o outro.
Infelizmente não conheço um circuito simples que faça o que você quer com motores de passo, a única forma que consigo pensar é usando um microcontrolador... Bem, essa seria a mais compacta e mais simples, mas precisaria programar. O Driver, CI responsável por acionar o motor de passo, depende muito do motor de passo, se é unipolar ou bipolar, quanto de corrente ele consome, qual tensão de operação, etc. De qualquer forma um CI muito usado como driver é o ULN2003.
Volando aos servos, a minha ressalva quanto a usa-los é a resistência mecânica à vibrações e a temperatura do cano de descarga. Quanto aos fios, são apenas 3 por servo, motores de passo seriam no mínimo 5 por motor.
Abraços,
Dudu
|
|
|
|
|
 |
|
 |
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas Ir para página Anterior 1, 2, 3 Next
|
|
Você não tem permissão para escrever novas mensagens v não tem permissão para responder às mensagens Você não tem permissão para editar suas mensagens Você não tem permissão para deletar suas mensagens Você não tem permissão para classificar tópicos Você não tem permissão para classificar mensagens Você não tem permissão para votar em enquetes Anexar downloads : Proibido Fazer Download de Arquivos: Permitido
|